O Concurso Nacional Unificado (CNU), apelidado de “Enem dos Concursos“, foi uma iniciativa do governo federal para centralizar a seleção de candidatos para diversos órgãos públicos.
Com a grande adesão e expectativa gerada pela primeira edição, surge a dúvida: o CNU será realizado todo ano?
O governo federal ainda não confirmou se o CNU será realizado anualmente, mas há discussões em andamento sobre a viabilidade dessa periodicidade.
Entre os fatores considerados, há dois pontos que podem ser ressaltados no momento:
Vale lembrar que em entrevista à “CNN Brasil”, Dweck chegou a indicar que o CNU poderia acontecer a cada dois anos, considerando o tempo de validade dos concursos públicos:
“Se não quiserem, a gente imagina que talvez tenha que haver um intervalo de dois em dois anos porque é o tempo que dura um concurso. Então a nossa ideia original é fazer esse concurso unificado de dois em dois anos. Estamos avaliando, mas a ideia é que é um modelo que veio para ficar mesmo“, comentou.
CNU em 2025
Ao jornal “Folha de S. Paulo“, a ministra já revelou que a edição de 2025 do Concurso Nacional Unificado (CNU) contará com provas contendo códigos de barras. A medida tem o objetivo de agilizar a identificação dos candidatos e minimizar possíveis equívocos no preenchimento do cartão-resposta.
A decisão vem após questionamentos judiciais levantados por participantes da primeira edição do certame, que contestaram a eliminação de candidatos devido a falhas no preenchimento dos dados identificadores no cartão-resposta.
Outra mudança anunciada pela ministra é a adoção de um edital único para o concurso. Diferente do modelo anterior, em que os cargos foram organizados por blocos temáticos, a nova abordagem busca simplificar o processo seletivo e garantir maior clareza nas regras para todos os inscritos.
Melhorias na próxima edição do “Enem dos Concursos”
O Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 trará novas melhorias, incluindo a criação de novas carreiras para fortalecer a implementação de políticas públicas essenciais.
Segundo a ministra, foram estabelecidas as carreiras de Desenvolvimento Socioeconômico e Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa, o que deve aumentar o interesse pelo maior concurso já realizado no país.
Cabe destacar que a quantidade de vagas e a lista de cargos disponíveis para o CNU 2025 ainda não foram divulgadas. As provas estão previstas para ocorrer entre setembro e novembro.
Para mais informações sobre o CNU, além da discussão sobre ser realizado todos os anos, acesse o link abaixo!
Saiba mais: CNU
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura Municipal de Cordilheira Alta, município do…
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) está constantemente abrindo novas seleções e concursos temporários,…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Farol, município do Paraná. O…
Quer ficar por dentro de todos os concursos fiscais previstos para 2026, além de oportunidades…
Novos concursos públicos para Prefeituras seguem sendo anunciados ou já estão com seus trâmites em…
Está na praça o edital de concurso público da Prefeitura Municipal de Ibiam, município do…