Executivo (Administrativa)

Quais cargos terão Avaliação de Títulos no CNU 2025?

Saiba se os cargos que você disputa no CNU 2025 terão Avaliação de Títulos!

Passou para a 2ª fase do gigante Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025? Então, está na hora de descobrir quais serão os próximos passos do certame.

Primeiro, é importante ressaltar que a 2ª fase do ENEM dos concursos consistirá em uma prova discursiva ou redação, a depender do nível de escolaridade do cargo.

O exame será oficialmente aplicado daqui a menos de um mês, no dia 7 de dezembro e, claro, somente para candidatos aprovados na primeira fase.

Apesar disso, entre a aplicação dos exames presenciais, a FGV já planeja receber as titulações de cada candidato que precisará passar pela Avaliação de Títulos no CPNU.

Conforme recente retificação, o cronograma prevê a convocação para a respectiva etapa ainda nesta sexta-feira (14), com envio dos títulos para entre 14 e 19 de novembro.

Dessa forma, você precisa ficar atento se o seu cargo precisa de avaliação de títulos ou não. Veja logo abaixo:

Quais cargos terão Avaliação de Títulos no CNU 2025?

Sem enrolação, todas as carreiras contempladas no CNU 2025 terão de passar pela Avaliação de Títulos. Esta etapa, no entanto, é diferente dependendo do nível de formação.

A nota máxima que a pessoa candidata poderá obter na Avaliação de Títulos será de 2 pontos para Nível Intermediário, e de 5 pontos para Nível Superior, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados possa superar esses números.

Para cada cargo/especialidade ofertados, serão considerados e pontuados os títulos presentes nas disposições dos Quadros de Atribuição de Pontos para a Avaliação de Títulos, disponíveis nos Anexos dos Blocos Temáticos em que houver avaliação de títulos.

Vale ressaltar que a ausência do envio de títulos não elimina o candidato, sendo a ele computada a pontuação 0 na Avaliação de Títulos para o cálculo da pontuação final.

Como será a prova discursiva do CNU 2025?

Para os cargos de Nível Superior, a Prova Discursiva será composta por 2 questões, valendo 22,5 pontos cada, podendo totalizar 45 pontos.

Para os cargos de Nível Intermediário, a Prova Discursiva será composta por Redação em formato dissertativo-argumentativo e poderá totalizar 30 pontos.

As Provas Discursivas deverão ser respondidas em até 30 linhas. A avaliação da Prova Discursiva considerará como critérios o domínio dos Conhecimentos Específicos, que corresponderá a 50% da nota total, e o uso da Língua Portuguesa, que corresponderá aos 50% restantes para Nível Superior.

Para a Redação de Nível Intermediário, 100% da nota será referente ao uso da Língua Portuguesa.

Na avaliação do Domínio dos Conhecimentos Específicos, será considerada a capacidade de a pessoa candidata mobilizar conceitos, técnicas e práticas próprias das Áreas de Conhecimento contempladas pelo respectivo Bloco Temático.

Serão observados aspectos como a compreensão e o desenvolvimento dos temas propostos, a adequação conceitual, a pertinência em relação ao assunto abordado e o atendimento aos tópicos solicitados.

Na avaliação do uso da Língua Portuguesa, será analisada a capacidade da pessoa candidata de empregar a norma culta, demonstrando domínio ortográfico, gramatical e textual. Serão considerados aspectos como a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), além da coerência e coesão na exposição das ideias.

Caso a Prova Discursiva da pessoa candidata receba nota 0 no critério de Conhecimentos Específicos, a correção quanto ao uso da norma culta da Língua Portuguesa não será realizada e a pessoa candidata será eliminada do Concurso Público Nacional Unificado.

Para mais informações sobre o CNU 2025, além de quais cargos terão a Avaliação de Títulos, acesse abaixo!

Saiba mais: CNU


Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Ronaldo Scanavini Neto

Graduando em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Integra a equipe de jornalismo do Estratégia Concursos desde 2023, atuando com ênfase na cobertura da área fiscal. Também realiza a apuração e produção de notícias sobre concursos federais, órgãos participantes do CNU e das áreas de controle, gestão, engenharia, Exame CFC, comunicação social TI e área de concursos administrativos.

Posts recentes

Concurso CEFET MG: banca definida!

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET MG) definiu a banca do…

11 minutos atrás

Concurso TRT 24 (MS) é novamente suspenso!

Apesar da nova suspensão, resultado final já foi divulgado! Foi novamente suspenso o concurso do…

12 minutos atrás

Quais as etapas do concurso Bombeiros ES? Veja os detalhes!

Candidatos do novo concurso Bombeiros ES 2026 serão avaliados por oito etapas. Veja todos os…

18 minutos atrás

Concurso SES DF: editais em breve! 2,6 mil vagas previstas

Novos editais do concurso SES DF são aguardados para os próximos meses. PSS com 300…

26 minutos atrás

Concurso Prefeitura de Piumhi: mais de 400 vagas, inscreva-se!

Está na praça o edital de concurso público da Prefeitura de Piumhi, cidade em Minas…

32 minutos atrás

Concurso IBGE 2026: últimas notícias e situação hoje

Concurso IBGE Temporários: Detalhamos a situação atual do certame e reunimos as últimas notícias que…

41 minutos atrás