Fala, pessoal! Tudo beleza?
Nos últimos dias, tive uma experiência que não ocorria já há algum tempo: um bloqueio e um desânimo para estudar. O que assusta é o fato de não saber o porquê de isso estar acontecendo e pensar que vai durar para sempre, mas muita calma, pois sempre existe um motivo e SEMPRE passa.
O mais comum é a crença – mesmo inconsciente – de incapacidade. Vejo muita gente que até se esforça, mas no fundo tem certeza de que não vai conseguir.
Quando a gente não acredita que é capaz, o bloqueio é certo, pois aquele estudo para de fazer sentido. O que posso dizer sobre isso é que todos somos capazes, o que acontece é uma ilusão de incapacidade por falta de organização e clareza na preparação para o concurso, quando, por exemplo, estamos estudando algo com baixo custo-benefício.
Entra aqui também a falsa sensação de incapacidade quando criamos expectativas erradas sobre tempo de aprovação. Tem pessoas que me falam que determinada matéria é impossível de aprender e, quando eu pergunto quantas vezes ela repetiu a mesma aula, a resposta geralmente é uma ou duas vezes. Aula que eu tive que refazer inúmeras vezes até pegar a matéria. Cada um tem o seu tempo, mantenha-se no processo que a aprovação chega.
E por que isso aconteceu comigo, que já tive aprovações? Poderiam ser muitos motivos, e – podem ter certeza – eu pensei em dezenas.
Sempre que alguém me pergunta sobre o que me levou a ter sucesso em determinada área da minha vida, minha primeira resposta é AUTOCONHECIMENTO. Galera, isso é muito importante! Entender o problema é passo necessário para a solução. Isso é algo que deve ser exercitado sempre! E por que a maioria das pessoas não faz? Porque a verdade dói. Não olhar o saldo bancário, não se pesar, estudar as matérias mais fáceis sem trabalhar nos erros e entregar para o universo: atitudes de pessoas que têm medo de assumir responsabilidades.
Bom, eu estava cansado. E admito que eu não gosto de descansar. Fazer o descanso é, muitas vezes, mais difícil do que continuar o trabalho. Lidar com a ansiedade de “não estar fazendo nada” demanda mais maturidade do que ficar 10h lendo sem absorver nada para se sentir melhor no fim do dia com a meta cumprida. Mas o descanso é necessário.
E não se assustem caso um dia não seja suficiente, ou até semanas. O cansaço mental pode ser devastador. O que importa é recuperar as energias e seguir em frente. Pra mim, foram uns 5 dias. Não foi fácil, acabei saindo da dieta e isso mexe com o humor. Fiquem longe do açúcar! Ontem eu acordei e estava 100%! Estou de volta à rotina pronto pra meses de estudo e pronto para outra recaída também.
Para quem está passando por isso, não importa quanto tempo leve, eu prometo que passa! Assim como uma tempestade ou uma gripe. Aguentem firme e JAMAIS desistam!
Instagram: https://www.instagram.com/henrique.antunez/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCpppuDnkJV9WeFGHc–staw?sub_confirmation=1
A Universidade do Estado de Santa Catarina divulgou a banca responsável pelo novo concurso Udesc: o…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
Concurso ALEGO 2025 oferta vagas de níveis médio e superior; inscrição poderá ser realizada até…
Concurso Polícia Penal SP oferta 1.100 vagas para Policial Penal; últimos dias de inscrição. Não…
Concurso PM PB oferta 30 vagas para Oficial (CFO); confira neste artigo quais são as…
Figuras de linguagem são um tema recorrente em questões de provas para concursos públicos. Veja…
Ver comentários
Cara, suas palavras vieram na hora certa! obrigada por isso!
Henrique seu resultado na PC/ES foi praticamente perfeito, PARABÉNS! Fiquei intrigada com o "fiquem longe do açúcar", alguém sabe o porquê? Eu amo tudo com açúcar, rs!