O aguardado edital para o concurso do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul está prestes a ser publicado e hoje vamos apresentar as principais informações sobre o cargo de Oficial de Controle Externo – OCE do TCE RS.
O concurso do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul é um dos mais aguardados do momento, para quem estuda para a área de controle, já que o órgão não faz concurso há alguns anos.
A banca organizadora já foi confirmada e será o Cebraspe, então já sabemos que o edital poderá ser publicado a qualquer momento, por isso, vamos ajudar você a decidir se o cargo de Oficial de Controle Externo – OCE se encaixa no seu perfil.
Vamos começar a análise!
A primeira principal informação sobre o cargo de Oficial de Controle Externo do TCE RS é que o cargo exige nível médio, e serão disponibilizadas vagas para a especialidade de Oficial Instrutivo.
Estão previstas 20 vagas para o cargo em análise, mais a formação de cadastro reserva. Dessas vagas, 10% serão reservadas para pessoas portadoras de deficiência e 21% serão reservadas para pessoas negras e pardas.
São estimados 15 mil candidatos para concorrerem às 20 vagas previstas de Oficial de Controle Externo do TCE RS.
Quanto à lotação das vagas para o cargo de Oficial de Controle Externo, ocorrerá de forma preferencial na Sede do Tribunal de Contas do Estado, localizada na Cidade de Porto Alegre.
Contudo, é válido lembrar que o TCE RS possui Serviços Regionais de Auditoria em algumas cidades do interior, então conforme a necessidade da Administração, a lotação poderá ocorrer em alguma dessas Regionais.
Apesar de ser um cargo de nível médio, o salário não decepciona, já que estamos falando de um órgão de controle, que geralmente oferece boas remunerações.
Assim, para quem exercerá o cargo de OCE do Tribunal de Contas do RS, a remuneração inicial oferecida é de R$ 9.303, 34. Acreditamos que esse é um dos motivos que irão convencer você a disputar uma das vagas oferecidas para o cargo.
Mas os benefícios financeiros não param por aí, já que, sobre o valor citado acima, poderá ocorrer um aumento de 5% a título de Gratificação de Permanência, caso o servidor seja lotado em um dos Serviços Regionais de Auditoria.
Já sabemos o número de vagas, a remuneração e as possíveis lotações do Oficial de Controle Externo, mas você sabe quais são as atribuições do cargo, na especialidade Oficial instrutivo?
Iremos resumir algumas delas, para que você consiga melhor entender quais se encaixam no seu perfil profissional:
Como é possível perceber, o cargo lida bastante com questões burocráticas e de apoio às atividades de controle externo.
Como já vimos nas informações analisadas acima, o cargo de OCE do TCE RS é uma excelente oportunidade que você não pode perder. Então, para chegar bem preparado, é preciso que você acelere sua preparação e consiga fazer uma boa prova.
Vamos, então, descobrir como será organizado o certame para este cargo.
A prova será formada por 2 provas objetivas, podendo ser de múltipla escolha ou de itens certo ou errado – no estilo Cebraspe que já conhecemos – e de 1 prova discursiva.
As provas objetivas consistirão em Prova de Conhecimentos Básicos e Prova de Conhecimentos Específicos, cujos conteúdos serão especificados futuramente no edital.
Já a prova discursiva será um texto dissertativo de até 30 linhas sobre temas da atualidade.
Serão corrigidas um total de 480 provas discursivas para o cargo ora em análise.
Todas essas provas serão aplicadas no turno da tarde de um domingo.
A informação que temos é que essas provas deverão ocorrer até a data de 31 de outubro de 2025, portanto muito foco nos estudos, pois não há mais tempo a perder.
Agora você já tem as principais informações para poder decidir se trabalhar no Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul exercendo o cargo de Oficial de Controle Externo especialidade de Oficial Instrutivo é para você.
Acreditamos que essa é uma oportunidade única, considerando que se trata de um cargo de nível médio. Mas, justamente por ser um cargo interessante, a concorrência será bastante acirrada.
Portanto, aos estudos!
Saiba mais: Concurso TCE RS
Garanta a sua vaga com os cursos que preparamos para você!
São mais de 500 oportunidades para o nível médio e técnico do CNU Quer começar…
Edital do concurso Sefaz GO está suspenso por falta de cotas raciais Suspenso desde o…
Resultado da isenção do CNU 2025: candidatos poderão conferir se os seus pedidos foram aceitos…
Inscritos serão avaliados por meio de seis etapas no concurso PM AP para Oficial! Está…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Jumirim, São Paulo. O certame…
Edital da Sefaz GO previa 200 vagas; descubra o novo total A Secretaria de Fazenda…