Categorias: Concursos Públicos

Pós-Graduação a distância: saiba como impulsionar sua carreira

Pós-graduação a distância pode alavancar sua carreira

Atualmente, mais de 7.000.000 milhões de estudantes já estão matriculados em cursos de graduação e pós-graduação a distância.

O Censo da Educação Superior, realizado pelo INEP, constata uma tendência de crescimento: enquanto a pós-graduação presencial apresentou queda nas matrículas, a modalidade a distância registrou um crescimento de 17,6% nos últimos dois anos.

Mas por qual motivo a pós-graduação a distância vem crescendo tanto?

São vários os motivos que levam as pessoas a buscarem cada vez mais uma pós-graduação EAD.

  • Primeiro, com o avanço da tecnologia, hoje já é possível aliar ensino a distância e educação de qualidade.
  • Segundo, uma pós-graduação a distância resolve o problema de pessoas que sofrem com a falta de tempo mas que buscam o aprimoramento pessoal.
  • Terceiro, os custos de uma pós-graduação EAD são bem mais razoáveis do que uma pós-graduação presencial.

Neste artigo, nosso objetivo é explicar em linhas gerais como funciona uma pós-graduação a distância, bem como suas vantagens. Também explicaremos alguns detalhes da pós-graduação Unileya, em aliança acadêmica com o Estratégia.

1) Como funciona uma pós-graduação a distância?

Um curso de pós-graduação EAD, assim como um curso presencial, é dividido em módulos. Depois de matriculado, o aluno ganha uma senha de acesso ao portal da instituição para começar seus estudos.

Lá, terá acesso aos conteúdos (vídeos, PDFs, slides) de cada módulo do curso. É nessa plataforma que o estudante também tem acesso às atividades propostas e pode tirar dúvidas com o professor que ministra a respectiva disciplina.

Ao final do curso, o estudante terá que se submeter a uma avaliação final para que ganhe a especialização.

Conheça a Pós-Graduação EAD Estratégia – Unileya

2) Para quem se destina uma pós-graduação EAD?

A pós-graduação EAD evoluiu muito nos últimos anos e vem acompanhando o constante desenvolvimento tecnológico. Hoje, mesmo que você resida em uma pequena cidade do interior, longe dos grandes centros urbanos e das faculdades tradicionais, já é possível ter acesso a essa modalidade de ensino.

A pós-graduação EAD alcança pessoas sem tempo de frequentar um curso presencial por terem uma rotina atribulada, equilibrando-se, por exemplo, entre o trabalho e os filhos.

O aluno pode assistir às aulas em sua casa, nos finais de semana, pela manhã, de madrugada, em qualquer lugar do planeta. Assim, a rotina e o ritmo de estudo podem seguir uma dinâmica muito pessoal.

Outro fator que caracteriza uma pós-graduação EAD é o seu valor. Em geral, o investimento feito pelo aluno pode ser 50% inferior ao valor que seria pago em uma universidade ou faculdade presencial. Isso porque, na modalidade EAD, é comum estarem ausentes custos que pesam muito na mensalidade, como o aluguel de grandes espaços para as aulas.

Assim, uma pós-graduação EAD se destina a qualquer pessoa que busque o aperfeiçoamento profissional. Se você busca economia e flexibilidade geográfica e de tempo, a modalidade a distância atende muito bem às suas necessidades.

Fazer uma pós-graduação a distância tem potencial para alavancar sua carreira. Segundo dados da 54a edição da pesquisa da Catho Educação, realizada com mais de 2 milhões de profissionais, em mais de 25.000 empresas, ter uma pós-graduação pode significar um aumento de até 118% em sua remuneração, a depender do cargo ocupado.

Aula de Direito Tributário da Pós-Graduação EAD, com Prof. Leandro Paulsen

3) Uma Pós-Graduação a distância pode ajudar na preparação para concursos públicos?

A resposta é “sim” e por dois motivos. O primeiro é que muitos cursos de pós-graduação EAD são voltados para quem almeja a carreira pública e tem interesse em atuar como gestor, analista ou técnico.

Assim, diversas matérias que são cobradas nos certames (Direito Administrativo, Orçamento Público, Direito Constitucional, Direito Penal, Administração Geral e Pública…) podem ser vistas em profundidade nos cursos de pós-graduação EAD.

O segundo motivo: para alguns cargos na administração pública é exigido um curso de especialização/pós-graduação como requisito básico ou mesmo como fator classificatório (agregando pontos e colocando o candidato em uma posição melhor). Trata-se da famosa prova de títulos. Dessa forma, se a intenção é alcançar cargos mais altos no serviço público, uma pós-graduação EAD pode ser muito útil.

Mais detalhes sobre como a Pós-Graduação pode auxiliar nos seus estudos para concursos públicos

4) Qual é a metodologia da Pós-Graduação EAD Estratégia-Unileya?

A maior instituição do país na oferta de cursos de pós-graduação a distância é a Faculdade Unileya. Em 2018, ela se uniu ao Estratégia, em aliança acadêmica, para ofertar cursos focados em servidores públicose aspirantes à carreira pública.

Na pós-graduação EAD Estratégia-Unileya, os cursos possuem duração de 9 meses e são montados por mestres e doutores dedicados ao estudo da administração pública. Além disso, profissionais que têm experiência prática no setor público – juízes, promotores de justiça, auditores fiscais, analistas e gestores públicos – integram a equipe de professores.

Na plataforma de estudo, é disponibilizada uma disciplina por mês – com suas respectivas videoaulas, PDFs, e atividades avaliativas que obedecem a prazos de respostas. A plataforma é compatível com tablets e smartphones.

Os cursos são realizados integralmente a distância e incluem um encontro presencial ao final do curso para a realização da prova final, que poderá ser agendada em qualquer capital e no DF.

Aula de Direito Constitucional da Pós-graduação à distância, com o Prof. André Ramos Tavares

5) Quais cursos são oferecidos pela Pós-Graduação EAD Estratégia-Unileya?

Atualmente, há 8 (oito) cursos de Pós-Graduação:

  • Direito Administrativo e Gestão Pública
  • Direito Público
  • Gestão Orçamentária e Financeira
  • Gestão Tributária e Auditoria no Setor Público
  • Investigação Criminal e Legislação Penal
  • Contabilidade Gerencial
  • Contabilidade Pública
  • Contabilidade Societária

Conheça a Pós-Graduação EAD Estratégia-Unileya

(*) Os assinantes da Assinatura Ilimitada do Estratégia têm direito a 15% de desconto na Pós-Graduação.

(**) Alunos do Programa de Coaching têm direito a 20% de desconto na Pós-Graduação.

6) O que é preciso para ir bem em uma pós-graduação a distância?

Não é porque o ensino é a distância que o aluno pode renunciar a requisitos básicos do aprendizado, como planejamento e dedicação. Pelo contrário, o aluno de um curso de pós-graduação EAD precisa ter um comportamento proativo, sendo gestor do seu próprio conhecimento.

A primeira dica para ir bem em uma pós-graduação a distância é: planeje-se… em dobro.

Em um curso EAD, você terá que cumprir boa parte da carga horária por conta própria. Sem um planejamento correto, pode acabar perdendo o ritmo e a produtividade nos estudos. O ideal é planejar uma certa quantidade de horas para estudar por semana, como se estivesse em um curso presencial, seguindo esse ritmo durante todo o curso. Imprevistos, claro, acontecem, mas eles não podem se tornar uma desculpa constante.

Outro ponto muito importante: participe. O curso é online, mas isso não significa que seja feito por máquinas. Participar dos fóruns e chats é importante para seu aprendizado em um ambiente EAD. Portanto, faça uso desses instrumentos a seu favor. Eles também são um meio importante de enviar dúvidas e sugestões para aprimorar o próprio curso – além, é claro, de proporcionar um relacionamento mais próximo com a equipe de professores.

Estar com seus dispositivos tecnológicos afiados é, também, uma forma de aproveitar melhor sua pós-graduação EAD. Com aulas que dependem de conexão à internet e são visualizadas em notebooks, celulares e tablets, é sempre bom conferir se essa estrutura não vai te deixar na mão tão logo você inicie o curso.

E, por fim, tenha em mente que uma pós-graduação deve servir a um propósito de vida, seja qual for o seu. Foque nesse propósito e ele irá impulsionar sua dedicação aos estudos.

Conheça a Pós-Graduação EAD Estratégia-Unileya

Sucesso nos seus estudos e também na sua carreira!

Wagner Damazio
Professor de Legislação Tributária Municipal do Estratégia Concursos. Professor de Direito Administrativo do Estratégia Carreiras Jurídicas. Ex-Subsecretário da Receita Municipal de São Paulo (2015-2017). MBA em Gestão Tributária na Fundação Dom Cabral – FDC (2013-2014). Auditor-Fiscal Tributário do Município de São Paulo (2007-licenciado).

Wagner Damazio

Posts recentes

Gabarito Extraoficial ALE RS – Técnico Legislativo: acompanhe

Neste domingo, 28 de abril, são aplicadas as provas do concurso ALE RS. De acordo com…

3 minutos atrás

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

17 horas atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

20 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

20 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

20 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

20 horas atrás