Vetos incompatíveis com o teto constitucional de salários foram feitos!
Resumo da notícia
- Presidente Lula sanciona reajuste para servidores da Câmara e do Senado com vetos ao excedente do teto.
- Objetivo é atualizar as tabelas salariais e adequar as normas internas às demandas administrativas atuais.
- Os vetos presidenciais focaram em dispositivos que poderiam ultrapassar o limite constitucional de remuneração do serviço público.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou as leis que concedem reajuste salarial às carreiras da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Tribunal de Contas da União (TCU).
O texto prevê a recomposição salarial e ajustes na estrutura das carreiras, incluindo mudanças em gratificações e dispositivos.
De acordo com o governo, o objetivo é atualizar as tabelas salariais e adequar as normas internas às demandas administrativas atuais.
Concurso Câmara dos Deputados
Preparação completa para a carreira!
Trechos das leis são vetados
O presidente vetou trechos considerados incompatíveis com o teto constitucional do funcionalismo público. Entre eles, estão dispositivos que poderiam gerar pagamentos acima do limite remuneratório, como vantagens financeiras com impacto acumulativo e possibilidade de efeitos retroativos.
Ainda segundo o Executivo, os vetos preservam o equilíbrio fiscal e evitam interpretações que permitam remuneração superior ao teto vigente no serviço público federal.
Agora, os vetos serão analisados em sessão conjunta pelo Congresso Nacional, podendo ser mantidos ou derrubados.
Sabia que a Câmara dos Deputados tem dois editais em andamento? Para conferir os detalhes, acesse o link abaixo!
Saiba mais: concurso Câmara dos Deputados
Quer saber tudo sobre os concursos previstos? Confira nossos artigos!
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Diogo MendesDiogo Mendes é jornalista formado pela Universidade Paulista, com experiência em redações de diversos veículos e na produção de conteúdos especializados em concursos públicos. Desde 2019, atua no Estratégia Concursos como Jornalista e Analista de Conteúdo, com foco na apuração de informações junto a órgãos e fontes oficiais. Dedica-se especialmente à produção de notícias e reportagens sobre Concursos Legislativos, além de acompanhar diariamente os concursos policiais, bancários e da área da saúde.