Introdução à Administração. Conceitos fundamentais: Administração como ciência e prática. Funções administrativas: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC); Ambiente Organizacional
Diferenças entre gestão e administração. Administração Clássica: principais escolas e teóricos (Taylor, Fayol).
Organizar. Conceito de organização.
Técnicas de Comunicação e Relacionamento: comunicação clara e eficaz (escuta ativa, linguagem acessível)
Controlar. Eficiência, eficácia e efetividade na Administração Pública.
Gestão de conflitos (Negociação)
Gestão Pública. Estado, Governo e Administração Pública: conceitos e diferenças; evolução dos modelos de gestão pública: patronagem, burocracia, nova gestão pública (gerencialismo) e seus focos em eficiência e excelência (Parte I)
Gestão Pública. Estado, Governo e Administração Pública: conceitos e diferenças; evolução dos modelos de gestão pública: patronagem, burocracia, nova gestão pública (gerencialismo) e seus focos em eficiência e excelência (Parte II)
Políticas Públicas: formulação, implementação e avaliação (Parte I)
Políticas Públicas: formulação, implementação e avaliação (Parte II)
Atendimento ao Público no Serviço Público. Princípios do Atendimento de Qualidade: respeito à dignidade, acessibilidade, transparência, eficiência e cortesia. Atendimento Multicanal: presencial, telefônico, eletrônico (e-mail, protocolo) e digital (redes sociais, chatbot)
Empatia e controle emocional; situações difíceis.
Organização e Padronização.
Carta de Serviços ao Cidadão, sistemas de senhas e agendamento, ambientes físicos acolhedores e sinalizados.