ALCE (Analista Legislativo - Administração) Administração Geral + Gestão de Pessoas + Gestão de Processos Organizacionais + Gestão de Projetos

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Não aborda: 

  • Sistemas de gestão da qualidade e certificação ISO 9001. Peculiaridades do projeto de software. Plano de negócios. Análise de riscos. Estimativas: custo, tempo, recursos, tamanho e complexidade. Indicadores globais e setoriais: formulação de políticas de desenvolvimento.
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Certificado
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Cronograma
Vendas até: 15/12/2025
Acesso até o dia da prova.
Carga Horária
183 horas
Contagem regressiva até
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Conteúdo do curso

Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle. Processo administrativo.
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Teoria Geral da Administração (fundamentos e evolução da administração; principais abordagens da administração: da clássica até a contingencial).
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Planejamento. Processo de planejamento. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT. Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced scorecard. Tipos e métodos de planejamento (Parte I)
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Planejamento. Processo de planejamento. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT. Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced scorecard. Tipos e métodos de planejamento (Parte II)
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Organização. Estrutura organizacional. Tipos de departamentalização: características, vantagens e desvantagens de cada tipo. Organização informal. Descentralização e delegação.
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Direção. Liderança.
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Motivação.
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Comunicação organizacional.
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Controle. Características. Tipos, vantagens e desvantagens. Sistema de medição de desempenho organizacional. Desenvolvimento de indicadores de desempenho no setor público: elaboração e ponderação de indicadores.
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Comportamento organizacional. Relações indivíduo/organização. Cultura e clima organizacional.
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Gestão da mudança.
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Contextualização de processos nas organizações. Noções de processos e modelagem organizacional. Evolução da gestão organizacional. Melhoria de processos e reengenharia organizacional. Ciclo de vida da gestão de processos de negócio. Notações e ferramentas para modelagem de processos de negócio. Análise e modelos orientados a processos. Melhoria contínua dos processos de negócio. Gerenciamento da mudança em BPM.
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Gerenciamento de projetos. Projetos e organização. Escritório de projetos. Modelos e características. Definição de projetos e ciclo de vida de projetos. Objetivos gerais do gerenciamento de projetos. Equipe de projeto. O papel do gerente. Estrutura organizacional voltada a projetos. Seleção de projetos.
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Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. Ferramentas de gestão da qualidade.
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Competência interpessoal (Trabalho em equipe)
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Gestão estratégica de pessoas nas organizações: Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização. Fundamentos, teorias e escolas da administração e o seu impacto na gestão de pessoas. Equilíbrio organizacional. Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas. Tendências em gestão de pessoas no setor público.
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Gestão de desempenho. Objetivos. Métodos de avaliação de desempenho: características, vantagens e desvantagens.
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Gestão por competências.
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Recrutamento e seleção de pessoas. Objetivos e características. Principais tipos, características, vantagens e desvantagens. Principais técnicas de seleção de pessoas: características, vantagens e desvantagens. Recrutamento e seleção. Tipos de recrutamento: vantagens e desvantagens. Técnicas de seleção: vantagens, desvantagens e processo decisório.
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Capacitação de pessoas. Desenvolvimento e capacitação de pessoal. Levantamento de necessidades. Programação, execução e avaliação.
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Análise e descrição de cargos: objetivos, métodos, vantagens e desvantagens. Administração de cargos, carreiras
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Administração de salários.
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Qualidade de vida.
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Gerenciamento de conflitos
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Gerenciamento de conflitos (Negociação)
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Gestão de resultados: análise do alinhamento e do desdobramento das ações. Metodologias de gestão de resultados: origem, evolução, estágio atual e tendências
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Gestão de resultados: análise do alinhamento e do desdobramento das ações. Metodologias de gestão de resultados: origem, evolução, estágio atual e tendências (Empreendedorismo Governamental)
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Planejamento técnico: ciclo de vida e processos de desenvolvimento de software (revisão). (Parte 1)
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Planejamento técnico: ciclo de vida e processos de desenvolvimento de software (revisão). (Parte 2)
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