Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos o Resumo sobre a EFD para SEFAZ-AM.
Focaremos no ajuste SINIEF 2/2009 e complementaremos com algumas informações quando necessário.
Devido à extensão e à importância do tema, dividiremos em 2 artigos, combinado?
Nessa primeira parte veremos o seguinte:
Sem mais delongas, vamos lá.
Dando início ao Resumo sobre a EFD para SEFAZ-AM, vejamos as disposições sobre a instituição da EFD.
Cláusula primeira – instituída a Escrituração Fiscal Digital – EFD, para uso pelos contribuintes do ICMS e/ou IPI.
Composição da EFD(§1º): totalidade das informações, em meio digital, necessárias à apuração dos impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte, bem como outras de interesse das administrações tributárias das UFs e da RFB.
Escrituração (§3º):
Quanto a obrigatoriedade da EFD, temos que:
Cláusula terceira A EFD será obrigatória, a partir de 1º de janeiro de 2009, para todos os contribuintes do ICMS e/ou IPI.
Mediante celebração de Protocolo ICMS, as administrações tributárias das UFs e da RFB poderão (§1º)
Obs.: Poderá ser revogado a qualquer tempo (§3º).
Ainda, o contribuinte que não esteja obrigado à EFD poderá optar por utilizá-la, de forma irretratável, mediante requerimento dirigido às administrações tributárias das unidades federadas (§2º)
Quanto à obrigatoriedade da EFD, ela foi escalonada conforme o faturamento, assim é válido conhecer a definição.
Faturamento (§9º): receita bruta de venda de mercadorias de todos os estabelecimentos da empresa no território nacional, industriais ou não, excluídas as vendas canceladas, as devoluções de vendas e os descontos incondicionais concedidos; o exercício de referência do faturamento deverá ser o segundo exercício anterior ao início de vigência da obrigação.
Para finalizar as obrigatoriedades, também é válido conhecer a seguinte definição.
Estabelecimento industrial para fins do Bloco K da EFD (§8º): possui qualquer dos processos que caracterizam uma industrialização, segundo a legislação de ICMS e de IPI, e cujos produtos resultantes sejam tributados pelo ICMS ou IPI, mesmo que de alíquota zero ou isento.
Continuemos o Resumo sobre a EFD para SEFAZ-AM.
Cláusula quarta: O arquivo digital da EFD será gerado pelo contribuinte de acordo com as especificações do leiaute definido em Ato COTEPE e conterá a totalidade das informações econômico-fiscais e contábeis correspondentes ao período compreendido entre o primeiro e o último dia do mês. -> EFD é mensal, atente-se.
Agora vejamos o que se considera como “totalidade das informações”, informação muito importante e já cobrada em prova.
Totalidade das informações (§1º)
Por regra temos o perfil A para elaboração do arquivo digital da EFD (perfil mais completo).
Cláusula quinta: Compete à administração tributária da unidade federada a atribuição de perfil a estabelecimento localizado em seu território, para que este elabore o arquivo digital de acordo com o leiaute correspondente, definido em Ato COTEPE. -> Na omissão da atribuição, utiliza-se o perfil “A” (§ú).
E também, em regra, há a individualização do arquivo EFD por estabelecimento.
Cláusula sexta O contribuinte que possuir mais de um estabelecimento, seja filial, sucursal, agência, depósito, fábrica ou outro qualquer, deverá prestar as informações relativas à EFD em arquivo digital individualizado por estabelecimento, ainda que a apuração dos impostos ou a escrituração contábil seja efetuada de forma centralizada. -> Não se aplica entre estabelecimentos na mesma UF quando houver disposição em Convênio, Protocolo ou Ajuste que preveja inscrição centralizada (§1º).
Ainda é importante lembrar que a geração, o armazenamento e o envio do arquivo digital não dispensam o contribuinte da guarda dos documentos que deram origem às informações nele constantes, na forma e prazos estabelecidos pela legislação aplicável (Cláusula sétima, §ú).
Conforme a Cláusula oitava, leiaute do arquivo digital da EFD definido em Ato COTEPE será estruturado por dados organizados em blocos e detalhados por registros
Registros (Cláusula oitava, §ú): constituem-se da gravação, em meio digital, das informações contidas nos documentos emitidos ou recebidos, a qualquer título em meio físico ou digital, além de classificações e ajustes efetuados pelo próprio contribuinte e de outras informações de interesse fiscal.
Aproveitando a oportunidade, podemos conceituar os blocos como agrupamento de documentos e de outras informações econômico-fiscais. Conheçamos:
Também vamos conhecer as tabelas e códigos utilizados na EFD.
Tabelas e Códigos (Cláusula nona):
Agora vamos tratar sobre no Resumo sobre a EFD p/ SEFAZ-AM sobre a validação das informações do arquivo da EFD pela cláusula décima.
Cláusula décima O arquivo digital da EFD gerado pelo contribuinte deverá ser submetido à validação de consistência de leiaute efetuada pelo software denominado Programa de Validação e Assinatura da Escrituração Fiscal Digital – PVA-EFD que será disponibilizado na internet nos sítios das administrações tributárias das unidades federadas e da RFB.
Nesse sentido, o PVA-EFD também deverá ser utilizado para a assinatura digital e o envio do arquivo por meio da internet (§1º).
Também é válido saber o que se considera a validação de consistência.
Validação de consistência de leiaute do arquivo (§2º):
Ainda, lembre-se que a validação e assinatura deverá ser efetuado antes do envio do arquivo ao ambiente nacional do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED
Vamos aproveitar e relembrar a ordem de processamento na EFD.
Ordem no processo da EFD:
Importante não confundir com o que ocorre na NF-e.
Não confunda:
Pessoal, concluímos o Resumo sobre a EFD para SEFAZ-AM. Espero que tenham gostado do conteúdo.
Salientamos mais uma vez a importância de memorizar por meio de questões, assim não deixe de praticar pelas questões inéditas do nosso sistema de questão.
Sistema de Questões (SQ) – Estratégia Concursos
Gostou do artigo? Siga-nos
https://www.instagram.com/resumospassarin/
Até mais e bons estudos!
Novo concurso da Câmara de Bayeux oferece vagas de níveis fundamental, médio e superior! Foi…
Edital do concurso Guarda de Gravataí publicado para nível médio e salário inicial de R$…
Termina nesta sexta-feira, 5 de dezembro, o prazo para que os candidatos realizem o pagamento…
Se você tinha medo de perder alguma informação importante, não se preocupe! Aqui você confere…
Provas para Auxiliar de Promotoria do MP SP serão aplicadas em 29 de março de…
Confira as principais notícias sobre concursos que marcaram a semana No Resumo da Semana você…