Prova comentada TCE/PA – Cargo 37 – Administração

Oi pessoal!

Achei a prova do Cargo 37 do TCE/PA bem difícil no conteúdo de administração, o que vocês acharam?! Ainda assim, praticamente todo o conteúdo abordado estava em nosso curso! Imagino que alguns de vocês tenham ido muito bem!

Seguinte: vislumbro apenas uma possibilidade de recurso, na questão 59.

Ainda assim, consegui tempo para comentar todas as questões de administração da prova, que estão abaixo:

Com relação à evolução da administração, julgue os itens a seguir.

 

51 Conforme a teoria clássica da administração, o ato de administrar compreende prever ou planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar, e as funções básicas das organizações são as seguintes: técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e administrativas.

Comentário:

A assertiva está perfeita, trazendo os elementos essenciais da Teoria Clássica.

GABARITO: Certo.

 

52 A teoria das relações humanas foi pioneira ao considerar, na administração das organizações, a importância da integração social dos empregados, a importância do conteúdo do cargo para os trabalhadores e a atenção a formas de recompensas não materiais.

Comentário:

De fato, a teoria das relações humanas, de Elton Mayo, foi a primeira a considerar a importância do grupo social, com conteúdo do cargo e as recompensas não materiais (especificamente as sociais).

GABARITO: Certo.

 

53 A organização racional do trabalho, uma importante contribuição da teoria ou escola da administração científica à melhoria da produtividade das organizações, teve como base os estudos de tempos e movimentos, o estudo da fadiga humana, a divisão do trabalho, a especialização do operário e o desenho de cargos e salários.

Comentário:

A ORT realmente é oriunda da Teoria da Administração Científica, com todas as suas contribuições dentro do que está exposto pelo item, que está correto.

GABARITO: Certo.

 

A respeito da evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens subsequentes.

54 Os princípios da administração pública gerencial, surgida no fim do século XX, incluem o combate ao nepotismo e à corrupção, por meio do controle rígido dos processos organizacionais e dos procedimentos operacionais, modo mais seguro de combatê-los.

Comentário:

A administração pública gerencial foi criada na segunda metade do século XX. Ela não é voltada ao combate ao nepotismo e à corrupção, mas sim ao melhor atendimento das demandas dos cidadãos. O modelo de administração pública voltado ao controle de processos, combate ao nepotismo e corrupção é o da burocracia.

GABARITO: Errado.

 

55 A criação das primeiras carreiras administrativas na administração pública e a busca pela adoção do concurso como forma de acesso ao serviço público são características do modelo de administração burocrática, implantado na década de 30 do século passado.

Comentário:

No Brasil, a criação de carreiras administrativas no serviço público e as primeiras tentativas de implantação do concurso público se dão nas reformas burocráticas da Década de 1930.

GABARITO: Certo.

 

56 Com o fim da ditadura militar, em 1985, e a retomada da democratização do Brasil, houve um significativo avanço na modernização da administração pública.

Comentário:

Com o fim da ditadura militar e a instituição da nova Constituição, o que houve foi um verdadeiro retrocesso burocrático, e não uma modernização.

GABARITO: Errado.

 

Acerca do processo administrativo, julgue os itens que se seguem.

57 Situação hipotética: Durante o ciclo de planejamento, determinada organização, levando em consideração sua área de atuação e as necessidades de seus stakeholders, definiu o seu propósito, em um texto único. Assertiva: Nesse caso, a atividade descrita consiste no estabelecimento da visão da organização.

Comentário:

O propósito de uma organização, ou sua razão de existir, constitui a sua missão, e não a visão de futuro (que é o “como a organização se vê no futuro”)

GABARITO: Errado.

 

58 A análise SWOT é uma importante ferramenta de apoio ao diagnóstico organizacional, que permite a uma organização identificar pontos fracos para o alcance dos seus objetivos, como, por exemplo, detectar a impossibilidade de acesso a matérias-primas disponíveis no mercado e necessárias à realização de seu negócio.

Comentário:

Questão difícil e muito bem feita. Em primeiro lugar, a análise SWOT realmente auxilia o diagnóstico organizacional. Além disso, permite identificação dos pontos fracos (juntamente com os fortes, oportunidades e ameaças).

A dúvida agora paira: a impossibilidade de acesso a matérias-primas disponíveis no mercado é um aspecto interno-controlável ou externo e incontrolável?

R.: interno, pois a própria organização é que não tem acesso às matérias-primas, podendo reverter isso por meio de ações organizacionais do setor de compras!

Deste modo, trata-se de uma fraqueza da organização e, por isso, a assertiva está correta.

GABARITO: Certo.

 

59 Um tribunal de contas que se encontre em processo de planejamento deverá elaborar um diagnóstico das suas condições de trabalho e das perspectivas de mudanças na sociedade, determinar os objetivos a serem alcançados e as ações a serem adotadas para alcançá-los, além de definir e distribuir as responsabilidades pela execução das ações.

Comentário:

O processo de planejamento envolve um diagnóstico e análise de cenário, além da determinação de objetivos, ações e “colocação” dos recursos (CHIAVENATO, 2007, p.134). Apesar disso, distribuir responsabilidades também pode ser entendido como função de “direção”, já que é a “aplicação de recursos” na prática, com vistas à ação empresarial e liderança (CHIAVENATO, 2007, p. 134). Por isso, recomendo que entrem com recurso solicitando a anulação da questão, já que é possível entender o assunto de diferentes formas.

CHIAVENTO, Idalberto. Administração: Teoria, Processo e Prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

 

GABARITO: Errado.

 

Julgue os próximos itens, relativos a BSC (balanced scorecard), a administração por objetivos e a características e tipos de controle.

60 O BSC é um instrumento integrado à estratégia organizacional embasado em indicadores referentes às perspectivas financeira, do cliente, dos processos internos e da aprendizagem e crescimento.

Comentário:

O BSC de fato é um instrumento integrado ao planejamento e à gestão estratégica da organização, possuindo quatro perspectivas típicas: financeira, cliente, processos internos, aprendizado e crescimento.

GABARITO: Certo.

 

61 Situação hipotética: Em determinada organização, os objetivos são definidos pela gerência e os gerentes orientam seus subordinados oferecendo-lhes os recursos necessários à execução das tarefas. Periodicamente, gerentes e subordinados avaliam os resultados e, em seguida, reavaliam os objetivos, os meios e os recursos necessários para seu alcance. Assertiva: Essa organização adota a administração por objetivos como forma de gestão.

Comentário:

Na administração por objetivos gerentes e funcionários definem objetivos em conjunto, sendo necessária a aceitação dos objetivos pelos funcionários. Além disso, é necessária a prévia distribuição de recursos para o alcance dos objetivos e o feedback contínuo, para posterior análise do alcance dos resultados, também em conjunto.

Note que isso é bem diferente do que está posto na questão!

GABARITO: Errado.

 

62 O controle do tipo feedback baseia-se nas seguintes quatro etapas: estabelecimento de padrões de desempenho; mensuração do desempenho; comparação do desempenho com os padrões estabelecidos; e elaboração da informação acerca dos desvios ou da distância entre o desempenho medido e os padrões estabelecidos.

Comentário:

O feedback é a retroação de informação sobre o próprio desempenho, não sendo constituído com base nas etapas propostas pelo item.

GABARITO: Errado.

 

 

63 Situação hipotética: Após o planejamento, determinada organização elaborou e divulgou políticas e normas de funcionamento das ações organizacionais como forma de balizar a atuação de seus funcionários. Assertiva: Nessa situação, a organização implantou o controle do tipo preliminar.

Comentário:

Questão difícil.

Controle preliminar, ex-ante, ou pré-ação, é o controle que ocorre antes mesmo das ações, como forma de garantir a existência de recursos. Exemplos típicos são os orçamentos financeiros e cronogramas, que alocam dinheiro e tempo na atividade, controlando a disponibilidade dos recursos antes mesmo da atividade ser realizada.

A instituição de políticas e normas nada tem a ver com os principais tipos de controle: pré-ação, de direção, ou pós ação. Assim, qualquer um desses tipos poderia se beneficiar das normas e políticas estabelecidas.

Deste modo, o requisito necessário para que um controle seja do tipo preliminar não foi posto pela questão, que está errada.

GABARITO: Errado.

 

Com relação a liderança, motivação e comunicação, julgue os itens seguintes.

64 Conforme a teoria da hierarquia das necessidades, os indivíduos se motivam para alcançar a sua realização pessoal imediatamente após suas necessidades sociais, como amizade, relacionamentos e trabalho em equipe, terem sido satisfeitas.

Comentário:

Não tem nenhum sentido. A Teoria de Maslow (hierarquia das necessidades) propõe apenas que os indivíduos se motivarão para realizar ações que permitam a satisfação de suas necessidades que não insatisfeitas.

GABARITO: Errado.

 

65 Excesso de mensagens, linguagem inadequada utilizada pelo emissor, desatenção e falta de preparo do receptor são exemplos de ruídos e interferências na comunicação, que podem comprometer a interpretação adequada de uma mensagem pelo seu receptor.

Comentário:

Questão mais interpretativa, trazendo exemplos corretos de problemas de comunicação que podem comprometer a correta interpretação de uma mensagem.

GABARITO: Certo.

 

66 O líder que apresenta o poder de referência é aquele que influencia uma equipe pelo respeito por seus conhecimentos, além de apresentar habilidades relacionadas às atividades desempenhadas pela sua equipe

Comentário:

O simples respeito pelos conhecimentos do líder pelo liderado não caracteriza o poder de referência, mas sim o poder de especialização. O poder de referência pede algo mais: uma relação de sentimentos positivos onde o liderado deseja se tornar o líder (inclusive, por conta dos seus conhecimentos). Assim, a legitimidade pública e o carisma do líder possuem papel fundamental para caracterizar o poder de referência.

A questão segue errada quando afirma que o líder com poder de referência deve apresentar habilidades relacionadas às atividades desempenhadas pela equipe. Isso não tem nenuma base teórica, e está errado!

GABARITO: Errado.

 

No que se refere aos processos de recrutamento e de seleção de pessoas, julgue os itens subsequentes.

84 Do ponto de vista de aplicação, as organizações devem recorrer ao recrutamento externo, uma vez que o mercado de recursos humanos dispõe de candidatos mais capacitados para atuarem nas empresas.

Comentário:

Questão totalmente sem sentido. Nem sempre o mercado de RH possui candidatos mais capacitados do que a própria empresa! Cada caso é um caso!

GABARITO: Errado.

 

85 A introdução de novos profissionais nas organizações é entendida como uma desvantagem do processo de recrutamento externo, uma vez que novos contratados tendem a desestabilizar culturas organizacionais consolidadas.

Comentário:

Ao contrário!!! A introdução de novos funcionários permite a oxigenação da organização, por isso é tida como uma vantagem do recrutamento externo.

GABARITO: Errado.

 

86 Entre as técnicas de seleção de pessoal inclui-se a aplicação de testes psicométricos, os quais constituem uma medida objetiva e padronizada de amostra de comportamento no que se refere às aptidões das pessoas.

Comentário:

Testes psicométricos realmente medem o comportamento das pessoas de forma objetiva e padronizada, sendo comumente utilizados na seleção de pessoal.

GABARITO: Certo.

 

87 Os objetivos do processo de recrutamento incluem atrair candidatos qualificados para uma organização.

Comentário:

Perfeito! Recrutamento serve justamente para anunciar as vagas e atrais candidatos qualificados!

GABARITO: Certo.

 

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de pessoas.

88 Nas organizações, ações de treinamento, desenvolvimento e educação devem estar em contínua mudança, a fim de atender às demandas de diferentes contextos e modelos de administração.

Comentário:

A primeira parte da questão é subjetiva, pois não é necessário que as organizações estejam sempre mudando suas ações de capacitação. Apesar disso, a assertiva é baseada na justificativa de necessidade de adaptação ao contexto e ao modelo de administração utilizado, o que faz muito sentido!

Assim, a primeira parte da questão, se estivesse solta, poderia ser considerada errada. Ainda assim, com a justificativa apresentada, ela se torna correta!

GABARITO: Certo.

 

89 Descrição de cargos consiste no detalhamento dos conhecimentos, das habilidades, das capacidades para o desempenho de conteúdo e das responsabilidades exigidas para a atuação profissional em um determinado cargo.

Comentário:

Descrição do cargo é voltada para o conteúdo do próprio cargo, e não os requisitos do ocupante do cargo – que é típica da etapa de análise de cargos.

GABARITO: Errado.

 

 

90 A nova abordagem acerca de gestão de pessoas superou o conceito de pessoas como simples recursos organizacionais, de modo que os colaboradores passaram a ser concebidos como seres dotados de inteligência, personalidade, competências, aspirações e percepções singulares.

Comentário:

De fato, a abordagem mais recente de gestão de pessoas supera a visão de que elas são recursos, entendendo que elas são verdadeiros seres humanos que atuam em parceria com a organização.

GABARITO: Certo.

 

Com relação à gestão da qualidade, julgue os itens a seguir.

91 A geração de valor corresponde a um fundamento da gestão pública contemporânea que visa alcançar resultados consistentes e duradouros para assegurar o aumento de valor tangível e intangível a todas as partes interessadas.

Comentário:

Questão mais interpretativa do que o normal. A gestão pública contemporânea realmente busca gerar valor para a sociedade e demais stakeholders da ação pública, por isso a preocupação com a efetividade da ação pública.

GABARITO: Certo.

 

92 No processo de garantia da qualidade total, é necessário que a auditoria dos sistemas de qualidade englobe, além do processo produtivo da própria organização, os seus fornecedores de materiais.

Comentário:

O processo de garantia da qualidade total perpassa toda a cadeia produtiva, conforme informado pela assertiva.

GABARITO: Certo.

 

93 A implementação de um departamento de qualidade tem como objetivo básico a ênfase na correção de defeitos.

Comentário:

Um departamento de qualidade deve buscar, numa visão contemporânea, a construção da qualidade em todas as ações, produtos e serviços da organização, e não a mera correção de defeitos.

GABARITO: Errado.

 

94 O Modelo de Excelência em Gestão® (MEG) é considerado um modelo de referência e aprendizado no qual existe prescrição para a implementação de práticas de gestão.

Comentário:

Um departamento de qualidade deve buscar, numa visão contemporânea, a construção da qualidade em todas as ações, produtos e serviços da organização.

GABARITO: Errado.

 

 

Julgue os itens subsecutivos, a respeito da gestão de projetos e da gestão de processos.

95 Os processos primários de uma organização, quando agrupados, tendem a traduzir a cadeia de valor da entidade.

Comentário:

Os processos primários são aqueles que agregam valor diretamente para o cliente. Sendo assim, é claro que sua integração permite a visualização da cadeia de valor da entidade, em suas atividades finalísticas. A não inclusão das atividades de suporte na cadeia de valor verificada não inviabiliza o gabarito da questão, que está certa.

GABARITO: Certo.

 

96 Para aprovar ou não o início da execução de um projeto, o gerente deve realizar uma análise do valor agregado (EVA – earned value analysis), a fim de demonstrar às partes interessadas o retorno financeiro que o projeto pode trazer para a organização.

Comentário:

A análise financeira de um projeto para se decidir sobre seu início ou não se dá por meio da análise do valor presente líquido – VPL – em comparação à taxa mínima de atratividade (TMA). A técnica EVA é específica para unir escopo, cronograma e recursos, comparando o planejamento de um projeto ao que foi efetivamente realizado.

GABARITO: Errado.

 

97 A declaração e a exclusão do escopo objetivam alinhar as expectativas das partes interessadas no projeto.

Comentário:

O escopo (seja sua declaração ou exclusão) esclarece o que será executado no projeto e quais os resultados esperados, por isso ajuda a alinhar as expectativas de seus stakeholders.

GABARITO: Certo.

 

 

98 Um dos impactos positivos da aplicação de práticas e de tecnologias de apoio ao gerenciamento de processos de negócio nas organizações é a agilidade na disponibilização de novos serviços e produtos para os clientes.

Comentário:

A gestão de processos e suas tecnologias realmente permitem maior agilidade para disponibilizar produtos e serviços.

GABARITO: Certo.

 

99 O mapeamento de processos, realizado pela camada de negócio das organizações, resulta em um modelo executável pronto para ser utilizado pelo time de automação.

Comentário:

O mapeamento resulta apenas em um levantamento de como o processo é feito atualmente. Essa questão não tem sentido!

GABARITO: Errado.

 

100 A adoção de um programa de gestão da qualidade e a obtenção de uma certificação ISO 9000 são fatores que motivam as iniciativas de gerenciamento de processos de negócio

Comentário:

Iniciativas para a gestão de qualidade, como as mencionadas pela questão, realmente servem de base para o gerenciamento de processos, já que é a qualidade deles que será melhorada!

GABARITO: Certo.

Abraço e sucesso!

Prof. Carlos Xavier

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Carlos Xavier

Ver comentários

  • Professor, comentário repetido da 93 na 94:

    94 O Modelo de Excelência em Gestão® (MEG) é considerado um modelo de referência e aprendizado no qual existe prescrição para a implementação de práticas de gestão.

    Comentário:

    Um departamento de qualidade deve buscar, numa visão contemporânea, a construção da qualidade em todas as ações, produtos e serviços da organização.

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