Concursos Públicos

Peso dos assuntos na Sefaz-PR: o importante na aprovação

Saudações colegas concurseiros, o peso dos assuntos na Sefaz-PR do concurso anterior, realizado em 2012, foi estabelecido de uma forma tão complexa, com valores atribuídos às diferentes provas e disciplinas, que não ficou claro ao candidato o que era relevante, de fato, para a nota final.

Neste artigo, vamos analisar detalhadamente como essa nota era composta, peso dos assuntos na Sefaz-PR, a fim de orientar os candidatos sobre quais disciplinas provavelmente terão maior peso no próximo concurso. 

Aproveitando a análise, também vamos discutir a real influência da prova de títulos na classificação final, considerando que o último concurso concedeu pontuação para a titulação de mestrado, doutorado e algumas certificações. 

Provas

No concurso de 2012, os candidatos realizaram duas Provas Objetivas, denominadas “P1” e “P2”, além de uma Prova de Títulos.

Na prova objetiva P1, houve duas áreas de conhecimento: Tecnologia da Informação e Conhecimentos Gerais, abrangendo temas como Língua Portuguesa, Matemática, Estatística e Lógica.

Da mesma forma, na prova objetiva P2, houve duas áreas de conhecimento: Direito (incluindo Direito Constitucional, Tributário, Administrativo, Privado, Penal e Legislação Tributária do Estado do Paraná) e Contabilidade e Auditoria.

Por fim, na Prova de Títulos, foram atribuídos pontos para formações acadêmicas de mestrado e doutorado, bem como para certificações específicas em ITIL e em gerenciamento de projetos.

Peso dos assuntos na Sefaz-PR

Ocorre que é justamente na hora de estabelecer as pontuações e pesos das matérias e provas que o edital de 2012 fica confuso.

Isso porque o peso dos assuntos no edital Sefaz-PR, em relação às provas objetivas, está expresso de forma pouco clara, multiplicando a quantidade de questões de cada área de conhecimento por valores arbitrários para forçar uma somatória de 100 pontos  no total.

Além disso, a mesma pontuação total de 100 foi concedida para a Prova de Títulos.

Porém, graças a um critério de pesos entre as provas, 90% da nota final é atribuída à nota das provas objetivas e apenas 10% à prova de títulos.

Valor Real de Cada Item na Nota Final

Agora, para esclarecer quais itens têm maior peso na nota final, vamos calcular a pontuação máxima de cada um, seguindo o critério de pesos explicado anteriormente.

Item das ProvasPontos MáximosPeso por ProvaPontuação Final
A1 – Tecnologia da Informação3590%31,5
A2 – Conhecimentos Gerais590%4,5
A3 – Direito2590%22,5
A4 – Contabilidade e Auditoria3590%31,5
Doutorado3510%3,5
Mestrado2510%2,5
Certificações “ITIL”2010%2
Certificações em Projetos2010%2

Portanto, observamos que o foco do concurso foi em Tecnologia da Informação e Contabilidade e Auditoria. Ao analisarmos a tabela a seguir, onde os valores percentuais são calculados, percebemos que essas disciplinas representam mais de 60% da pontuação final.

Item das ProvasPorcentual
A1 – Tecnologia da Informação31,50%
A2 – Conhecimentos Gerais4,50%
A3 – Direito22,50%
A4 – Contabilidade e Auditoria31,50%
Doutorado3,50%
Mestrado2,50%
Certificações “ITIL”2,00%
Certificações em Projetos2,00%

De outra forma, percebemos que a cobrança de “A2 – Conhecimentos Gerais” garantiu apenas 4,5 pontos na nota final, desproporcional à extensão da matéria cobrada, Língua Portuguesa e Matemática, Estatística e Lógica

Assim, verificamos que os candidatos deveriam ter traçado uma estratégia focada no pós edital, sob a pena de gastarem muito tempo com assuntos de pouca influência na pontuação final.

Peso dos assuntos na Sefaz-PR da Prova de Títulos: sua influência

Quando analisada apenas a pontuação possível para a prova de títulos, chama a atenção o total de 10 pontos na nota final.

Porém, analisando o resultado do último concurso da SEFAZ-PR, em que foram nomeados 95 candidatos administrativamente, percebemos que a influência dessa etapa foi mínima.

Do resultado final divulgado pela UEL, apenas 17 dos 95 candidatos  fizeram alguma pontuação, sendo que, na média, esses candidatos adicionaram aproximadamente apenas 2,9 pontos à nota final de 100 possíveis pontos. 

Dessa forma, o candidato que não possui nenhuma titulação não deve se frustrar por pensar que terá menos chances de ser aprovado, uma vez que a influência da pontuação dessa etapa no último concurso foi mínima.

Conclusões

Analisando o peso dos assuntos no edital Sefaz-PR do último concurso, houve grande enfoque na cobrança de Tecnologia da Informação, Contabilidade e Auditoria. Ocorre que, como desde 2012 a cobrança de TI na área fiscal só aumentou, uma vez que é tendência na área, é esperado que os candidatos se preparem adequadamente para o edital que está por vir.

Além disso, aqueles que não possuem os títulos pontuáveis no último certame não devem ficar desmotivados para o que está por vir, uma vez que as notas finais foram pouco influenciadas por esta pontuação.

Estude firme e conte conosco para a próxima prova, que ocorrerá em breve!

Um abraço,

Lucas Ianni

@prof.lucas.ianni

Quer saber mais sobre o próximo concurso da Sefaz Paraná? 

Recomendo o artigo escrito por nossa equipe e os esclarecimentos da live da formação da comissão:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-sefaz-pr/

https://www.youtube.com/watch?v=52gOr-yEm9k&ab_channel=Estrat%C3%A9giaConcursos

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-sefaz-pr/

ASSINE AGORA – Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2024

Lucas Fargoni Di Ianni

Posts recentes

Concurso TJ MA: gabarito extraoficial – Técnico Administrativo

As provas objetivas do concurso do concurso Tribunal de Justiça do Maranhão foram aplicadas neste domingo (12/05) e…

6 horas atrás

Concurso Politec PE: gabarito extraoficial – Agente de Medicina Legal

As provas objetivas do concurso do concurso Politec PE foram aplicadas neste domingo (21/07) e aqui você poderá…

10 horas atrás

A Zona Franca de Manaus na Reforma Tributária de 2023

A Zona Franca de Manaus na Reforma Tributária de 2023

13 horas atrás

Cadastro Eleitoral para TSE

Cadastro eleitoral para TSE

13 horas atrás

Resumo sobre o MEI (Microempreendedor Individual)

Olá, pessoal. Neste artigo, veremos um resumo sobre o MEI, incluindo direitos, deveres e requisitos…

16 horas atrás

Banpará: o que estudar?

Olá, tudo bem com você? hoje vamos falar sobre o Banpará: o que estudar para…

19 horas atrás