Técnica da Revisão Comprimida – O que é? Como fazer?

Vamos falar de uma técnica que cada vez mais tem se popularizado no Brasil entre os concurseiros: a técnica da revisão comprimida. Ela se baseia na teoria da curva do esquecimento, que já falamos aqui no blog, e que pode ser uma ótima alternativa para você reforçar, memorizar e até mesmo aprender melhor.

A revisão é uma etapa muito importante dos seus estudos e faz toda a diferença na sua aprovação em concursos públicos. Sem ela, dificilmente você vai ter bons resultados. Com a técnica da revisão comprimida, é possível ter um rendimento de até 90% a mais nos seus estudos, já que você vai conseguir assimilar melhor o conteúdo, bem como utilizar os mecanismos neurológicos a seu favor.

O que é a curva do esquecimento?

Como já disse anteriormente, a técnica da revisão comprimida se baseia na curva do esquecimento. Compreender o ciclo de memorização feita pelo cérebro é essencial para que você estude melhor e se lembre com mais eficiência do que aprendeu.

A teoria se baseia nas descobertas do filósofo alemão Hermann Ebbinghaus, em 1885, que afirmou que a curva mostra o quanto de informações nosso cérebro é capaz de reter, ou seja, de memorizar, ao longo do período de estudo.

A curva tem início no ponto zero e passa a ser considerada um pouco antes do momento em que o estudante inicia os seus estudos. Ao terminar os seus estudos sobre um conteúdo qualquer, a curva atinge o ponto máximo. Aqui, você está apto a lembrar de 100% do assunto compreendido – veja que aprender é essencial para memorizar.

Ao passar dois dias, há uma perda significativa de memória sobre o conteúdo aprendido se você não fizer uma revisão adequada. Cerca de 70% do conteúdo pode ser perdido. São nas primeiras horas que o estudante perde mais memória. Logo, são nestas horas que precisa reforçar e revisar o que aprendeu.

Caso não faça uma revisão assertiva nas primeiras horas e depois de dois dias, após um período de 30 dias, pouca coisa você se lembrará sobre o conteúdo que aprendeu. Como para o concurseiro a quantidade de disciplinas é grande e muitas vezes se começa a estudar bem antes da publicação do edital, perder o conteúdo estudado desta forma é inaceitável.

Utilize a técnica da revisão comprimida

É considerando a curva do esquecimento que muitos teóricos idealizaram o que conhece hoje como técnica da revisão comprimida. É muito simples: aproveite para fazer a sua revisão, de forma bem adequada, até 24 horas após os seus estudos. O ideal é fazer uma no mesmo dia.

A cada 7 dias reforce a revisão do conteúdo aprendido. Perto da prova, revise de forma mais intensa. Faça sempre pausas de 7-10 minutos entre a revisão e as próximas atividades. Utilize também uma rotina de estudo – o cérebro funciona por associação e por rotinas. Não seja displicente: revise o que você sabe e retorne ao conteúdo caso surjam dúvidas.

Gostou da técnica da revisão comprimida? Deixe um comentário!

Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL: coach.thiagocabral@gmail.com

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

PS. Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: A Importância Da REVISÃO Na Preparação Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Thiago Cabral

Posts recentes

Concurso Cedro CE: confira os gabaritos aqui!

652 vagas para iniciais de até R$ 9 mil! Foram divulgados os gabaritos preliminares das…

3 minutos atrás

Concurso Prefeitura de Poções BA: gabaritos divulgados

Saíram os gabaritos preliminares das provas do concurso da Prefeitura de Poções. O certame oferta…

9 minutos atrás

Concurso Belterra PA: divulgados os gabaritos preliminares

Com provas devidamente aplicadas, foram divulgados os gabaritos da etapa do concurso da Prefeitura de…

17 minutos atrás

Concurso de Brotas: gabaritos preliminares divulgados

Provas foram aplicadas em 28 de abril A Prefeitura de Brotas, no estado de São…

21 minutos atrás

Concurso Rosário do Sul: saíram os gabaritos!

Estão disponíveis os gabaritos das provas do concurso da Prefeitura de Rosário do Sul, município…

31 minutos atrás

Concurso Palestina PA: veja os gabaritos preliminares

Com provas devidamente aplicadas, estão disponíveis os gabaritos preliminares da etapa do concurso da Prefeitura…

39 minutos atrás