A questão social e a conjuntura brasileira.
Políticas sociais: relação Estado/sociedade. Contexto atual e o neoliberalismo. Ambiente de atuação do assistente social.
Política de previdência social.
Política da assistência social brasileira.
Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).
Política de saúde brasileira, Sistema Único de Saúde (SUS) e agências reguladoras.
Política Nacional do Idoso.
Níveis, áreas e limites de atuação do profissional de Serviço Social. Lei de Regulamentação da Profissão.
O projeto ético-político do Serviço Social.
Código de Ética Profissional. Ética profissional.
Políticas, diretrizes, ações e desafios na área da família, da criança e do adolescente: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A defesa de direitos da criança e do adolescente. O papel dos conselhos, centros de defesa e delegacias. A adoção e a guarda: normas, processo jurídico e psicossocial, adoção à brasileira e adoção internacional.
Novas modalidades de família: diagnóstico, abordagem sistêmica e estratégias de atendimento e acompanhamento. métodos utilizados na ação direta com indivíduos, grupos e segmentos populacionais. Abordagem com famílias.
Alternativas para resolução de conflitos: conciliação e mediação.
Resoluções do Conselho Federal de Serviço Social sobre o exercício profissional.
Instrumental de pesquisa em processos de investigação social: métodos e técnicas qualitativas e quantitativas. a instituição e técnicas de pesquisa. Pesquisa em Serviço Social do Trabalho: metodologias aplicadas e técnicas de pesquisas.
Proposta de intervenção na área social: planos, programas, projetos e atividade de trabalho. Avaliação de programas e políticas sociais. elaboração de projetos. projetos e programas em Serviço Social. Administração e Serviço Social: concepção burocrática. O Serviço Social e a administração de benefícios.
Planejamento estratégico.
A prática profissional do Assistente Social na instituição: possibilidades e limites. A instituição e as organizações sociais. Análise e fundamentação das relações sociais no âmbito das instituições. Estratégias de trabalho institucional: conceitos de instituição. Estrutura brasileira de recursos sociais. Uso de recursos institucionais e comunitários. O Serviço Social na instituição: característica e fundamentos. a instituição e o Estado.
Prática profissional X prática social X prática institucional.
Atuação na equipe interprofissional (relacionamento e competências).
Atuação em programas de prevenção e tratamento – uso do álcool, tabaco e outras drogas: questão cultural, social e psicológica.
Estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção: abordagem individual, técnicas de entrevista, abordagem coletiva, trabalho com grupos, em redes. técnicas e entrevistas utilizadas na prática do Serviço Social. Redação e correspondências oficiais: laudo e parecer (sociais e psicossociais), estudo de caso, informação e avaliação social.
Prestação de serviços e a assistência pública: Habitação.
Questões comentadas Banca FGV