Olá pessoas!! Hoje iremos analisar um assunto muito importante para a prova de Auditor Fiscal do RJ: a obrigatoriedade do envio da EFD para SEFAZ/RJ de acordo com a legislação nacional e do ICMS fluminense.
Vamos basicamente passar pelos seguintes tópicos:
Nessa linha, tendo como base o regulamento do ICMS no Estado do RJ, com o Decreto nº 27.427/00, e o ajuste SINIEF 02/2009, vamos agora estudar um pouco mais sobre obrigatoriedade do envio da EFD para SEFAZ/RJ.
Desde a publicação do Ajuste SINIEF número 02/2009, a EFD, Escrituração Fiscal Digital, passou a ser exigida no país, o que colaborou significativamente para uma evolução nos trabalhos de auditoria fiscal, melhorando, assim, o controle tributário.
Com sua implantação, prazos foram estabelecidos, em alguns casos considerando também o segmento e o porte das empresas, assim como para que os fiscos pudessem se adequar. Neste sentido, muitos investimentos foram feitos no setor público para que a tecnologia da informação fosse aplicada na prática.
Apesar de ser obrigatória para a grande maioria das companhias empresariais, existem também exceções no tocante ao envio da EFD. Obviamente essas exceções à regra devem constar em texto normativo para poder ser de fato respeitada.
Leia também:
Neste sentido, vejamos o que diz o Ajuste SINIEF 02/2009 sobre a obrigatoriedade do envio da EFD para SEFAZ/RJ, assim como também as suas exceções, pois tende a ser um conteúdo a ser explorado pela banca em sua prova. Vamos lá:
Cláusula terceira – A EFD será obrigatória, a partir de 1º de janeiro de 2009, para todos os contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS e/ou do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI.
§ 1º Mediante celebração de Protocolo ICMS, as administrações tributárias das unidades federadas e da RFB poderão:
I – dispensar a obrigatoriedade de que trata o caput para alguns contribuintes, conjunto de contribuintes ou setores econômicos; ou
II – indicar os contribuintes obrigados à EFD, tornando a utilização facultativa aos demais.
§ 2º O contribuinte que não esteja obrigado à EFD poderá optar por utilizá-la, de forma irretratável, mediante requerimento dirigido às administrações tributárias das unidades federadas.
§ 3º A dispensa concedida nos termos do § 1º poderá ser revogada a qualquer tempo por ato administrativo da unidade federada em que o estabelecimento estiver inscrito.
§ 4º No caso de fusão, incorporação ou cisão, a obrigatoriedade de que trata o caput se estende à empresa incorporadora, cindida ou resultante da cisão ou fusão.
Uma pausa aqui, para comentarmos o que acabamos de ver sobre obrigatoriedade do envio da EFD para SEFAZ/RJ. Perceba, então, que mesmo sendo obrigatório o envio, a sua dispensa e a sua faculdade, ou seja, a não obrigação de enviar, poderá ser firmada por meio de Protocolo ICMS!! Grave isso, não é através de decreto, portaria, lei complementar ou ordinária, mas sim por Protocolo ICMS! Este é o instrumento a ser utilizado para oficializar legalmente a dispensa ou a faculdade no envio da EFD, seja para empresas, conjunto de empreendimentos, ou segmentos de atividades.
Voltando agora para o texto da norma…
Cláusula sexta – O contribuinte que possuir mais de um estabelecimento, seja filial, sucursal, agência, depósito, fábrica ou outro qualquer, deverá prestar as informações relativas à EFD em arquivo digital individualizado por estabelecimento, ainda que a apuração dos impostos ou a escrituração contábil seja efetuada de forma centralizada.
§ 1º O disposto no caput não se aplica aos estabelecimentos localizados na mesma unidade federada quando houver disposição em Convênio, Protocolo ou Ajuste que preveja inscrição centralizada.
§ 2º A administração tributária das unidades federadas poderá criar outras exceções mediante Ato COTEPE ou regime especial.
Por fim, para fecharmos nosso texto sobre obrigatoriedade do envio da EFD para SEFAZ/RJ, leve para sua prova que qualquer dispensa do envio estabelecida fora dos parâmetros dispostos na norma estará ensejada de ilegalidade, tendo em vista o princípio da legalidade, que impõe que o poder público só pode atuar precisamente dentro do que a legislação permite.
Passamos, portanto, pelo tema obrigatoriedade do envio da EFD para SEFAZ/RJ, assunto fundamental para o concurso de auditor fiscal deste Estado.
Chegamos ao final do nosso breve artigo sobre obrigatoriedade do envio da EFD para SEFAZ/RJ, e esperamos que seja muito útil para a sua preparação.
Lembre-se que é essencial a leitura dos PDF’s e a revisão frequente dos conteúdos, para que assim os seus estudos fiquem cada vez mais avançados.
Um grande abraço e até mais!
Saiba mais: Concurso Sefaz RJ
Quer saber quais serão os próximos concursos?
Confira nossos artigos!
Concurso Câmara dos Deputados 2026 oferta 140 vagas; veja nesta artigo detalhes da prova discursiva!…
Último concurso Sefaz SC segue vigente até 2026; novo edital deve ser autorizado em breve!…
Um novo concurso Câmara de Mongaguá, localizada em São Paulo, teve seu edital publicado com…
Foram publicados dois editais de concurso público da Prefeitura de Três Passos, no Rio Grande…
Com avaliações no próximo domingo (8), os candidatos inscritos no PSS IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio…
O IBGE está autorizado a contratar mais de 39 mil profissionais temporários em 2026! O…