Fiscal - Municipal (ISS)

Recurso Prova ISS-Aracaju – Língua Portuguesa

Olá, futuro AUDITOR!

Para quem não me conhece , meu nome é Patrícia Manzato e sou Professora e Coach aqui no Estratégia Concursos, fazendo parte do Time de Português.

Inicialmente, convido você a me seguir no INSTAGRAM: Instagram da Profª. Patrícia Manzato

O gabarito preliminar da prova do ISS-Aracaju foi divulgado e o Time de Português vê a possibilidade de recurso em uma questão. Por isso, apresentamos aqui o porquê de nossa divergência em relação ao gabarito, que pode ser utilizado como base para seu recurso:

QUESTÃO Nº 10

Em cada uma das opções a seguir é apresentada uma proposta de reescrita para o seguinte trecho do texto CB1A1-II: “A peste, que, pela imparcialidade eficaz com que exercia seu ministério, deveria ter reforçado a igualdade entre nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmos, tornava, ao contrário, mais acentuado no coração dos homens o sentimento da injustiça”. Assinale a opção que apresenta a proposta que mantém a correção gramatical e a coerência do texto.

A) A peste, que, pela imparcialidade eficaz com que exercia seu cargo, deveria reforçar a igualdade entre nossos concidadãos, pelo jogo normal dos egoísmos tornava, ao contrário, mais preciso no coração dos homens o sentimento da injustiça.

B) Pela imparcialidade eficaz com que exercia sua função, a peste, que deveria ter reforçado a igualdade entre nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmos, tornava ao contrário mais acentuado no coração dos homens o sentimento de injustiça.

C) A peste que deveria ter reforçado a igualdade entre nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmo — pela imparcialidade eficaz com que exercia seu ministério — tornava o sentimento de injustiça no coração dos homens mais acentuado, ao contrário.

D) Ao contrário, o sentimento de injustiça tornava-se mais acentuado com a peste no coração dos homens, a qual deveria, pela imparcialidade com que exercia seu ministério, ter reforçado a igualdade entre os nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmos.

E) O sentimento de injustiça no coração dos homens tornava-se mais acentuado com a peste, que deveria, ao contrário — pela imparcialidade eficaz com que exercia seu ministério —, ter reforçado a igualdade entre os nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmos.

GABARITO PRELIMINAR: LETRA E
GABARITO PRETENDIDO: ANULAÇÃO

FUNDAMENTAÇÃO:
O enunciado é claro ao determinar a escolha da opção que apresenta a proposta que mantém a correção gramatical e a coerência do texto. Para tanto, foi considerado como gabarito preliminar a Alternativa (E); porém, é necessário olhar também para a alternativa (B).

A alternativa (B), da mesma forma que a Letra (E), mantém a correção e a coerência do texto.

Em relação à correção, a alternativa (B) não apresenta incorreções: “Pela imparcialidade eficaz com que exercia sua função, a peste, que deveria ter reforçado a igualdade entre nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmos, tornava ao contrário mais acentuado no coração dos homens o sentimento de injustiça”. O trecho deslocado “Pela imparcialidade eficaz com que exercia sua função” está corretamente isolado por vírgulas; a oração subordinada adjetiva explicativa “que deveria ter reforçado a igualdade entre nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmos” foi mantida; da mesma forma que se encontra corretamente pontuado e disposto o predicado verbal do sujeito “a peste” – “tornava ao contrário mais acentuado no coração dos homens o sentimento de injustiça”. Ressalte-se que “ao contrário” tem valor adverbial, ou seja, é uma locução adverbial de curta extensão (até três palavras). Na definição de BECHARA (“Moderna Gramática Portuguesa”. Lucerna, 2001) e CEGALLA (“Moderna Gramática Portuguesa”. Nacional, 2008), a vírgula isolando adjuntos adverbiais deslocados de curta extensão é facultativa – como ocorre na Alternativa (B).

Dessa forma, não se observa incorreção gramatical no trecho reescrito da alternativa (B).

Quanto à coerência do trecho, o original dispunha que “A peste, que, pela imparcialidade eficaz com que exercia seu ministério, deveria ter reforçado a igualdade entre nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmos, tornava, ao contrário, mais acentuado no coração dos homens o sentimento da injustiça”. Em primeiro lugar, observe que a troca semântica entre “ministério” e “função” não compromete a coerência do texto. Da mesma forma, o trecho se mostra coerente na Letra (B): foi mantida a ideia principal de que “a peste” deveria ter cumprido um papel de conciliador ou de mostrar as igualdades entre os indivíduos, mas acabou falhando.

Assim, também quanto à coerência, o trecho reescrito cumpre sua função.

Dessa forma, requer a anulação da questão, em razão da presença de duas reescrituras corretas e coerentes com o texto, a citar as alternativas (E) e (B).

É isso, pessoal!


Grande abraço e boa sorte!

Profª. Patrícia Manzato

E-mail: pmm.concursos@gmail.com

Facebook da Profª Patrícia Manzato

Instagram da Profª Patrícia Manzato

Patrícia Cristina Biazao Manzato Moises

Posts recentes

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

3 horas atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

5 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

6 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

6 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

6 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

6 horas atrás