Aos aprovados, deixamos nossos sinceros Parabéns. Ao contrário do que tivemos no XVIII, o índice de aprovação nesse Exame foi substancialmente menor. Isso significa que você se dedicou, fez muito bem a sua parte e obteve aprovação em um Exame difícil! Aproveite o momento e encare o início da sua vida profissional com intrepidez. Parabéns a você aprovado!
Aqueles que não lograram êxito, perseverem! É natural que nesse momento você seja abatido pelo desânimo. Mas lembre-se que erros são prova de que você está tentando: não desista! Procure refletir quais foram os fatores internos e externos que possam ter prejudicado os seus estudos. Essa reflexão é fundamental. Identifique erros que você cometeu, corrija-os e mãos à obra! Falando nisso confira aqui uma lista de erros comuns de quem se prepara para a OAB.
Além disso, é importante analisar as contingências externas que, eventualmente, possam ter atrasado a aprovação. Note, falamos atrasado! Você não perdeu sua chance e não irá desistir! A sua aprovação apenas ficou postergada para o XX Exame ;).
Além de questões como trabalhos e compromissos inadiáveis, podemos identificar algo que pode ter embaraçado a sua aprovação. A prova discursiva do XIX exame foi severa!
Seja pela peça processual de Direito Penal, (contrarrazões de apelação), seja porque o Examinador foi mais exigente, tivemos, aproximadamente, apenas 17.300 aprovados, contra mais de 49.500 aprovados na primeira fase. Isso representa cerca de 35% de aprovação. É muito pouco!
Apenas para você ter ideia, nos três últimos exames tivemos, em números arredondados, 50%, 55% e 47% de candidatos aprovados, respectivamente. Essa redução do percentual afetou, pelos nossos cálculos, aproximadamente 7.800 examinandos!
Tá, e o que fazer?
Como desistir não é opção, o jeito é se adaptar e estudar! Isso mesmo! Nós já tratamos em outros artigos e publicações, aqui no Estratégia OAB, sobre como devemos fazer para nos preparar para o Exame de Ordem. É possível estudar, em um curto período de tempo, com foco e objetividade, identificando os assuntos mais relevantes e priorizando as questões anteriores. É importante, também, montar um planejamento de ação, para não desprezar conteúdos relevantes e, com isso, obter o máximo proveito em pouco tempo. Caso você queira conferir nossas dicas sobre como se preparar para a primeira fase do Exame de Ordem inscreva-se GRATUITAMENTE em nossa página para receber o Raio-X da OAB, com análise estatística de quais assuntos priorizar, para receber também nosso plano de estudo, entre outros materiais gratuitos que poderão auxiliá-lo nessa caminhada.
PARA RECEBER ESSES MATERIAIS GRATUITOS INSCREVA-SE AQUI:
https://www.estrategiaconcursos.com.br/oab/raio-x/
Dito isso, MAIS um aspecto importante: o XIX Exame de Ordem não acabou!
Ao final da relação de aprovados, a OAB divulgou informações relativas aos recursos. Você precisa saber:
O prazo para recurso inicia-se hoje, dia 22 de junho e vai até 25 de junho, sábado! São apenas 4 quatro dias. Procure analisar sua resposta com base no padrão de respostas fornecido pela organizadora. Se entender que é possível recorrer, faça o recurso! Talvez aquele pontinho faltando seja obtido aí! A luta só termina com a guerra vencida!
E onde apresento meu recurso? No site da OAB! LINK: http://oab.fgv.br.
Lembre-se, o recurso não tem “cara” de uma peça processual, tal como a que você fez na prova ou na sua vida profissional. É um documento objetivo (tem limitação de linhas para escrever), no qual você indicará rapidamente os desvios do corretor em relação à régua fornecida pela banca.
Quaisquer outras dúvidas, deixe seu comentário ou no escreva por e-mail, deixaremos um e-mail à disposição de vocês (rst.estrategia@gmail.com).
Para encerrar, caso esteja se preparando para o XX Exame de Ordem, não deixe de conferir nosso cursos em .pdf e em vídeo aulas. Acesse aqui.
Acompanhe nossas publicações aqui no Estratégia Concursos ou siga-nos no Facebook ou Instagram:
Lembre-se de se inscrever em nosso canal do YouTube para recebe nosso vídeos e dicas.
Acompanhe-nos também no Periscope:
Forte abraço e excelentes estudos!
Ricardo Torques
As provas objetivas do concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ) foram aplicadas…
As provas objetivas do concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ) foram aplicadas…
A prova objetiva do concurso para o cargo de Oficial Investigador de Polícia da Polícia…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos públicos.…
Olá, futuro servidor da SEFAZ-SP! Se a não cumulatividade plena é a regra geral da…
Está se preparando para um concurso que cobrará conhecimentos de informática? Nós vamos ajudar você.…
Ver comentários
Olá, o senhor acha que quem fez as questões sem colocar "letra a, b ou c", mas fez em forma de parágrafos e colocando em cada parágrafo a resposta (sim ou não, além das citações do artigo), tem chance do recurso ser provido?