Concursos Públicos

Plano de Estudos para MPU: baixe em PDF aqui!

Fala, galera do MPU!
O edital saiu e você precisa montar o seu planejamento de estudos, correto?

Escrevi este artigo antes da saída do edital e você tem diversos arquivos abaixo para fazer o download. Entretanto, hoje às 19h, faremos um evento ao vivo para explicar como estudar e como fazer o seu planejamento de estudos para o MPU.

O primeiro vídeo explicando sobre como estudar para o MPU foi feito no ano passado. Como tivemos todas aquelas confusões em relação ao lançamento do concurso, fizemos – posteriormente – mais vídeos para ajudar os alunos a montar o seu planejamento. Vou então aproveitar este artigo para colocar os vídeos e arquivos que considero mais importantes para os seus estudos.

Arquivos para MPU

Edital Estratégico – MPU (Pós-edital 2018): http://bit.ly/EditalEstrategico
Plano de Estudos – MPU (Pré-edital – sendo finalizado): http://bit.ly/MPU-PlanoDeEstudos
Guia de Estudos – MPU (Pós-edital 2018): http://bit.ly/GuiasEstudos

Assim que tivermos o Vade Mecum Estratégico, postaremos aqui também.

Projeto Aprovado MPU

Trata-se de uma série de vídeos com dicas de estudos. São 7 ao total! Está tudo muito bem explicado!

Vídeo de Plano de Estudos MPU

Este vídeo abaixo foi gravado em meados de 2017. Mas vou colocá-lo aqui, pois é necessário para quem quiser consultar qualquer informação em relação ao Plano de Estudos MPU que estamos liberando.

Quer dicas de estudo e produtividade para concursos?
Então não se esqueça também de se inscrever lá no meu canal do YouTube clicando

Para quem não me conhece: eu me chamo Luis Eduardo. Sou coach aqui no Estratégia, analista do Passo Estratégico e Auditor Fiscal do Estado de São Paulo.
(Saiba o que é Passo Estratégico clicando aqui.)

Esse Plano de Estudos MPU foi feito para os cargos de Analista (Direito e Gestão Pública) e de Técnico (Administração). São os cargos mais comuns e a ideia principal é sugerir a ordem inicial de estudo das matérias e a organização necessária para combinar estudo da teoria, revisões, lei seca e exercícios; assim como comentamos no decorrer do Aulão de Mentoria e Plano de Estudos.

Não deixe de assistir ao Aulão para conseguir aproveitar bem o Plano de Estudos e dar prosseguimento ao planejamento corretamente!

Se gostou do vídeo, não se esqueça de curtir!

Baixe aqui Planos de Estudos MPU em pdf:


http://bit.ly/MPU-PlanoDeEstudos 

Respondendo algumas dúvidas (IMPORTANTE LEITURA):

Muitas pessoas questionaram o fato dos ciclos pularem o número de metas ou de não trazerem todas as disciplinas do edital. Por favor, leiam com atenção o que está abaixo para que possam realmente entender a ideia por trás dos Planos de Estudos. E, quem não assistiu ao Aulão, é importante fazê-lo para que não tenham dúvidas na utilização do Plano.

  1. O Plano de Estudos é uma sugestão de estudo e um guia para que você faça o seu próprio plano de estudos.
  2. São 4 Ciclos nos Planos de Estudos. Seria inviável fazer todos os ciclos necessários para a preparação integral do aluno.
  3. Dessa forma, fizemos 4 Ciclos com as mudanças mais significativas no decorrer da preparação do aluno, conforme o que explicamos no decorrer do Aulão de Plano de Estudos do MPU.
  4. O 1º Ciclo sugere: como seria a escolha inicial das disciplinas para estudo (não recomendamos que comece estudando todas as disciplinas do edital) e também para que o aluno possa ver como fica a planilha com as revisões de 24h. Vai da meta 1 a 7 porque representam os 7 primeiros dias de estudo.
  5. O 2º Ciclo sugere: como ficaria a planilha com a inserção da revisão de 7 dias. Como a revisão de 7 dias é iniciada no 8º dia, por isso o Ciclo 2 vai da meta 8 até a meta 14 (é a segunda semana de estudos).
  6. O 3º Ciclo sugere: como ficaria a planilha com a inserção da revisão de 30 dias. Como a revisão de 30 dias entra no 31º dia, por isso o Ciclo 3 vai da meta 28 a 35 (representando o que seria a quarta semana de estudos). Por isso que o número de metas é pulado do 2º Ciclo para o 3º Ciclo.
  7. O 4º Ciclo sugere: como ficaria a planilha do aluno em um momento mais avançado (por isso utilizamos números de metas bem mais avançados — meta 75 a 81). Explicamos no Aulão que, nesse momento, o aluno ficará estudando teoria (em virtude de estar ainda esgotando os assuntos do edital), mas também fazendo revisões (do que já foi estudado), exercícios (do que já foi estudado, principalmente das primeiras disciplinas finalizadas) e lendo lei seca (das mais importantes para as menos importantes — tudo isso foi falado no Aulão). A intenção aqui foi mostrar como ficaria a organização do dia de estudo do aluno com diversas tarefas.
  8. Seria inviável planejar semanas de estudos através de um arquivo com, talvez, 30 ciclos de estudos. Por esse motivo, criamos o Plano de Estudos com os ciclos que demonstram alterações mais significativas para que o aluno possa entender como deveria ser a organização da semana.
  9. Por vários aspectos já comentados, nota-se que os ciclos não abarcam todas as disciplinas possíveis de cobrança para cada cargo. Como dito, a ideia não foi criar um plano de estudos completo, semana a semana. Não recomendamos que se inicie o estudo com todas as disciplinas do edital no ciclo. Sugerimos as disciplinas a serem escolhidas no início do estudo. Conforme o aluno for avançando, vai retirando a disciplina completamente estudada dos turnos “brancos” de estudo e vai inserindo outras disciplinas —  conforme explicado no Aulão — e vai deixando as disciplinas já estudadas nos turnos de Revisão e, em estudo mais avançado, também em turnos de Exercícios.
  10. Portanto, após ir estudando as disciplinas do presentes no Plano de Estudos, vá inserindo as demais disciplinas conforme as dicas passadas no Aulão.

Espero que os planos de estudo ajudem no seu planejamento para o Concurso MPU!

Acompanhe também minhas dicas motivacionais e de estudo, no INSTAGRAM.
Segue uma das dicas:

Veja mais materiais gratuitos para concurso MPU

Bons estudos e grande abraço!

​Luis Eduardo
Coach e Analista do Passo Estratégico
Auditor Fiscal do Estado de São Paulo

Cursos para Concurso MPU

Luis Eduardo

Ver comentários

  • Bom dia professor e muito obrigada por disponibilizar esse plano de estudos para nos orientar. Minha dúvida é por que o pulo de algumas semanas no plano. O plano serviria como base para montarmos as semanas que faltam conforme os ciclos 1, 2 3, e 4? Desde já obrigada!!

    • Olá, Letícia!
      Seria enviável enviar ciclos de estudos de meses de estudo, até porque o estudo se repete por semanas, até que algumas disciplinas sejam finalizadas para que outras possam ser inseridas nos estudos.
      E também cada pessoa tem uma velocidade de estudo diferente!
      A ideia principal foi sugerir a escolha das disciplinas iniciais no estudo e a organização das metas diárias de estudo.
      O ciclo 1 é para demonstrar a primeira semana de estudo, apenas com revisões de 24h.
      O ciclo 2 demonstra o início das revisões de 7 dias.
      O ciclo 3 traz a revisão de 30 dias também.
      Já o último ciclo, foi apenas para demonstrar a organização de uma rotina de estudos com revisão, teoria, exercícios e lei seca.
      Quanto às disciplinas, aí você vai inserindo as disciplinas restantes assim que as atuais do ciclo forem finalizadas!
      Bons estudos! ;)

  • Adoraria ver um plano de estudos para PRF. Foi até prometido em um vídeo ao vivo da estratégia mas ficou só na promessa.

    • Olá, Victor! Tudo bem?
      Estamos analisando e vendo a possibilidade de fazer os Planos de Estudos para outros concursos sim.
      Acompanhe-nos nas redes sociais e através daqui do site que avisaremos! ;)

    • Oi, Franciana!
      Infelizmente as sessões já foram sorteadas!
      Em alguns aulões do Estratégia no YouTube, fazemos esses sorteios para os participantes que estão ao vivo.
      Bons estudos!

    • Olá, Larissa! Tudo bem?
      Estamos analisando e vendo a possibilidade de fazer os Planos de Estudos para outros concursos sim.
      Acompanhe-nos nas redes sociais que avisaremos! ;)

  • Gente, em que momento é p inserir ARM no ciclo p Técnico? Ela não aparece em momento nenhum. Será q o Luís Eduardo esqueceu?

    • Oi, Carolina!
      Não sugerimos o estudo de todas as disciplinas ao mesmo tempo.
      Assim, após uma análise sobre o peso/complexidade/tamanho das disciplinas do edital, o ciclo disponível é uma sugestão de estudo.
      Não constam todas as disciplinas ao mesmo tempo. Entretanto, as disciplinas restantes podem ser inseridas no último ciclo, assim que algumas das 4 disciplinas sendo estudadas nos turnos "brancos" de estudo (de estudo teórico, que não é exercício, lei seca ou revisão) forem finalizadas.
      Bons estudos!

Posts recentes

Gabarito Extraoficial ALE RS – Técnico Legislativo: acompanhe

Neste domingo, 28 de abril, foram aplicadas as provas do concurso ALE RS. De acordo com…

2 horas atrás

Gabarito Extraoficial Câmara de Belo Horizonte – Técnico

Neste domingo, 23 de abril, são aplicadas as provas do concurso Câmara de Belo Horizonte. De…

4 horas atrás

Gabarito Extraoficial – SEMED Nova Iguaçu – Agente Administrativo III

Neste domingo, 28 de abril, são aplicadas as provas do concurso SEMED Nova Iguaçu. De acordo…

6 horas atrás

Gabarito Extraoficial ANA: veja a correção da Especialidade 3

Neste domingo, 28, foram aplicadas as provas do concurso ANA (Agência Nacional de Águas) ao…

7 horas atrás

Simulado final SEMED Maricá – Docente II

Atenção, coruja: o Estratégia Concursos terá o simulado final SEMED Maricá - Docente II! O…

10 horas atrás

Gabarito Extraoficial MPO: APO – Especialidade Geral

Neste domingo, 28, foram aplicadas as provas do concurso MPO (Ministério do Planejamento e Orçamento)…

10 horas atrás