ALE-RO (Analista Legislativo - Comunicação Social - Jornalismo) Conhecimentos Específicos - 2025 (Pós-Edital)

Aula demonstrativa disponível
Download liberado

Não aborda: Adequação da linguagem aos diversos públicos (técnico, especializado, leigo); princípios de acessibilidade da informação em diferentes formatos (textual, visual, audiovisual); comunicação inclusiva. Ética editorial e respeito à integridade do conteúdo autoral. Código Brasileiro de Telecomunicações. 

 

Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras
R$ 490,00
ou 12x de R$ 40,83
Certificado
Ao final do curso receba um certificado de conclusão
Cronograma
Vendas até: 15/02/2026
Acesso até o dia da prova.
Carga Horária
102 horas
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras

Conteúdo do curso

Disponível
Conceitos do Jornalismo (Parte 1) - 5. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em textos e imagens. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição. 8. Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e Internet.
Baixar
Disponível
Conceitos do Jornalismo (Parte 2) - 5. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em textos e imagens. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição. 8. Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e Internet.
Baixar
Disponível
Telejornalismo e radiojornalismo - 8. Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e Internet.
Baixar
Disponível
Comunicação pública - 3. Comunicação Pública e Governamental: Legislação e boas práticas aplicadas à comunicação em órgãos públicos; ética na comunicação pública; transparência e acesso à informação (Lei de Acesso à Informação - no 12.527/ 2011); Princípios gerais de comunicação organizacional, institucional e pública.
Baixar
Disponível
Comunicação organizacional - Comunicação Integrada: planejamento estratégico de comunicação. Identidade, Imagem Reputação Corporativas. Missão, Visão e valores institucionais. Princípios gerais de comunicação organizacional, institucional e pública.
Baixar
Disponível
Assessoria de imprensa - 9. Assessoria de Imprensa e Comunicação de Crise: Relações com a Mídia: Técnicas de construção e manutenção de relacionamento com jornalistas. Elaboração de press releases, pautas, notas oficiais e artigos institucionais. Organização de coletivas de imprensa e entrevistas coletivas. Media Training: Preparação de deputados e servidores para entrevistas e contato com a imprensa. Definição de mensagens-chave e técnicas para comunicação eficaz. Gestão de Crises de Imagem: Identificação e mapeamento de riscos à imagem da instituição. Elaboração e implementação de um Plano de Comunicação de Crise.
Baixar
Disponível
Opinião pública - Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico.
Baixar
Disponível
Pesquisa em Comunicação - Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico.
Baixar
Disponível
Produção gráfica - 6. Processo gráfico: conceito de editoração, preparação de originais. Projeto gráfico: tipologia – caracteres e medidas, justificação, mancha gráfica e margens. Diagramação e retrancagem: composição, impressão. Papel: classificação do papel, formatos do papel, papéis para impressão e formatos de publicações. 7. Planejamento editorial: ilustrações, cores, técnicas de impressão, redação do texto, visual da publicação.
Baixar
Disponível
Teorias da Comunicação - Fundamentos da Comunicação: Conceitos, história, teorias e modelos de comunicação. Indústria Cultural e Teoria Crítica. Papel social da comunicação. Processos de emissão e recepção de mensagens.
Baixar
Disponível
História da Comunicação - 4. História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil.
Baixar
Disponível
Comunicação digital - Novas tendências da pesquisa sobre os media. Novas tecnologias e a globalização da informação.
Baixar
Disponível
Webjornalismo - O fenômeno das fake-news e o combate a desinformação; fact-checking e educação midiática; impactos da Inteligência Artificial no ecossistema comunicacional e da informação. Linguagem Digital e Otimização para Web: Boas práticas de redação para ambientes digitais (websites, redes sociais); noções de SEO (Search Engine Optimization) aplicadas a conteúdo textual. Canais e Plataformas Digitais: Uso estratégico de redes sociais, websites, blogs e outros ambientes digitais para divulgação de conteúdo; conceitos de engajamento e usabilidade em ambiente web.
Baixar
Disponível
Marketing - Noções de Propaganda e Marketing. Marketing institucional: prevenção, formação, manutenção e reação no contexto da sociedade;
Baixar
Disponível
Conceitos da Publicidade (Parte 1) - Noções de Propaganda e Marketing. Perfil da propaganda institucional e educativa. campanha publicitária e mala direta.
Baixar
Disponível
Conceitos da Publicidade (Parte 2) - Noções de Propaganda e Marketing. Perfil da propaganda institucional e educativa. campanha publicitária e mala direta.
Disponível
Eventos - Organização e gestão de eventos.
Disponível
Cerimonial e protocolo - Cerimonial e protocolo.
Disponível
Mapas Mentais
Disponível
2. Linguagem e Acessibilidade: Funções da Linguagem. Normas e Padrões: Domínio do Manual de Redação da Presidência da República.
Baixar

Aulas demonstrativas