Recursos e análise – Administração Pública – TRE-PB – AJAA

Oi pessoal!

A parte de administração pública da prova de Analista Judiciário – Área Administrativa do TRE-PB teve grande parte das questões de nível intermediário, mas a FCC pisou na bola em algumas questões, que merecem recursos.

Vejamos a análise completa da prova A01, Gabarito tipo 1:

21) “considere que determinada organização…”
Gabarito preliminar: A
Minhas considerações: CERTO. Vimos na aula 08, página 28 e 29.

22) “a palavra motivação refere-se…”
Gabarito preliminar: C.
Minhas considerações: CERTO. Questão interpretativa. Vimos elementos que são a base na aula 07, p.3, combinado com as várias teorias de motivação que falam em recompensas e punições, conforme vimos na respectiva aula.

23) “entre as metodologias”
Gabarito preliminar: D
Minhas considerações: CERTO. Questão um pouco interpretativa. A base do ciclo PDCA é a melhoria contínua (Aula 06, p. 10), podendo interpretar como minimização de erros. O método do caminho crítico, por sua vez, visa garantir que um projeto cumpra seu prazo (aula 03, p. 24-28).

24) “entre os modelos de excelência…”
Gabarito preliminar: E
Minhas considerações: RECURSO COM ELEVADA CHANCE DE SUCESSO! Os fundamentos do Modelo FNQ, segundo apontado pela própria instituição são: 1) Pensamento sistêmico; 2) Atuação em rede; 3) Aprendizado organizacional; 4) Inovação; 5) Agilidade; 6) Liderança transformadora; 7) Olhar para o futuro; 8) Conhecimento sobre clientes e mercados; 9) Responsabilidade social; 10) valorização das pessoas e da cultura; 11) Decisões fundamentadas; 12) Orientação por processos; 13) Geração de valor. (http://www.fnq.org.br/…/modelo-de-excelencia-da…/fundamentos). É exatamente o que vimos na aula 05, p.87-88. Se considerarmos de forma mais interpretativa, os item I e III estariam corretos, pois são fundamentos do Modelo FNQ. Se formos considerar exatamente como está escrito, nenhum deles seria. De uma forma ou de outra, não há resposta na questão que aponte que todos os itens estão errados, ou que os intens I e III estão certos, por isso recomendo que solicitem anulação.

25) “A gestão por competência toma…”
Gabarito preliminar: E
Minhas considerações: RECURSO POSSÍVEL. No mapeamento de competências a organização busca identificar as competências atuais, as competências necessárias nos cargos e funções para o cumprimento da estratégia, e a lacuna de competências a ser desenvolvida (Vimos na aula 09, pág 21). Com base nisso podemos enfrentar essa questão, de natureza mais interpretativa, e perceber que a “identificação do perfil comportamental e técnico ideal para cada cargo ou função” é uma possibilidade concreta. Apesar disso, se você quiser tentar um recurso para anulação, pode afirmar o seguinte:
o propósito do mapeamento de competências é o levantamento das competências necessárias, das existentes e da lacuna de competências. Não há nenhuma alternativa que seja explícita em mencionar esse propósito. Além disso, a alternativa considerada correta no gabarito preliminar (letra E), fala em “cargo ou função”, sendo que é notório que a gestão por competências privilegia o conceito de espaço ocupacional, em detrimento dos conceitos tradicionais de cargo ou função. Assim, mesmo que sob um viés forte de interpretação, a alternativa E também não poderia ser considerada correta.

26) “no estudo do comportamento organizacional…”
Gabarito preliminar: B
Minhas considerações: recurso possível. Questão impossível de prever, por não cobrar nenhum conteúdo, tratando-se apenas de conhecimentos gerais sobre as ciências. Você deve saber (ou lembrar das aulas de matemática no colégio) que todo o estudo, sobre todos os assuntos do mundo, pode ser decomposto em variáveis dependentes (consequências a serem previstas, ou explicadas) e variáveis independentes (explicações ou causas). Apesar disso, “Variáveis dependentes e independentes” não deve ser considerado parte do conteúdo de comportamento organizacional. Trata-se de linguagem própria da epistemiologia, que não é assunto cobrado no Edital. Por essa razão, é possível solicitar anulação da questão.

27) “uma das etapas do processo…”
Gabarito preliminar: A
Minhas considerações: CERTO. Vimos a APPO a partir da página 64 da aula 04. O item I, correto, vimos especificamente na página 67 da aula 04. O Item II, correto, vimos na página 65, da mesma aula. O item III está errado, pois os funcionários participam, mas os objetivos são fixados em consenso, e não pelo líder, como vimos na página 65 da mesma aula.

——————-

Adianto que não há bibliografia adicional para mencionar nos recursos. Na questão sobre a FNQ você deve mencionar a própria Fundação e o link que apontei. Nas demais, o recurso é com base em interpretação do conteúdo em sua forma mais comum, não precisando de bibliografia para contestar.

Um abraço e sucesso!
Prof. Carlos Xavier
www.facebook.com/professorcarlosxavier
https://www.estrategiaconcursos.com.br/…/carlos-xavier-3242/

Carlos Xavier

Ver comentários

Posts recentes

Quais são as principais datas do concurso PM MG?

Provas serão aplicadas em 15/09 e 20/10! Atenção, estrategista: foram republicados os novos editais do…

1 hora atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

2 horas atrás

Concurso EPC PB: comissão formada para novo edital!

Foi instituída uma comissão organizadora para o novo concurso público da Empresa Paraibana de Comunicação…

2 horas atrás

Prefeitura de Aragoiânia lança concurso com 342 vagas

Inscrições abertas A Prefeitura de Aragoiânia, em Goiás, lançou um edital de concurso com objetivo…

2 horas atrás

Concurso Tabatinga: são 959 vagas; provas em julho

Com inscrições encerradas, o concurso da Prefeitura de Tabatinga, no Amazonas, segue para sua etapa…

2 horas atrás

Concursos Saúde: confira as principais notícias da semana!

Quer ficar por dentro das notícias de concursos público da área da Saúde? Neste resumo,…

3 horas atrás