Processo administrativo; funções de administração: planejamento, organização, direção e controle
Evolução da administração; principais abordagens da administração (clássica até contingencial)
Planejamento. Processo de planejamento; planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT, matriz GUT e ferramentas 5W2H; análise competitiva e estratégias genéricas; redes e alianças; planejamento tático; planejamento operacional; administração por objetivos; balanced scorecard (Parte I)
Planejamento. Processo de planejamento; planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT, matriz GUT e ferramentas 5W2H; análise competitiva e estratégias genéricas; redes e alianças; planejamento tático; planejamento operacional; administração por objetivos; balanced scorecard (Parte II)
Organização; estrutura organizacional; tipos de departamentalização: características, vantagens e desvantagens de cada tipo; organização informal; descentralização e delegação
Controle; características; tipos, vantagens e desvantagens; sistema de medição de desempenho organizacional. Indicadores de desempenho; tipo; variáveis
Gestão de processos; conceitos da abordagem por processos; técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos; noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos; BPM
Gestão de projetos; elaboração, análise e avaliação de projetos; principais características dos modelos de gestão de projetos; projetos e suas etapas
Análise e gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial; principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade; ferramentas de gestão da qualidade; modelo da fundação nacional da qualidade
Gestão de pessoas: equilíbrio organizacional, objetivos, desafios e características da gestão de pessoas