Concursos Públicos

Sistema de Questões: o que vem por aí?

Confira as funcionalidades disponíveis e aproveite para se tornar Assinante do SQ.

Vá direto para as próximas melhorias clicando aqui.

O que você vai ver neste artigo:

1) O que temos hoje no nosso SQ?

1.1) Pesquisar, filtrar e resolver questões
1.2) Comentários de Professores (700k)
1.3) Maior quantidade de questões (2M)
1.4) Classificação de mais de 1 assunto por questão
1.5) Filtros aprofundados e por Lei Seca/Normas
1.6) Criar Cadernos de Questões
1.7) Descartar uma alternativa da questão

2) O que vai ser implementado agora?

2.1) Priorização dos Registros Mais Relevantes
2.2) Filtros de Comportamento
(Ok)
2.3) Guias de Estudos
(Ok)
2.4) Questões Inéditas, Inéditas Literais e Discursivas
(Ok)
2.5) Simulados
(Ok)
2.6) Ranking
(Ok)
2.7) Comentários de Questões em Vídeo
(Ok)
2.8) Estatísticas dos Cadernos de Questões
2.9) Impressão de Cadernos
(Ok)
2.10) Atalhos de Teclado
(Ok)
2.11) Modo Escuro
2.12) Comparativo entre Alunos
2.13) Aplicativo iOS e Android
(Em beta)

Lançamos, no dia 18/05, o Sistema de Questões do Estratégia Concursos.

Já tínhamos cursos completos em vídeo e em texto (PDF), orientações de estudos (Trilhas, Monitorias, Bizus, Marcações dos Aprovados), tira-dúvidas (Fóruns e Salas VIP), mas ainda faltava alguma coisa.

Ter um sistema de questões é um primeiro passo importante para alguns de nossos objetivos, que – em breve – serão revelados. Mas aqui não é para ficar dando spoilers sobre o que está por vir…

Vamos dar um resumo sobre o nosso Sistema de Questões!

O que temos hoje no nosso SQ?

Abaixo, listamos as funcionalidades que você já encontra hoje no nosso Sistema de Questões. Todas as funcionalidades essenciais de um SQ estão aqui. Mas, além delas, trouxemos outras funcionalidades inéditas, que só o Estratégia tem.

Pesquisar, filtrar e resolver questões

Essas são as funcionalidades principais. É a essência de um SQ! Como diferenciais, entre tantos, buscamos ter a maior base de questões para pesquisar (> 2 milhões de questões) e ter os melhores filtros (específicos, segregados e organizados por quem realmente entende da matéria).

Você pode filtrar por Matéria/Assunto, Banca, Área de Concurso (Policial, Jurídica, Controle/Gestão, Fiscal, Tribunais etc), Órgão, Ano, Formação, Dificuldade, Escolaridade (Ensino Superior, Médio ou Fundamental), Cargo, Região (Federal, Estadual ou Municipal) e utilizar também os filtros excludentes (questões anuladas, desatualizadas, certo/errado, múltipla escolha, sem comentários de professores etc).

Melhorias

Estamos ajustando a forma como os resultados da busca aparecem. Ao fazer uma pesquisa, os resultados que tiverem o termo pesquisado vão ter um destaque para facilitar a visualização pelo aluno.

Vamos implementar também, até o dia 25/05, os filtros excludentes de comportamentos de alunos. Ou seja, os filtros utilizados para excluírem questões que já foram resolvidas pelo aluno, questões que o aluno errou ou que o aluno acertou. [Atualização: implementado no dia 21/05]

Comentários de Professores (850k)

Durante o aprendizado, se não tiver alguém para guiá-lo com informações confiáveis, você pode estar perdendo um tempo precioso. Por isso, temos mais de 850 mil questões comentadas por Professores. Nenhum outro sistema de questões chega perto!

Melhorias

Em breve, teremos a possibilidade de feedback direto no comentário do professor, assim como a possibilidade para que você veja quem é o professor, seu currículo, foto e rede social.

Por enquanto, se tiver alguma reclamação, elogio ou sugestão sobre o comentário do professor, pode enviar para a gente através da Central de Ajuda, no canto superior do site de Questões.

Maior quantidade de questões (2M)

Só é possível ter a maior quantidade de questões comentadas se você tem muitas e muitas provas e questões previamente cadastradas.

E por que nos preocupamos com isso?

O Estratégia prepara alunos para diversas carreiras (Saúde, Educação, Engenharias, Pedagogia, Peritos, Jurídicas, Medicina, Contábil etc). Logo, precisamos ter uma base enorme de questões para atender a todos.

Classificação de mais de 1 assunto por questão

Se você estuda para concursos, então sabe que a banca gosta de cobrar mais de um Assunto (em algumas vezes, até mesmo mais de uma Matéria, dentro da mesma questão). Quando é questão de múltipla escolha (opções ABCD ou ABCDE), é comum que a banca use cada alternativa para cobrar uma parte diferente da Matéria.

Quando só é possível dar 1 único Assunto, qualquer análise estatística sobre as questões cadastradas e classificadas na plataforma tendem a ser imprecisas.

Nós decidimos nos preocupar com isso desde o começo: cada questão pode ter mais de um Assunto. E também é possível dar um Assunto diferente para cada alternativa.

Filtros Aprofundados e por Lei Seca/Normas

A cobrança de leis e normas não ocorre apenas nos concursos para carreiras jurídicas. Diversas provas exigem o conhecimento do candidato sobre legislações relacionadas à sua carreira, normativos sobre as atividades profissionais, protocolos de procedimentos e outros conteúdos que são extremamente difíceis de serem memorizados ao longo dos estudos.

Uma das estratégias para contornar essa dificuldade é a resolução de muitas questões sobre as informações que precisam ser decoradas.

Mas, como o conteúdo a ser estudado tende a ser muito grande, é necessário ter foco nos seus pontos fracos. Portanto, o ideal seria que você conseguisse filtrar as questões exatamente por conteúdo que precisa ser bem entendido.

Por isso, decidimos classificar as questões não só na “árvore” de Assuntos de cada Matéria, mas também na “árvore” de leis e normas.

Melhorias

O Brasil tinha cerca de 181 mil leis em 2007. Estima-se que, desde a Constituição Federal de 1988, mais de 5 milhões de normativos legais já foram criados. Obviamente, é um trabalho gigantesco alimentar a plataforma com tantas leis.

Hoje, já temos mais de 680 leis cadastradas. As mais importantes e usadas pelos alunos já estão lá: CF/88 (10.191 questões), todas as Constituições Estaduais e Leis Orgânicas, Código Penal (6.247 questões), Código Civil (10.191 questões), CPP (3.605 questões) e CPC (6.858 questões), Leis Penais, CLT (4.407 questões), CTN (5.535 questões) e Códigos Tributários Estaduais e dos grandes Municípios, Lei 8.112/90 (4.766 questões) e dos Servidores Estaduais, Lei 8.666/90 (12.028 questões), Lei 8.429/92 (3.010 questões), Lei 9.784/99 (1.988 questões), Lei do SUS (4.964 questões) etc.

Assim que cadastrarmos mais leis, os professores vão classificando as questões conforme os artigos, incisos e itens da norma.

Criar Cadernos de Questões

Os Cadernos são buscas de questões que podem ser armazenadas. Sempre que quiser consultá-la, basta ir na lista dos seus Cadernos e procurar por eles. O Caderno armazena também as informações sobre as questões que você errou e acertou.

Melhorias

Hoje, os Cadernos só podem trazer 200 questões por Matéria. Em algumas semanas, iremos melhorar a performance do site para que o Caderno possa ter ilimitadas questões nas Matérias. [ 06/2020 ] Implementada. Hoje a busca já pode ser feita com ilimitadas questões.

Iremos implementar também, na lista de Cadernos, organização por pastas para organizar melhor. [ 08/2020 ] Implementada. Hoje, o aluno pode guardar Cadernos e Simulados em pastas, pode renomeá-las e mover seus itens.

Em breve, também será possível duplicar Caderno, e fazer outras edições, assim como visualizar estatísticas das questões. [ 07/2020 ] Implementada. Hoje, há a opção Clonar Caderno. Se o aluno quiser refazer o Caderno ou, a partir de um Caderno de outro usuário, duplicá-lo para que possa fazer edições (adicionando e retirando questões), já é possível.

Descartar uma alternativa da questão

Está resolvendo a questão e gostaria de descartar uma alternativa como resposta? É possível. Clique 2x sobre a alternativa e ela ficará “apagada”. Pronto! Agora você pode continuar analisando as demais alternativas sem se confundir.

Agora, vamos ver o que iremos implementar em breve…

O que vai ser implementado agora?

Listamos as novidades e funcionalidades que estão em desenvolvimento e que estarão disponíveis aos assinantes do SQ em algumas semanas.

Priorização dos Registros Mais Relevantes

Em cada menu, há registros que são muito utilizados pelos alunos. Nos próximos dias, esses registros mais utilizados ficarão ancorados logo no início de cada menu.

Exemplos:

No menu Bancas, os primeiros registros serão as bancas CESPE (CEBRASPE), FCC, VUNESP e FGV, que são as bancas com mais questões de concursos e que também são as mais procuradas.

No menu Matéria/Assunto, as matérias Direito Administrativo, Direito Constitucional, Raciocínio Lógico, Informática, Direito Penal, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Processual Penal, Direito Tributário, Contabilidade e Língua Portuguesa serão as primeiras, já que possuem muitas questões e são muito pesquisadas pelos alunos.

O mesmo acontecerá em outros menus a partir do comportamento dos alunos.

Será disponibilizado no dia 23/05/2020.
Funcionalidade disponível em 23/05/2020.

E, no futuro, essa priorização ocorrerá em função do próprio uso pessoal de cada aluno.

Filtros de Comportamento

Filtros para remover da busca as questões que o usuário já resolveu, ou que já errou ou que já acertou.

Será disponibilizado no dia 24/05/2020.
Funcionalidade disponível em 21/05/2020.

Guias de Estudos

Guias são Cadernos de Questões criados, por Matéria, conforme os Assuntos cobrados no edital do seu concurso. Já temos uma equipe que está analisando editais de diversos concursos, os seus conteúdos programáticos e relacionando isso com os filtros do nosso SQ. A partir daí, os Guias serão criados e disponibilizados aos alunos em breve.

Será disponibilizado no dia 25/05/2020.
Funcionalidade disponível em 25/05/2020.

Questões Inéditas, Inéditas Literais e Discursivas

Digite, no menu Bancas, o termo “inéditas”. Você vai encontrar isso:

Teremos questões inéditas em 2 formatos: (1) no nível das provas de concursos, classificadas por banca; (2) mas também questões inéditas pontuais e literais, no formato C/E, classificadas em artigos/incisos/itens de leis, com o objetivo de verificar pontualmente em qual trecho da norma o aluno possui dificuldade e ajudá-lo a fixar, com alta qualidade, cada informação da matéria.

Para encontrar as questões inéditas que simulam questões de concursos (1), basta selecionar, no menu Banca, as bancas com o termo “(Inéditas)“.

Para encontrar as questões inéditas pontuais/literais (2), então selecione, no menu Banca, a opção “Questões Literais (Inéditas)“.

Da mesma forma, para pesquisar as questões discursivas (já temos mais de 5.500 cadastradas), vai bastar pesquisar pela banca com o termo “(Discursivas)” ao lado. Exemplo: FCC (Discursivas), VUNESP (Discursivas), AOCP (Discursivas). Essa forma de pesquisa estará disponível a partir de segunda-feira que vem.

Como dito, em breve, teremos uma forma mais “simples” e intuitiva de selecionar essas questões inéditas para a busca de questões.

Funcionalidade disponível em 20/06/2020.

Simulados

Será possível fazer buscas de questões e, a partir delas, elaborar um Simulado ao invés de um Caderno. Diferenciais do Simulado para um Caderno: fazer questões com tempo pré-determinado / cronômetro, não conseguir ver dados da questão (resposta, comentários e solução) durante o Simulado e comparação com demais alunos.

Será disponibilizado no dia 17/06/2020.
Prorrogamos para o dia 25/06/2020.
Funcionalidade disponível em 25/06/2020.

Ranking

O comparativo entre alunos é muito solicitado. Assim, a partir da resolução dos Simulados, será possível ter o seu nome em um Ranking para comparar com os demais alunos.

Será disponibilizado no dia 19/06/2020.
Prorrogamos para o dia 26/06/2020.
Funcionalidade disponível em 26/06/2020.

Comentários de Questões em Vídeo

Muitos alunos possuem dificuldade em entender uma questão, principalmente quando é aquela questão mais complexa ou de Matérias que exigem muito raciocínio, como Raciocínio Lógico, Português, Economia etc.

Já temos hoje 30 mil questões comentadas em vídeo. Vamos começar a atrelar os vídeos às questões nos próximos dias. E, aos alunos, estará disponível ainda em Junho.

Será disponibilizado no dia 30/06/2020.
[ 07/2020 ] Implementada. Temos mais de 20 mil questões comentadas em vídeo. Estamos fazendo o upload de todos os arquivos e continuaremos expandindo.

Estatísticas dos Cadernos de Questões

Após a montagem dos Cadernos, é interessante que o aluno possa ter mais dados sobre o seu desempenho, e também sobre as informações estatísticas das questões. Faremos isso em meados de Julho.

Será disponibilizado no dia 13/07/2020.
[ 07/2020 ] Ainda não implementamos as estatísticas do Caderno. Estamos em fase final e passaremos uma nova data em breve.

Impressão de Cadernos

Ao fazer um Caderno de questões, será possível imprimi-lo para estudar off-line.

Será disponibilizado no dia 21/07/2020.
[ 09/2020 ] Implementada. Priorizamos a entrega das pastas para organização dos Cadernos e Simulados. Após, desenvolvemos a funcionalidade da Impressão de Cadernos, já disponível ao ingressar em um Caderno (acessar ícone em formato de impressora).

Atalhos de Teclado

Fazer questões pode ser uma atividade muito repetitiva. Por isso, muitos alunos gostam de usar o teclado para isso. Vai facilitar os estudos, e agilizar a troca de telas e seleções.

Será disponibilizado no dia 21/07/2020.
[Atualização: implementado no dia 29/05]

Estamos com os seguintes atalhos (iremos trazer outros depois):
Seta “esquerda“: página anterior.
Seta “direita“: próxima página.

Apenas na visualização de 1 questão/página:
Tecla “a“: seleciona a alternativa A.
Tecla “b“: seleciona a alternativa B.
Tecla “c“: seleciona a alternativa C.
Tecla “d“: seleciona a alternativa D.
Tecla “e“: seleciona a alternativa E.

Tecla “1“: seleciona a alternativa A e corrige a questão.
Tecla “2“: seleciona a alternativa B e corrige a questão.
Tecla “3“: seleciona a alternativa C e corrige a questão.
Tecla “4“: seleciona a alternativa D e corrige a questão.
Tecla “5“: seleciona a alternativa E e corrige a questão.

Tecla “C“: seleciona a alternativa C, em questões do tipo Certo/Errado.
Tecla “E“: seleciona a alternativa E, em questões do tipo Certo/Errado.

Tecla “espaço“: resolve a questão.
Teclas “s“: abre o painel de solução e comentários da questão.
Teclas “esc“: fecha o painel de solução e comentários da questão.

Modo Escuro

Funcionalidade muito solicitada. Já começamos a trabalhar com os designers agora. Nos próximos dias, será possível apresentar uma prévia em nossas redes sociais. Mas, como é algo complexo, vamos apresentar essa funcionalidade em Julho.

Será disponibilizado no dia 31/07/2020.
[ 07/2020 ] Ainda não implementamos o modo escuro. Estamos em fase final e passaremos uma nova data em breve.

Comparativo entre Alunos

Hoje, os alunos já acumulam pontos na plataforma. Esses pontos são decorrentes de terem feito bons comentários, recebido likes e dislikes etc. Em breve, teremos um “ranking” para esses comparativos também.

Será disponibilizado no dia 17/08/2020.

Aplicativo iOS e Android

Hoje, já é possível “instalar” o site do sistema de questões no seu celular ou computador. Mas, daqui a alguns meses, será possível ir na loja de aplicativos do seu celular e fazer o download da nossa plataforma.

Será disponibilizado no dia 31/08/2020.
[ 09/2020 ] Implementada. Disponibilizamos o app do Sistema de Questões para quem se tornou aluno assinante até o dia 14/09, em formato de testes (Beta). Aos que se tornarem assinantes após essa data, terão acesso ao app no seu lançamento oficial em Novembro/2020.

Busca textual por questões

Estamos em estágio de desenvolvimento. Será possível pesquisar por trecho do enunciado ou das alternativas da questão.

Data provável de disponibilização: Novembro/2020.

Nova ferramenta de estatísticas do perfil do aluno

Estamos em estágio de desenvolvimento. Será possível analisar o seu rendimento nas questões de forma aprofundada, por Cadernos, Simulados, matérias, assuntos e compará-lo com o rendimento de outros alunos.

Data provável de disponibilização: Dezembro/2020.

Busca textual por questões

Estamos em estágio de desenvolvimento. Será possível pesquisar por trecho do enunciado ou das alternativas da questão.

Data provável de disponibilização: Novembro/2020.

Tem alguma sugestão?

Ao entrar no site do sistema de questões, vá em Central de Ajuda e dê o seu feedback! Como estamos no início desse projeto, a sua opinião é importantíssima!

Lembre-se que, ao fazer o seu login, você tem 7 dias de acesso gratuito ao sistema.

Torne-se assinante!

Nosso sistema de questões não tem nem 1 semana do seu lançamento oficial! Vamos trabalhar bastante nos próximos meses para trazer o máximo de melhorias, muitas questões comentadas, muitas novas funcionalidades e bastante qualidade, como fazemos há 10 anos de existência.

Clique abaixo e conheça os planos:

Adquira a Assinatura do SQ

É só o começo!

Luis Eduardo

Ver comentários

  • Bom dia,

    Fico feliz em saber que nossas sugestões estão sendo ouvidas e que as melhorias virão rápido!
    Os concursos estão muito próximo e precisamos utilizar essa ferramenta a todo vapor.

    Sugestão: incluir uma opção de nos 3 pontinhos da questão! Pois notei que alguns gabaritos estão errados

    • Vamos implementar sim o "report" na própria questão, Guilherme. Por enquanto, estamos colhendo esses feedbacks através da Central de Ajuda.

      As melhorias estão vindo, são muito boas e serão rápidas.

  • Boa tarde, professor. Queria saber se tem caderno de questões montado para um concurso/cargo específico de pois de edital publicado?

  • prof ja mandei 73 mensagens pra vcs ....q sistem é esse q limita o caderno a apenas 200 questoes.....eu perderei um tempo precioso cada vez q for fazer questoes.....nenhum sistema de questoes do mercado faz essa limitacao.....ou vcs alteram isso ou irei voltar para o tec......muito mais pratico e objetivo......vcs nao tem atalhos de copiar filtros ou ir para proxima sem resposta..... me ajude prof esse sistema esta apenas bonito sem funcionalidade pratica

    • Olá, Júlio. Estamos no início do nosso sistema. Fizemos bastante coisa em 8 meses. Entendemos se preferir utilizar outro sistema de questões. Não temos dúvidas de que todas as demandas dos alunos serão atendidas nos próximos meses, em uma velocidade muito maior do que a dos demais sistemas (que já existem por mais de 10 anos no mercado). O que estamos nos planejando para fazer é algo que vocês vão se surpreender demais, e que é inédito. Por esse motivo, estamos com a proposta da Assinatura Vitalícia até o dia 25/05/2020. Como sempre, aqueles que estão conosco desde o começo, que confiaram na gente e no que prometemos, serão os maiores beneficiados. Foi assim com a nossa Assinatura Ilimitada, foi assim com as Trilhas, Estratégia Cast e outros; e não será diferente com o nosso Sistema de Questões.

Posts recentes

Gabarito Extraoficial Câmara de Belo Horizonte – Técnico

Neste domingo, 23 de abril, foram aplicadas as provas do concurso Câmara de Belo Horizonte. De…

7 horas atrás

Gabarito Extraoficial – SEMED Nova Iguaçu – Agente Administrativo III

Neste domingo (28), foram aplicadas as provas do concurso SEMED Nova Iguaçu. De acordo com o…

7 horas atrás

Gabarito Extraoficial ALE RS – Técnico Legislativo: acompanhe

Neste domingo, 28 de abril, foram aplicadas as provas do concurso ALE RS. De acordo com…

12 horas atrás

Concurso Carapicuíba Educação: 125 vagas!

O Município de Carapicuíba, em São Paulo, divulgou seu edital de concurso público voltado aos…

13 horas atrás

Gabarito Extraoficial ANA: veja a correção da Especialidade 3

Neste domingo, 28, foram aplicadas as provas do concurso ANA (Agência Nacional de Águas) ao…

18 horas atrás

Simulado final SEMED Maricá – Docente II

Atenção, coruja: o Estratégia Concursos terá o simulado final SEMED Maricá - Docente II! O…

21 horas atrás