Olá, pessoal, tudo bem? Apresentaremos, neste artigo, sob a égide da CF/88, alguns conceitos gerais sobre o Tribunal de Contas da União (TCU), com foco no concurso do IBAMA.
Bons estudos!
No Brasil, a concepção de uma Corte de Contas organizada remete aos anos de 1890, quando o então Ministro da Fazenda, Rui Barbosa, idealizou a criação do Tribunal de Contas da União (TCU).
Nesse contexto, por meio do Decreto-Lei n° 966-A, foi dada a primeira estrutura jurídica ao TCU: uma instituição autônoma, com funções eminentemente relacionadas ao exame, revisão e julgamento de atos atinentes a receitas e despesas públicas.
Posteriormente, o TCU ganhou estrutura constitucional, por meio da Constituição de 1891.
A partir de então, todas as constituições brasileiras dispuseram sobre a estrutura e a atuação das Cortes de Contas.
Neste artigo, apresentaremos, com foco no concurso do IBAMA, alguns conceitos gerais atinentes ao TCU, sob a égide da Constituição Federal de 1988.
Amigos, quando pensamos no TCU, é natural pensarmos no prédio público localizado no Distrito Federal, onde se encontram os Ministros, o Ministério Público de Contas, e os diversos servidores da Secretaria do Tribunal.
Todavia, conforme o texto constitucional e a doutrina, o TCU é composto apenas pelos seus 9 (nove) ministros, os quais compõem o Tribunal Pleno do órgão.
Dessa forma, para fins de concurso público, as demais estruturas funcionais existentes no TCU consistem, tão somente, em “desmembramentos” administrativos necessários ao exercício das funções do órgão.
Além disso, a CF/88 estabelece que o TCU possui sede no Distrito Federal, quadro próprio de pessoal e jurisdição em todo o território federal.
Conforme o texto constitucional, compete ao Presidente da República indicar 3 (três) dentre os 9 (nove) Ministros do TCU.
Nesse sentido, das indicações do Presidente da República, 2 (duas) deverão recair, necessariamente, sobre um Auditor (Conselheiro-Substituto) da Corte de Contas e sobre um membro do Ministério Público de Contas.
Quanto à outra indicação do Presidente da República, a CF/88 autoriza a livre nomeação, desde que observados os requisitos constitucionais.
Ademais, vale ressaltar que todas as indicações realizadas pelo Presidente da República para a vaga de Ministro do TCU carecem de aprovação pelo Senado Federal, por voto secreto, após arguição pública.
Por outro lado, compete ao Congresso Nacional indicar 6 (seis) dentre os 9 (nove) Ministros do TCU.
Pessoal, para o concurso do IBAMA, vale ressaltar também que a CF/88 estabelece diversos requisitos para a investidura no cargo de Ministro do TCU, dentre os quais cita-se:
Além disso, a Carta Política também estabelece a equivalência de garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens entre os Ministros do TCU e os Ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Pessoal, as provas de concursos públicos, o conhecimento acerca das competências do TCU consiste em um dos principais tópicos exigidos.
Além disso, vale pontuar que, em que pese o texto constitucional ter atribuído ao Poder Legislativo a titularidade do controle externo, a própria Carta Magna estabeleceu um rol de competências exclusivas e indelegáveis do TCU.
Dessa forma, o exercício dessas competências somente pode ocorrer a partir da atuação do TCU, o qual não pode ser substituído, nem mesmo, pelo titular do controle externo (Poder Legislativo).
Ademais, sobre as competências do TCU, considera-se imprescindível a leitura atenta do artigo 71 da Constituição Federal de 1988.
Porém, a seguir, pontuamos, a título de exemplo, algumas dessas competências do órgão técnico de controle externo da União:
Pessoal, finalizamos aqui este resumo sobre os conceitos gerais atinentes ao TCU, com foco no concurso do IBAMA.
Espero que tenham gostado deste conteúdo.
Nos encontramos no próximo artigo.
Grande abraço.
Rafael Chaves
Saiba mais: Concurso IBAMA
Neste artigo você encontrará um resumo das principais Regras Deontológicas do Código de Ética do…
Concurso PM PB oferta 30 vagas para Oficial (CFO); confira neste artigo quais são os…
Novo edital do concurso Câmara Santa Rita Passa Quatro oferece salários de R$ 3,2 mil…
Confira as principais informações relacionadas à próxima etapa do CNU 2025: o que levar, horários…
Câmara de Matão SP oferta oportunidades de níveis médio e superior em novo concurso; provas…
Cadernos de Reta Final de questões para o concurso Sefaz SP: resolva questões sobre o…