Saiba se os cargos que você disputa no CNU 2025 terão Avaliação de Títulos!
Passou para a 2ª fase do gigante Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025? Então, está na hora de descobrir quais serão os próximos passos do certame.
Primeiro, é importante ressaltar que a 2ª fase do ENEM dos concursos consistirá em uma prova discursiva ou redação, a depender do nível de escolaridade do cargo.
O exame será oficialmente aplicado daqui a menos de um mês, no dia 7 de dezembro e, claro, somente para candidatos aprovados na primeira fase.
Apesar disso, entre a aplicação dos exames presenciais, a FGV já planeja receber as titulações de cada candidato que precisará passar pela Avaliação de Títulos no CPNU.
Conforme recente retificação, o cronograma prevê a convocação para a respectiva etapa ainda nesta sexta-feira (14), com envio dos títulos para entre 14 e 19 de novembro.
Dessa forma, você precisa ficar atento se o seu cargo precisa de avaliação de títulos ou não. Veja logo abaixo:
Sem enrolação, todas as carreiras contempladas no CNU 2025 terão de passar pela Avaliação de Títulos. Esta etapa, no entanto, é diferente dependendo do nível de formação.
A nota máxima que a pessoa candidata poderá obter na Avaliação de Títulos será de 2 pontos para Nível Intermediário, e de 5 pontos para Nível Superior, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados possa superar esses números.
Para cada cargo/especialidade ofertados, serão considerados e pontuados os títulos presentes nas disposições dos Quadros de Atribuição de Pontos para a Avaliação de Títulos, disponíveis nos Anexos dos Blocos Temáticos em que houver avaliação de títulos.
Vale ressaltar que a ausência do envio de títulos não elimina o candidato, sendo a ele computada a pontuação 0 na Avaliação de Títulos para o cálculo da pontuação final.
Para os cargos de Nível Superior, a Prova Discursiva será composta por 2 questões, valendo 22,5 pontos cada, podendo totalizar 45 pontos.
Para os cargos de Nível Intermediário, a Prova Discursiva será composta por Redação em formato dissertativo-argumentativo e poderá totalizar 30 pontos.
As Provas Discursivas deverão ser respondidas em até 30 linhas. A avaliação da Prova Discursiva considerará como critérios o domínio dos Conhecimentos Específicos, que corresponderá a 50% da nota total, e o uso da Língua Portuguesa, que corresponderá aos 50% restantes para Nível Superior.
Para a Redação de Nível Intermediário, 100% da nota será referente ao uso da Língua Portuguesa.
Na avaliação do Domínio dos Conhecimentos Específicos, será considerada a capacidade de a pessoa candidata mobilizar conceitos, técnicas e práticas próprias das Áreas de Conhecimento contempladas pelo respectivo Bloco Temático.
Serão observados aspectos como a compreensão e o desenvolvimento dos temas propostos, a adequação conceitual, a pertinência em relação ao assunto abordado e o atendimento aos tópicos solicitados.
Na avaliação do uso da Língua Portuguesa, será analisada a capacidade da pessoa candidata de empregar a norma culta, demonstrando domínio ortográfico, gramatical e textual. Serão considerados aspectos como a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), além da coerência e coesão na exposição das ideias.
Caso a Prova Discursiva da pessoa candidata receba nota 0 no critério de Conhecimentos Específicos, a correção quanto ao uso da norma culta da Língua Portuguesa não será realizada e a pessoa candidata será eliminada do Concurso Público Nacional Unificado.
Para mais informações sobre o CNU 2025, além de quais cargos terão a Avaliação de Títulos, acesse abaixo!
Saiba mais: CNU
Concurso IPECE ofertará 36 vagas; edital iminente! Após 18 anos, o Instituto de Pesquisa e…
Novo concurso da Câmara de Brotas tem salário inicial de até R$ 9,8 mil! Foram…
Edital do novo concurso PC SC terá oportunidades para Oficial Investigador de Polícia! É iminente…
A área Administrativa tem sido contemplada com muitas vagas na carreira pública nos últimos anos.…
Os concursos da região Sul do país oferecem diversas oportunidades para os concurseiros. A região…
Editais nas áreas de segurança, legislativa, tribunal, educação, saúde, controle e mais… Veja as oportunidades…