Aprendizagem organizacional; Treinamento e desenvolvimento de pessoas; Modalidades de T&D; Levantamento de necessidades e etapas do treinamento; Métodos, técnicas, execução e avaliação de treinamento; Educação corporativa.
Recrutamento e seleção de pessoas; Análise de perfil de cargo; Tipos de recrutamento; Processo seletivo; Entrevista de seleção; Análise de resultados e papel do entrevistador.
Adaptação de novos funcionários; Treinamento de integração; Contrato psicológico; Avaliação em período de experiência funcional; Acompanhamento de programas de integração; Descrição e requisitos dos postos de trabalho.
Gestão de Pessoas em organizações: importância e desafios na teoria e na prática; Gestão Estratégica de Recursos Humanos; Desenvolvimento de pessoas e melhoria contínua; Gerenciamento de pessoas; Papel dos líderes e gestores; Motivação e retenção de talentos; Comportamento organizacional.
Avaliação de desempenho como instrumento de desenvolvimento organizacional; Métodos de avaliação; Implantação do processo de avaliação; Papel do avaliador; Feedback e comunicação; Avaliação 360º e suas dimensões; Gestão de desempenho.
Comunicação Organizacional; Comunicação interna formal e informal; Comunicação e relações interpessoais; Barreiras de comunicação; Estratégias para melhoria do processo comunicacional; Dar e receber feedback; Comunicação Não Violenta (CNV).
Percepção, processo perceptivo e modelos mentais; Gestão por competências; Motivos e implantação de programas de competências; Cultura e clima organizacional; Gerenciamento da cultura; Impactos das mudanças e inovações.
Qualidade de Vida no Trabalho (QVT); Programas e modelos de QVT; Medição da qualidade no trabalho; Saúde e segurança no trabalho; Noções de ergonomia; Doenças ocupacionais.
Estresse e controle do estresse; Fatores estressores; Modos de enfrentamento; Promoção da saúde emocional; Prevenção de doenças relacionadas ao álcool, tabagismo e drogas; Trabalho, subjetividade e saúde mental; Psicodinâmica do Trabalho.
Absenteísmo e turnover; Adaptação e readaptação ao ambiente organizacional; Negociação e administração de conflitos.
Grupos e equipes de trabalho; Transformação de grupos em equipes de alta performance; Liderança, gerenciamento e poder; Tipos de poder; Teorias e novos modelos de liderança.
Inteligência emocional; Liderança positiva, líder servidor e líder coach; Conceito de coach e mentoring; O coaching como estratégia de desenvolvimento de pessoas e excelência profissional.
Benchmarking: conceitos, objetivos e ferramentas de qualidade; Planejamento de carreira como instrumento motivacional; Motivação e teorias motivacionais; Estilo gerencial e motivação; Remuneração e remuneração estratégica.
Programas de incentivos, recompensas e benefícios; Tipos, objetivos e administração de planos de benefícios.
Relações de trabalho; Tipos de assédio e impactos no ambiente organizacional; Responsabilidade social e ambiental; Estratégias de sustentabilidade.
O papel do psicólogo organizacional como agente de transformação e desenvolvimento; Implicações éticas.
Diagnóstico psicológico: conceituação e objetivos; Avaliação psicológica; Entrevista psicológica.
Elaboração de documentos psicológicos: laudos, relatórios, pareceres e outros
Técnicas de intervenção psicológica. Drogas e álcool: dependência química.
Criança e adolescente: desenvolvimento emocional e social. Clínica do idoso.
Psicologia Social: grupo social e familiar; O indivíduo e o grupo; Transformações da família; Lei da Alienação Parental.
Código de Ética do Psicólogo; Resoluções do Conselho Federal de Psicologia.