Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação.
Planejamento. Planejamento e gestão estratégica (Parte I)
Planejamento. Planejamento e gestão estratégica (Parte II)
Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização.
Comunicação. Comunicação na gestão pública e na gestão de redes organizacionais.
Controle e avaliação. Indicadores de desempenho.
Gestão de processos. Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.
Ferramentas da qualidade.
Gestão de pessoas na administração pública (Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas)
Gestão de pessoas na administração pública (Gestão de desempenho)
Gestão de pessoas na administração pública (Gestão por competências)
Gestão de pessoas na administração pública (Treinamento e Desenvolvimento)
Gestão de pessoas na administração pública (Análise e descrição de cargos. Carreira)
Gestão de pessoas na administração pública (Qualidade de vida no trabalho)
Modelos teóricos de administração pública: patrimonialista, burocrático e gerencial.
Evolução do Estado brasileiro e as experiências de reformas administrativas.
Governabilidade, governança e accountability.
Transparência e controle da administração pública. Controle social e cidadania.
Gestão por resultados na produção de serviços públicos
Gestão por resultados na produção de serviços públicos (Empreendedorismo Governamental)
Convergências e divergências entre a gestão pública e a gestão privada.
Sistemas de gestão da qualidade e certificação ISO 9001