Policial (Agente Penitenciário)

Polícia Penal x Polícia Militar: diferenças na atuação!

A segurança pública no Brasil conta com diversas forças especializadas, cada uma com funções bem definidas, entre elas, a Polícia Penal e a Polícia Militar.

Policial Penal em atuação nas unidades prisionais | Imagem: reprodução

Ambas as instituições desempenham papéis essenciais, mas distintos. Enquanto a Polícia Penal é responsável pela custódia e segurança dos detentos no sistema prisional, a Polícia Militar atua na prevenção e coibição de crimes nas ruas, garantindo a ordem pública.

Com atribuições específicas e complementares, ambas desempenham um papel fundamental na manutenção da segurança e da justiça.

Neste artigo, vamos explorar as principais diferenças entre essas duas instituições e entender como cada uma contribui para o funcionamento do sistema de segurança no Brasil.

Polícia Penal x Polícia Militar: quais são diferenças na atuação?

Enquanto a Polícia Penal é vinculada à Secretaria de Administração Penitenciária dos estados, a Polícia Militar está diretamente ligada à Secretaria de Segurança Pública.

Enquanto na maioria do tempo o policial penal está dentro das unidades prisionais, salvo na ocasião de transferência de presos, o policial militar precisa estar nas ruas para a garantia da lei e da ordem.

Ambas as instituições se utilizam de arma de fogo para o trabalho e para a própria segurança em momentos de folga, embora o policial penal tenha como foco o interior das unidades prisionais.

A Polícia Militar é aciona no controle de distúrbios como manifestações, eventos e grandes aglomerações. A Polícia Penal também atua nessas situações de emergência, mas apenas quando os tumultos ocorrem nos presídios, inclusive existem unidades de elites para estes casos.

Qual escolher?

A escolha entre uma dessas carreiras cabe exclusivamente ao candidato, que deve considerar seu perfil profissional, disponibilidade para deslocamentos, plantões e afinidade com as responsabilidades de cada instituição.

Para mais informações sobre os concursos policiais e suas respectivas carreiras, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo exclusivos para você!

Concursos de Polícia

Leia também:

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Diogo Mendes

Diogo Mendes é jornalista formado pela Universidade Paulista, com experiência em redações de diversos veículos e na produção de conteúdos especializados em concursos públicos. Desde 2019, atua no Estratégia Concursos como Jornalista e Analista de Conteúdo, com foco na apuração de informações junto a órgãos e fontes oficiais. Dedica-se especialmente à produção de notícias e reportagens sobre Concursos Legislativos, além de acompanhar diariamente os concursos policiais, bancários e da área da saúde.

Posts recentes

Concurso TJ RS: comissão formada para novo edital de Analista

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ RS) terá novo edital de…

2 horas atrás

Concurso TJ RS: resultado preliminar da objetiva

Provas do concurso TJ RS foram aplicadas e o resultado preliminar da etapa objetiva divulgado!…

2 horas atrás

Concurso Bombeiros SC: como será o TAF?

Edital do concurso Bombeiros SC 2026 foi publicado com 110 vagas; veja neste artigo como…

3 horas atrás

Concurso São José do Rio Pardo SP: veja os resultados!

Concurso São José do Rio Pardo registrou 3.366 inscritos Foram publicados os resultados das provas…

7 horas atrás

Como estudar as matérias que você acha difícil

Nesse artigo você irá aprender como estudar as matérias que você acha difícil

7 horas atrás

Concurso AFT: deputada solicita nova recomposição!

A deputada Denise Pessôa (PT/RS) solicitou, em ofício enviado nesta quinta-feira (5), uma nova recomposição…

8 horas atrás