Concursos Públicos

Pegadinhas no Português para Técnico – STJ

Olá, galera!! Minha missão hoje é fazer comentários sobre a prova de Português para STJ – Técnico Judiciário.

Duas questões com pegadinha!!! Cuidado!

Escolhi falar mais especificamente sobre algumas questões, aquelas que geraram mais dúvidas!! Vamos juntos!!

Questão 3. Estudar o problema da justiça ou da injustiça de uma norma jurídica pressupõe o exame de sua aptidão para o ideal do bem comum.

Comentário: vejam o que está no texto, linhas 3, 4 e 5: “Não importa comentar se existe um ideal de bem comum, idêntico para todos os tempos e para todos os lugares”.
GABARITO: ERRADO

Questão 4. Na linha 15, caso se substituísse o vocábulo “concreta” por concreto, não haveria prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos originais do texto, já que esse novo termo concordaria com a expressão “ordenamento jurídico”.

Comentário: vamos comparar…

ORIGINAL = “equivale a perguntar se essa norma é apta ou não a realizar os valores históricos que inspiram esse ordenamento jurídico, concreta e historicamente determinado”.

REESCRITA = equivale a perguntar se essa norma é apta ou não a realizar os valores históricos que inspiram esse ordenamento jurídico, CONCRETO e historicamente determinado.

PEGADINHA!!!
A troca parece correta se atribuirmos a concordância de “concreto” ao termo “ordenamento jurídico”, a banca está induzindo o candidato ao erro! “Concretamente” e “historicamente” são advérbios que estão modificando o termo “determinado” = o ordenamento jurídico é modificado de maneira concreta e histórica! “Concretamente” está no texto em sua forma reduzida “concreta”, o sufixo “mente” está compartilhado coma forma irmanada “historicamente”. A troca proposta pelo item NÃO é possível!
GABARITO: ERRADO

Questão 05. Sem prejuízo para a correção gramatical e para a coerência do texto, o primeiro período poderia ser assim reescrito: A questão da justiça concerne a correspondência ou não entre a norma e valores absolutos, ou finais, inspiradores de dado ordenamento jurídico.

Comentário: vamos comparar…

ORIGINAL: O problema da justiça refere-se à correspondência, ou não, entre a norma e os valores supremos ou finais que inspiram determinado ordenamento jurídico.

REESCRITA: A questão da justiça concerne a correspondência ou não entre a norma e valores absolutos, ou finais, inspiradores de dado ordenamento jurídico.

PEGADINHA!!!
A reescrita não está de acordo com o original, porém, um candidato desatento poderia ser induzido ao erro e achar que está, pois as palavras substituídas são sinônimas, ou seja, semanticamente não há problema na reescrita! O problema está no uso das vírgulas: o termo “ou não” deve permanecer isolado, trata-se de uma comentário acerca do que está sendo dito, é uma informação a mais, até mesmo uma opinião, não deve estar no corpo do período. Já o termo “ou finais” deve permanecer sem vírgulas, trata-se de uma alternativa “absolutos ou finais” de termos equivalentes!
GABARITO: ERRADO

Questão 8. Sem prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos originais do texto, a estrutura “Desse modo (…) diante de uma norma” (L. 2 a 5) poderia ser assim reescrita: Assim sendo, emprega-se o termo justiça para julgar o comportamento do ser humano em consonância à norma de conduta.

Comentário: comparando…

ORIGINAL = “Desse modo, o termo justiça como conformidade da conduta a uma norma é empregado para julgar o comportamento da pessoa humana diante de uma norma”

REESCRITA = “Assim sendo, emprega-se o termo justiça para julgar o comportamento do ser humano em consonância à norma de conduta”

Quando fazemos uma reescrita devemos manter as informações presentes no texto original e não acrescentar outras, assim, o sentido SERÁ mantido. Ocorre que na reescrita em questão, a informação contida em “como conformidade da conduta a uma norma” não foi mantida, o que torna a reescrita inválida e a questão errada.
GABARITO: ERRADO

Questão 11. No primeiro período do texto, a partícula “se” é empregada para realçar o que está sendo afirmado nesse período.

Comentário: no trecho “O termo justiça expressa o que se faz conforme o direito ou segundo as regras prescritas em lei”, a partícula “se” não é expletiva, ou seja, de realce. O termo está ligado ao verbo transitivo direto “fazer”, formando voz passiva >> Isso é feito conforme o direito…
GABARITO: ERRADO

QUESTÃO 12. À semelhança do que ocorre com a expressão “em síntese” (L.9), o trecho “que seja justa” (L. 6 e 7) constitui uma expressão explicativa, razão por que também poderia ser isolado por um par de vírgulas, sem que isso acarretasse prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos do texto.

Comentário: o sintagma “que seja justa” possui caráter restritivo! Se for colocada entre vírgulas, passa a ter caráter explicativo, o que altera o sentido do texto. Gramaticalmente, a inserção do par de vírgulas é viável, mas o termo “sociedade” passa a ser explicado, não mais restringido!
GABARITO: ERRADO.

QUESTÃO 15. Na linha 2, sem prejuízo para a correção gramatical, a expressão “tal qual” poderia ser flexionada no plural, para concordar com “valores supremos”.

Comentário: a questão aborda não só concordância, mas remissão textual, o termo “tal qual” retoma “justiça” ligando de maneira comparativa o termo ao outros: “harmonia social e liberdade”. Não pode estar no plural, pois concorda com o termo singular “justiça”.
GABARITO: ERRADO.

Comentários sobre as questões de Redação Oficial: as questões 16, 17 e 18 são atribuídas a um texto hipotético oficial. A banca abordou assuntos simples, como o princípio da concisão (16) e o uso do vocativo (18), que no caso, não existe: digníssimo! A questão 17 é de concordância, o termo “anexa” está muito bem empregado!
As questões 19 e 20 fazem referência a outro texto oficial hipotético, sem pegadinhas. Questões bem elaboradas e que não pedem recurso!

Queridos!! desejo muita sorte e força de vontade para a vida de vocês!!

Fiquem com Deus!

Ainda com dúvidas??? Mande um e-mail: professorarafaelafreitas@gmail.com

Será um prazer!

Rafaela Freitas.

Rafaela Freitas

Ver comentários

  • essa questão do TAL QUAL o gabarito está ERRADO ok!
    mas ao meu ver ele estaria correto, pois afirmativa diz que ele PODERIA ser flexionado no plural "tais quais" para concordar com Valores supremos... Tais -> concorda com VALORES SUPREMOS e (NÃO EXPLICITADO NA QUESTÃO) QUAIS -> concordaria com HARMONIA E LIBERDADE.
    muito errado meu raciocínio?

Posts recentes

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

14 horas atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

17 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

17 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

17 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

17 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

18 horas atrás