Confira neste artigo como aproveitar as disciplinas estudadas no certame do TJ-SC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) para o concurso do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul).
Olá, pessoal!
O concurso do TJ-SC teve a sua prova aplicada recentemente. Como foi o seu desempenho?
Bom, independentemente do seu resultado, temos uma dica importante para você: Não pare de estudar.
Os concursos estão a todo vapor. A área de tribunais já teve alguns certames realizados após a retomada das provas. Além disso, outro grande concurso está com o edital iminente, o do TJ-RS.
A banca já foi escolhida e a previsão é de editais em janeiro.
A expectativa é que sejam ofertadas 28 vagas para os cargos de Oficial de Justiça e Analista de Serviço Social, com iniciais de até R$ 4.712,55 e R$ 6.912,07.
Desse modo, preparamos uma comparação completa entre o concurso do TJ-SC com o do TJ-RS (em relação ao seu último edital).
O nosso objetivo é visualizar quais são as disciplinas semelhantes entre esses dois certames, além de trazer o número de aulas presentes nos cursos do Estratégia Concursos e já estudadas pelos concurseiros que fizeram a prova do TJ-SC e que podem ser aproveitadas para o TJ-RS.
Como o edital do concurso do TJ-RS ainda não foi publicado, iremos utilizar como base para a nossa análise o seu último edital, de 2014, para o cargo de Oficial de Justiça.
O concurso do TJ-SC foi organizado pela FCC, com 60 questões objetivas.
Por sua vez, o concurso do TJ-RS será organizado pela banca IBADE, com 80 questões objetivas.
Historicamente, esta banca não apresenta questões de alta complexidade, sendo cobradas questões mais simples e literais, quando se trata de legislação.
Assim, apesar de as bancas serem diferentes, o estudo das questões da banca FCC pode ser, em grande parte, aproveitado para a banca IBADE, devido à grande similaridade de conteúdo das disciplinas, como veremos adiante.
O conteúdo programático do concurso do TJ-SC foi bastante completo, com a cobrança de 9 disciplinas para o cargo de Técnico Judiciário Auxiliar.
De maneira similar, temos o edital do último concurso do TJ-RS, o qual exigiu 10 disciplinas, muitas delas muito similares com as do concurso do TJ-SC, como veremos a seguir.
Dito isso, iremos agora analisar quais são as disciplinas que estavam presentes no edital do TJ-SC e que podem ser aproveitadas para o TJ-RS:
É possível perceber na tabela acima a quantidade de disciplinas similares entre estes dois concursos.
Das 10 disciplinas do TJ-RS, 6 também estavam presentes no TJ-SC. Ou seja, 60% das disciplinas que você terá que estudar para o TJ-RS também estavam presentes no concurso do TJ-SC.
Basicamente, apenas as Legislações Específicas do Rio Grande do Sul, além de Informática, serão cobradas a mais no concurso do TJ-RS. Todas as demais disciplinas do TJ-RS também estavam presentes no concurso do TJ-SC.
Iremos analisar agora como foi a distribuição de questões na última prova do TJ-RS:
Como as disciplinas do último concurso serão semelhantes às do próximo certame, é provável que a distribuição das questões por disciplina também sejam similares.
Perceba que, apesar de a maioria dos concurseiros focarem apenas em disciplinas de Direito, a maioria das questões cobradas na prova foram de matérias fora desse ramo.
Desse modo, ressaltamos a importância de uma boa preparação em todas as disciplinas, para que você garanta a sua vaga neste concurso.
Apesar de o edital ainda não ter sido divulgado, o Estratégia Concursos, baseado nas provas anteriores, já disponibilizou centenas de videoaulas e PDFs para o concurso do TJ-RS.
Entretanto, muitas dessas aulas já foram estudadas durante a sua preparação para o concurso do TJ-SC.
Assim, realizamos uma comparação entre os dois concursos, com o objetivo de analisar quantas aulas presentes no curso do Estratégia Concursos para o TJ-SC e que podem ser aproveitadas para o certame do TJ-RS.
Primeiramente, vamos mostrar abaixo quantas aulas, presentes no curso do Estratégia, há em cada disciplina para a TJ-RS:
Vamos agora tomar como referência o concurso do TJ-SC.
Assim, como você já estudou todas as aulas do Estratégia para o concurso da TJ-SC, quantas delas poderão ser aproveitadas, automaticamente, para o concurso do TJ-RS?
A resposta você pode conferir na tabela abaixo:
Vamos entender melhor o que a tabela acima quer dizer.
Em relação à disciplina de Direito Constitucional, podemos observar que a aula 0 no curso do Estratégia do TJ-RS é a mesma da aula 0 no curso do TJ-SC. A aula 1 é também a aula 1 do TJ-SC. Já a aula 2 do TJ-RS é a aula 3 do TJ-SC, e assim por diante. Perceba que as aulas 6 e 7 não possui correspondência com nenhuma aula do curso do TJ-SC, sendo ela representada por um “traço” na tabela. Desse modo, 6 das 8 aulas para o TJ-RS de Constitucional já serão estudadas, automaticamente, caso você tenha estudado todo o conteúdo para o TJ-SC, o que corresponde a 75% de toda a matéria desta disciplina.
Já em Direito Penal e Processual Penal, perceba que apenas as aulas 4 e 5 do curso do TJ-RS não possuem correspondência com aulas do curso do TJ-SC, ou seja, 4 das 6 aulas são similares. Desse modo, 67% do conteúdo já foi visto.
Agora veja as disciplinas de Direito Civil e Processual Civil. Perceba que elas possuem correspondência de 100% de todo o conteúdo, ou seja, todas as aulas dessas disciplinas já foram estudadas durante a sua preparação para o concurso do TJ-SC, podendo o foco ser apenas na resolução de exercícios, além de algumas revisões.
Por fim, temos as disciplinas de Raciocínio Lógico, Português e Estatuto da Pessoa com Deficiência, com 55%, 92% e 67%, respectivamente, de similaridade.
As demais disciplinas, as quais não estão representadas na tabela acima, precisam ser estudadas em sua totalidade para o concurso do TJ-RS.
Vamos visualizar a similaridade destas disciplinas em um gráfico:
Podemos observar acima que 2 disciplinas do TJ-RS já foram totalmente estudadas (100%) durante a sua preparação para o TJ-SC, sendo elas Direito Civil e Processual Civil. Além disso, as demais possuem correspondência de mais de 50%, com Português com similaridade de mais de 90%.
De uma maneira geral, das 80 aulas do curso do Estratégia para o TJ-RS, englobando todas as disciplinas, 53 já foram estudadas, ou seja, 66% de todo o conteúdo, restando apenas 27 aulas para serem vistas.
Assim, é possível perceber que aqueles concurseiros que prestaram o certame do TJ-SC e se preparam pelos cursos do Estratégia Concursos saem muito na frente na preparação para o concurso da TJ-RS, sendo possível aproveitar uma grande quantidade de aulas que já foram estudadas.
Bom, pessoal! Apesar de a prova do TJ-SC já ter sido realizada, novas oportunidades estão surgindo a todo momento, como o concurso do TJ-RS, o qual terá edital publicado em breve.
Caso queira se preparar para chegar competitivo nesta prova, invista nos cursos para o TJ-RS do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado.
Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.
Bons estudos a todos!
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
O concurso público ALEGO (Assembleia Legislativa do Estado de Goiás) oferece 101 vagas imediatas para…
O concurso público IGP RS (Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul) oferece 234…
O concurso PMMG Saúde (Polícia Militar do Estado de Minas Gerais) oferece 60 vagas para…
O concurso público da Polícia Penal de Minas Gerais (PPMG) oferece 1.178 vagas imediatas de…
Quer ficar por dentro das notícias de concursos públicos da área da Saúde? Neste resumo,…
Concurso IPECE ofertará 36 vagas; edital iminente! Após 18 anos, o Instituto de Pesquisa e…