Vacinação: Brasil vai incluir meninos na vacinação contra o HPV
Sigla em inglês para Papilomavírus Humano (Human Papiloma Virus – HPV). Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar o trato genital. Destes, 12 são de alto risco e podem provocar câncer (são oncogênicos) e outros podem causar verrugas genitais.
O câncer do colo do útero está associado à infecção pelo HPV. Os subtipos virais oncogênicos mais comuns são HPV 16 e 18, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero. A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará, nas próximas décadas, prevenir esta doença.
Baseado nisso, em 2014 foi incorporada a vacinação contra o HPV no Calendário Nacional de Imunização da Adolescente (9 a 13 anos, atualmente) como uma estratégia de saúde pública para reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero.
A partir de 2017, os meninos também serão incluídos no Calendário Nacional de Imunização com a finalidade de:
A vacinação contra o HPV protege contra quatro subtipos mais frequentes do vírus HPV (6, 11, 16 e 18) e apresenta 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal. É uma vacina segura e está aprovada em outros 133 países (70 possuem indicação para uso no público masculino).
Como vai funcionar com a inclusão dos meninos no Calendário Nacional de Imunização para a vacina HPV:
Resumindo: os meninos deverão receber 2 doses da vacina HPV com intervalo de 6 meses (igual ao das meninas!). Em 2017 serão vacinados os meninos de 12 e 13 anos; em 2018 os meninos de 11 e 12 anos; em 2019 os meninos de 10 e 11 anos; e em 2020 os meninos de 9 e 10 anos. Os pacientes vivendo com HIV/AIDS deverão também ser vacinados (9 a 26 anos) com 3 doses, com intervalo de 2 e 6 meses após a primeira dose.
Outro ponto importante relacionado a vacina HPV em 2017:
Além da vacina HPV, haverá outra alteração no Calendário Nacional de Imunização relacionada a vacina contra Meningite C. Dessa forma, adolescentes (meninos e meninas) deverão receber um reforço ou dose única, conforme sua situação vacinal encontrada.
Essa incorporação seguirá as seguintes etapas:
Atualmente a vacina contra Meningite C é administrada a primeira dose aos 3 meses, a segunda dose aos 5 meses e um reforço aos 12 meses, podendo ser estendido até os 4 anos de idade.
Fique atento a estas alterações que valerão partir do ano de 2017!
Conheça agora o Raio-X da Enfermagem, que é uma análise GRATUITA, COMPLETA e EXCLUSIVA feita pela equipe Estratégia Concursos na Saúde tratando dos tópicos mais cobrados editais de concursos para essas áreas.
Baixe GRATUITAMENTE a Aula 00 do curso sobre o Programa Nacional de Imunização.
Baixe GRATUITAMENTE a Aula 00 do Curso de Saúde da Criança para Concursos de Enfermagem.
Conheça nossos cursos:
Cursos para Concursos de Enfermagem
Cursos para Enfermeiro Câmara Legislativa do DF
Cursos para Enfermeiro Corpo de Bombeiros do DF
Um abraço!
Prof. Ricardo Aguiar
“O segredo do sucesso é a constância no objetivo”
O concurso público ALEGO (Assembleia Legislativa do Estado de Goiás) oferece 101 vagas imediatas para…
O concurso público IGP RS (Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul) oferece 234…
O concurso PMMG Saúde (Polícia Militar do Estado de Minas Gerais) oferece 60 vagas para…
O concurso público da Polícia Penal de Minas Gerais (PPMG) oferece 1.178 vagas imediatas de…
Quer ficar por dentro das notícias de concursos públicos da área da Saúde? Neste resumo,…
Concurso IPECE ofertará 36 vagas; edital iminente! Após 18 anos, o Instituto de Pesquisa e…