Agência Reguladora

Pessoas com 40 anos ou mais terão cota em concursos

A regra entrará em vigência em 60 dias

Uma nova Lei em Sergipe prevê a destinação de 5% das vagas em concursos e 10% em contratos terceirizados para pessoas com 40 anos ou mais, com prioridade adicional para quem sustenta filhos menores.

Lei nº 9.755, de 03 de setembro de 2025, já foi aprovada e sancionada pelo governo estadual. A regra entrará em vigência após 60 dias decorridos de sua publicação, feita nesta sexta-feira (5/9).

“Essa é uma medida de justiça social, de reparação e de valorização da experiência profissional”, afirmou o deputado Paulo Junior na justificativa anexa ao PL. “Muitas pessoas acima dos 40 anos enfrentam dificuldades de inserção no mercado de trabalho, e o poder público precisa dar o exemplo e combater essa forma de discriminação etária.”

Leia o texto da lei em sua íntegra abaixo:

Artigo 1º

  • A Administração Pública Direta e Indireta do Estado de Sergipe deve reservar no mínimo 5% das vagas em concursos públicos para candidatos com idade igual ou superior a 40 anos.
  • Essa regra vale para os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública do Estado.

Artigo 2º

  • Em licitações que envolvam contratação de serviços com fornecimento de mão de obra, deve haver cláusula garantindo pelo menos 10% das vagas para pessoas com 40 anos ou mais.
  • Só pode ser diferente se houver comprovada inviabilidade técnica ou quantitativa, devidamente justificada no processo administrativo.

Artigo 3º

  • Em caso de empate, candidatos que comprovadamente sustentem família com filhos menores de idade terão prioridade na reserva de vagas previstas.

Regra já está em vigência no Distrito Federal

Em 07 de abril de 2008, o Distrito Federal sancionou a Lei Distrital nº 4.118/2008, que estabeleceu a obrigatoriedade de reservar ao menos 5% das vagas da administração direta e indireta para trabalhadores com mais de 40 anos.

A norma também fixou que, nas licitações que envolvessem contratação de serviços com fornecimento de mão de obra, pelo menos 10% das vagas deveriam ser destinadas a pessoas acima dessa faixa etária.

Além disso, a lei previu prioridade para candidatos que fossem chefes de família com filhos menores de idade.

A medida gerou questionamentos e acabou sendo levada ao Supremo Tribunal Federal (STF) por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 4.082/DF. Veja os detalhes aqui!

Se você sonha com a estabilidade no serviço público, este é o momento de se preparar. Não perca a chance de garantir sua vaga! Veja as vagas previstas em Sergipe:

Saiba mais: concursos Sergipe

Quer estudar para concursos?

Gostou destas oportunidades e deseja começar a se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar:

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ou 2 anos

Concursos Nordeste

Letícia Teixeira

Jornalista com experiência de mais de quatro anos no segmento de concursos públicos. Especializada em Narrativa Transmídia e Storytelling pela Universidade Católica de Brasília, com atuação nas áreas de SEO, conteúdo, Webwriting e Copywriting.

Posts recentes

Qual é o novo período de inscrição do concurso Valec/INFRA?

São 65 vagas + CR para cargos de nível superior! Até R$ 10.800,82. A inscrição…

3 minutos atrás

Concurso UFSCar: edital publicado!

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, oferta vagas de nível médio…

40 minutos atrás

Concurso IF Sudeste MG: inscrições abertas! Até R$ 13,2 mil!

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste…

52 minutos atrás

Concurso UFSC: edital publicado!

A Universidade Federal de Santa Catarina publicou novo edital de concurso público para o quadro…

1 hora atrás

Concurso Câmara dos Deputados Policial: tem idade máxima?

Concurso para Policial Legislativo da Câmara dos Deputados 2026 oferta 140 vagas; veja neste artigo…

8 horas atrás

Câmara dos Deputados: aprovado aumento nos salários

Futuros aprovados do concurso da Câmara dos Deputados poderão ter aumento nos salários! O Plenário…

11 horas atrás