Fundamentos de Administração de Recursos Humanos: Conceitos, objetivos e evolução da gestão de pessoas; Planejamento de recursos humanos: dimensionamento e alocação de pessoal; Modelos contemporâneos de gestão de pessoas.
Teorias de motivação (Maslow, Herzberg, McGregor)
Comunicação interna e endomarketing
Clima organizacional. Cultura e clima organizacional. Relações interpessoais e clima organizacional
Avaliação de desempenho e feedback. Avaliação de desempenho funcional. Avaliação de resultados e indicadores de desempenho. Avaliação de Desempenho: Conceitos, objetivos e métodos de avaliação; Instrumentos de avaliação: 180°, 360°, autoavaliação e metas; Indicadores de desempenho institucional e individual; Estratégias de valorização do servidor público.
Gestão por competências. Gestão por Competências: Gestão por competências e resultados
Recrutamento e seleção de pessoal: técnicas, etapas e instrumentos
Integração e ambientação de novos servidores. Processos de capacitação, treinamento e desenvolvimento. Treinamento, Desenvolvimento e Educação Corporativa: Levantamento de necessidades de capacitação; Elaboração e avaliação de programas de treinamento
Metodologias ativas de aprendizagem organizacional (Gestão do conhecimento)
Progressão na carreira (Análise e descrição de cargos. Carreira)
Qualidade de vida no trabalho e bem-estar institucional.
Gestão de conflitos e relações interpessoais. Conflitos no ambiente de trabalho e técnicas de mediação
Gestão de conflitos e relações interpessoais. Conflitos no ambiente de trabalho e técnicas de mediação (Negociação)
Postura e responsabilidade do profissional de RH no serviço público (Conceitos de atendimento)
Princípios éticos na gestão de pessoas; Responsabilidade social e sustentabilidade institucional. Ética e conduta no serviço público