Educação

SEDF temporários: sugestões de recursos – pedagogia

As provas objetivas do concurso da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)  foram aplicadas no último domingo (19/10) e aqui você poderá conferir as sugestões de recursos para o cargo de pedagogo.

Lembre-se que o recurso é individual e a cópia pode resultar na anulação da sua interposição. Confira as sugestões na transcrição logo abaixo!

Concursos SEDF: recursos – pedagogia

8. Estaria mantida a correção gramatical do texto, mas não o seu sentido original, caso se suprimisse a vírgula empregada após o termo “memorizador”, no trecho “Daí a impossibilidade de vir a tornar‑se um professor crítico se, mecanicamente memorizador, é muito mais um repetidor cadenciado”.

Recurso 8

A supressão apenas da vírgula que sucede o termo “memorizador” comprometeria a correção gramatical do período, pois resultaria na separação indevida da conjunção “se” do restante da oração que tal conectivo introduz. No trecho “se, mecanicamente memorizador, é muito mais um repetidor cadenciado”, as duas vírgulas isolam o segmento explicativo “mecanicamente memorizador”. Trata-se de um par de vírgulas obrigatório, justamente empregado com o papel de isolar tal expressão. Uma vírgula isolada entre uma conjunção que introduz uma oração e o restante dessa oração prejudica a correção gramatical. 

22. A manutenção de um planejamento rígido e anual, desvinculado da avaliação processual, desconsidera o caráter contínuo e participativo exigido pela LDB (arts. 13 e 14) e pelas DCNs da Educação Básica (Res. CNE/ CEB nº 4/2010). Contudo, a cultura de accountability reforçada por políticas de avaliação externa (SAEB, IDEB) contribui para a persistência desse modelo escolar.

Recurso 22

Ao citar respaldo parcial a banca fere a objetividade da questão, pois torna a interpretação vaga, uma vez que a previsão legal da existência de avaliação externas padronizadas com as do SAEB.

Logo, solicita-se a anulação da questão.

24. A resistência em incorporar as tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino, sob o argumento de dispersão, desconsidera o potencial pedagógico desses recursos. O uso planejado e mediado das TICs pode ampliar a aprendizagem, promover o engajamento dos estudantes e favorecer a inclusão, desde que combinado de forma flexível com recursos analógicos, garantindo que nenhum estudante seja excluído por limitações estruturais ou de conectividade.

Recurso 24

De acordo com a Política Nacional da Educação Digital prevê o uso de tecnologias. A justificativa da escola sobre o uso de conectividade não impede o uso de TIC’s como ferramentas analógicas.

Logo, solicita-se a alteração do gabarito para correto.

32. 

Recurso 32

De acordo com a Lei 12.794/2012, Art. 3º-A. É criada a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), com vistas a garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. (Incluído pela Lei nº 13.977, de 2020)

Por isso, solicitamos alteração de gabarito para certo.

36. A ausência de previsão no PPP não isenta a escola de garantir intérprete de Libras, pois o Parecer CNE/ CEB nº 50/2023 reafirma a obrigatoriedade de apoios pedagógicos imediatos, independentemente de programas de formação docente.

Recurso 36

A questão retrata que precisa utilizar apoio pedagógico e independem da formação inicial continuada. 

O item 8 do Parecer nº 50/2023, página 16, reforça a necessidade de professores com especializações adequada em nível médio ou superior, para o atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses estudantes nas classes comuns. 

Fere a objetividade da questão. Logo, solicita a alteração de gabarito para errado.

37. O não oferecimento de acessibilidade comunicacional ao aluno surdo, em razão da ausência de planejamento institucional, configura discriminação educacional indireta, violando tanto a Resolução CEDF nº 3/2023 quanto os princípios de equidade assegurados pelo Parecer CNE/CEB nº 50/2023.

Recurso 37

A banca utiliza um termo genérico que é alternativa correta dando a entender que é um termo técnico e falta de objetividade da banca. Além disso, a Resolução nº 3/2023 não está expresso sobre a acessibilidade comunicacional.  

Logo, solicita alteração de gabarito para errado.

43. Na tentativa de conciliar práticas avaliativas, a coexistência de exames padronizados externos e de avaliação formativa interna pode ser vista como práticas contraditórias, já que operam com finalidades distintas: monitoramento sistêmico (LDB, art. 9º, VI) e acompanhamento individual (Caderno 2025).

Recurso 43

Práticas avaliativas externas e avaliação formativa não são excludentes sendo amplamente utilizadas na avaliação nacional. De forma que a banca afirma que elas podem ser vistas como contraditórias abrem margem para dúvida ferindo a subjetividade sendo que o termo “pode” gerar subjetividade.

Portanto, solicita a mudança de gabarito para errado.

75 Ambos os alunos devem ser integrados à educação especial, que é uma modalidade de ensino garantida a eles, sendo obrigatória, no Sistema de Gestão Escolar i‑Educar ou no sistema de escrituração oficial utilizado pela instituição educacional pública, que é o registro de condições específicas que os caracteriza como beneficiários dessa modalidade.

Recurso 75

A questão aborda o tema como educação especial e não como classe especial. Nesse sentido, a educação especial é uma modalidade transversal no ensino fundamental, que abarca alunos incluídos em salas regulares. É uma forma específica de organizar o ensino para atender alunos em situações inclusivas. É necessária a inclusão no sistema Ieducar, em sala comum, juntamente com o registro da especificidade da educação especial.

Situação: Mudança para gabarito conforme a banca.

Referência: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394/1996) e Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008).

Letícia Teixeira

Jornalista com experiência de mais de quatro anos no segmento de concursos públicos. Especializada em Narrativa Transmídia e Storytelling pela Universidade Católica de Brasília, com atuação nas áreas de SEO, conteúdo, Webwriting e Copywriting.

Posts recentes

Concurso IPECE: banca contratada! Edital para Analista

Concurso IPECE ofertará 36 vagas; edital iminente! Após 18 anos, o Instituto de Pesquisa e…

2 horas atrás

Concurso Câmara de Brotas SP: gabaritos são divulgados!

Novo concurso da Câmara de Brotas tem salário inicial de até R$ 9,8 mil! Foram…

4 horas atrás

Concurso PC SC: edital iminente; serão 300 vagas!

Edital do novo concurso PC SC terá oportunidades para Oficial Investigador de Polícia! É iminente…

5 horas atrás

Concursos Administrativos 2026: previsões ATUALIZADAS!

A área Administrativa tem sido contemplada com muitas vagas na carreira pública nos últimos anos.…

5 horas atrás

Concursos Sul: as principais OPORTUNIDADES para 2025!

Os concursos da região Sul do país oferecem diversas oportunidades para os concurseiros. A região…

5 horas atrás

Concursos SC: principais editais previstos para 2025 e 2026

Editais nas áreas de segurança, legislativa, tribunal, educação, saúde, controle e mais… Veja as oportunidades…

5 horas atrás