Concursos Públicos

STF: Crime de Desacato é Constitucional: Saiba mais hoje!

Recentemente, no final do mês de junho de 2020, o Supremo Tribunal Federal decidiu que o crime de Desacato, tipificado no artigo 331 do Código Penal é constitucional. A decisão se deu após a Corte negar provimento à ação que pedia a inconstitucionalidade do delito.

A ação foi proposta pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, segundo o qual a tipificação do delito violaria os princípios constitucionais da liberdade de expressão, da legalidade, da igualdade, do Estado Democrático de Direito e o princípio republicano. 

Porém, a tese aprovada pela Corte foi a de que a norma que tipificou a conduta foi recepcionada pela Constituição de 1988 e confirmou a jurisprudência já pacífica de ambas as turmas da Corte.

Os entendimentos jurisprudenciais já sedimentados consideravam, inclusive, o crime de desacato compatível, com a Convenção Interamericana de Direitos Humanos, da qual o Brasil é signatário, e que proíbe, em âmbito interamericano, a censura e o cerceamento, ainda que indireto, à liberdade de expressão.

Assim, o Supremo já havia pacificado o tema quanto à sua convencionalidade e, agora, o sedimentou quanto à constitucionalidade.

Segundo o relator da ação, ministro Luís Roberto Barroso, ao atuar no exercício de sua função, o agente representa a Administração Pública, sujeitando-se a um regime jurídico diferenciado de deveres e prerrogativas. E, se está sujeito a sanções próprias e mais rigorosas por eventuais desvios, também é razoável que existam tipos penais protetivos de sua atuação. 

E se você estuda com profundidade as decisões mais relevantes da nossa Corte Suprema e quer entender com mais detalhes os fundamentos e consequências deste entendimento, não perca o evento desta quarta-feira, 15 de julho, que será transmitido a partir das 21 horas, diretamente do canal do Estratégia Carreira Jurídica no Youtube:

Cursos para concursos

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Fique por dentro dos concursos vigentes:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS DE DIREITO

Antonio Daud

Antonio Daud Júnior é bacharel em Engenharia Elétrica e em Direito. Foi Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União/Presidência da República (CGU/PR), aprovado no concurso de 2008. Atualmente é Auditor Federal de Controle Externo (AUFC) do Tribunal de Contas da União (TCU), aprovado também em 2008.

Ver comentários

Posts recentes

CNU 2025: como será a prova discursiva em cada bloco?

Saiba como será a prova discursiva do CNU 2025! Entramos oficialmente na reta final da…

1 hora atrás

Por que o PSS do IBGE é ideal para quem está começando?

Saiba porquê o PSS do IBGE é ideal para quem está começando! Chegaram oficialmente novos…

1 hora atrás

IBGE temporários: diferença entre processo seletivo e concurso

PSS e concurso público no IBGE: qual a diferença? Chegaram oficialmente novos processos seletivos do…

1 hora atrás

Concursos Públicos: xx editais esta semana; xx mil vagas!

Quer ficar informado sobre TODOS os novos editais de concursos publicados na última semana? Confira…

1 hora atrás

Guardas Municipais não possuem direito à Aposentadoria Especial

Olá, tudo bem? Hoje falaremos sobre a inexistência do direito das Guardas Municipais à aposentadoria…

1 hora atrás

Concurso CPRM: banca amplia prazo para recursos!

A banca organizadora do concurso público CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) ampliou o…

1 hora atrás