Nesse artigo, trataremos sobre os sistemas de acumulação por ordem de produção e por produção contínua.

Esse é o nosso segundo artigo para garantir seu sucesso na prova de Contabilidade de Custos.  Não deixe de ver o artigo anterior: Principais conceitos da Contabilidade de Custo para gabaritar a prova (estrategiaconcursos.com.br)

Mas, inicialmente, você sabe a diferença entre sistema de acumulação e método de custeio?

Uma dúvida recorrente dos alunos consiste na diferença entre esses dois conceitos, por isso vamos começar deixando esses conceitos muito claros!

O método de custeio é utilizado para atribuir o custo aos produtos com o intuito de precificá-los.

O método de custeio deve direcionar os custos aos produtos. Como regra geral, o centro de custo da empresa utilizará o método de custeio para definir o que é custo. Desse modo, a indústria utiliza o método de custeio com a finalidade de saber o real custo do produto.

Nesse método, o centro de custo quantifica e qualifica o custo do produto e, posteriormente, a empresa escolhe como esse custo será transferido aos produtos. Para que fique claro: Uma coisa é saber “o quanto estou gastando”. Outra coisa é estabelecer “como esse custo será atribuído aos produtos”.

Então, o que é sistema de acumulação?

Um dos principais objetivos da Contabilidade de Custo é gerar informações para a tomada de decisão, de modo que o contador de uma empresa busque entender e modelar todo o “chão de fábrica”.

Sistema de acumulação representa a forma temporal de transferir os custos aos produtos. Em sua forma mais básica, é a transferência do centro de custo aos produtos. Nesse sentido, o sistema busca saber como ocorre a atribuição dos custos.

De acordo com a melhor doutrina, essa atribuição pode ser determinada com base em duas variáveis: produção homogênea ou tipo de produto específico. Desse modo, o contador deve discernir se o custo de produção será atribuído de forma contínua, com base em períodos específicos, ou se será determinado de forma específica, segundo cada tipo de produto ou projeto.

A doutrina e os manuais apresentam dois critérios para definir o sistema de acumulação de custos: por ordem e por produção contínua.

Acumulação de custos por ordem:

Na acumulação por ordem, o “chão de fábrica” da empresa é estruturado com base na produção, seja ela feita por meio de encomenda, seja por meio de projetos específicos. Isso significa que a produção é estabelecida com base em uma demanda específica.

Nesse critério, não há encerramento da conta produto em elaboração no final do período, uma vez que a acumulação de custos se dá por produto. Conforme a legislação tributária, a receita do período de cada demanda deve ser calculada com base em dois critérios: o da proporcionalidade do custo total e o da proporcionalidade do custo de conversão.

Critério da proporcionalidade do custo total.

Pelo critério da proporcionalidade do custo total, a porcentagem do custo de apropriação do período é calculada com base no custo incorrido no período em relação à receita total dividida pelo seu custo total.

Assim,

CAP Proporção docusto a ser apropriada no período = (CIP Custo incorrido no período) X (RT Receita Total) / (CT custototal)

Caso haja variação do custo total, o setor de custeio deve apropriá-lo nos períodos anteriores e no período de referência. Dessa maneira, no último período de produção, a empresa “passa a régua” e apropria o que faltou.

Critério da proporcionalidade do custo de conversão.

Já no critério da proporcionalidade do custo de conversão, a porcentagem do custo de apropriação do período é calculada proporcionalmente à execução do custo, sem levar em consideração o custo de matéria-prima.

CAP = (CIP Custo incorrido no período) X (RT Receita Total) / (CT custototalda conversão), no qual CT custototalda conversão representa o CT custototal subtraído da matéria prima.

Agora, vamos ao segundo critério de acumulação de custos: acumulação por produção contínua (ou por processos).

Acumulação de custos por produção contínua (ou por processos):

A produção de forma contínua deve ser considerada para produtos homogêneos que, como regra geral, são produzidos em série.

A acumulação dos custos ocorre por período (semanal, mensal, anual …), diferentemente do que acontece no sistema de acumulação por ordem, que determina a acumulação de custos com base na encomenda.

Dessa forma, na acumulação por produção contínua, ao final de cada período, a empresa calcula o custo de produção iniciado, acabado e finalizado, naquele período.

Para tanto, o departamento de custeio deverá calcular o custo médio e o custo unitário de cada período finalizado.

Mas, como saber o custo médio de produção de cada período considerado?

Considere que, em um mesmo período, as seguintes hipóteses podem ocorrer:

  1. Todos os produtos iniciados foram acabados, de modo que não há conta “produtos em elaboração” (o custo de produção do período foi suficiente para iniciar e para finalizar todos os produtos)
  2. O custo de produção do período não foi suficiente para iniciar e para finalizar toda a produção do período. Por conseguinte, teremos saldo na conta “produtos em elaboração”.

Quando o custo do período não for suficiente, o equivalente de produção deve ser considerado no cálculo e é determinado pelo número de unidades iniciadas e acabadas se todo o custo fosse aplicado somente a essas unidades, conforme já destacou o grande professor Eliseu Martins.

Em linguagem não técnica, o equivalente de produção tem a finalidade de converter a parcela utilizada e não finalizada da produção em produto finalizado, a fim de permitir o cálculo do custo médio do período e, por conseguinte, do custo unitário.

Resumo Final “Matador de Questões” sobre os sistemas de acumulação:

Resumo Final
Wesley alves Emiliano

Posts recentes

Concurso Londrina: saíram os gabaritos preliminares

Foram publicados os gabaritos preliminares das provas do concurso da Prefeitura de Londrina, prefeitura localizada…

1 minuto atrás

Concurso Londrina Saúde: gabaritos são divulgados

Provas foram aplicadas em 28 de abril! Foram publicados os gabaritos das provas do concurso…

6 minutos atrás

Concurso Vitória ES: FGV é a banca; edital iminente!

Seleção ofertará 34 vagas + CR! O município de Vitória, no Espirito Santo (ES), está…

23 minutos atrás

Concurso BANDES: gabaritos preliminares divulgados

Foram divulgados os gabaritos preliminares da avaliação objetiva do concurso BANDES (Banco de Desenvolvimento do…

37 minutos atrás

Concurso BANDES: saíram os gabaritos preliminares!

Foram divulgados os gabaritos preliminares da prova objetiva do concurso BANDES (Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo),…

42 minutos atrás

Concurso Guarda de Teresina forma comissão para novo edital

Nesta segunda-feira, 29 de abril, foi publicado o decreto que instituiu a comissão responsável pelo…

45 minutos atrás