Concursos Públicos

O que esperar do Português no ENEM 2017?

PORTUGUÊS ENEM – O que esperar da prova em 2017?

Olá, pessoal! Eu sou a professora de Linguagens Rafaela Freitas, do Estratégia ENEM, e quero falar especialmente com aqueles que estão estudando PORTUGUÊS ENEM para o exame de 2017. Sim, meu papo é com você que se vê “descabelado” com tantas disciplinas para estudar e que ainda se depara com um programa de língua portuguesa NADA específico, não é?!

E aí? Tenho que estudar e saber tudo sobre TODO o Português que aprendi durante a minha vida inteira? Calma… tenho uma boa notícia! Não precisa! Vou organizar com você o seu pensamento neste artigo!

É verdade que o edital do ENEM sempre traz um conteúdo programático de Português (em Linguagens, códigos e suas tecnologias) extenso e até um pouco confuso para os candidatos. Mas não é tudo que cai na prova de PORTUGUÊS ENEM!! Vamos ver isso na prática?

Fiz um fluxograma baseado nas últimas três provas de PORTUGUÊS ENEM (2014, 2015 e 2016). Em média, temos o seguinte:

O que mais cai de PORTUGUÊS na prova do ENEM?

Vamos por partes.

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

Interpretação textual é conteúdo campeão na prova de PORTUGUÊS ENEM. São em média 10 questões, sendo que, dentro da prova de linguagens, que possui 40 questões e engloba também literatura, artes, música, educação física, tecnologia da informação e comunicação, podemos encontrar em praticamente TODAS as questões necessidade de interpretação

Vejam o exemplo de uma questão que traz assunto voltado para o campo da Educação Física, mas que, na verdade, é meramente interpretativa:

QUESTÃO 102 – prova rosa – 2016

É possível considerar as modalidades esportivas coletivas dentro de uma mesma lógica, pois possuem uma estrutura comum: seis princípios operacionais divididos em dois grupos, o ataque e a defesa. Os três princípios operacionais de ataque são: conservação individual e coletiva da bola, progressão da equipe com a posse da bola em direção ao alvo adversário e finalização da jogada, visando a obtenção de ponto. Os três princípios operacionais da defesa são: recuperação da bola, impedimento do avanço da equipe contrária com a posse da bola e proteção do alvo para impedir a finalização da equipe adversária.

DAOLIO, J. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, out. 2002 (adaptado).

Considerando os princípios expostos no texto, o drible no handebol caracteriza o princípio de

a) recuperação da bola.

b) progressão da equipe.

c) finalização da jogada.

d) proteção do próprio alvo.

e) impedimento do avanço adversário.

Comentário: engana-se quem pensa que, para responder uma questão desse tipo, é essencial conhecimento pleno das regras do handebol. É necessário apenas INTERPRETAÇÃO das informações lidas no texto e de um pequeno conhecimento de mundo. Sabemos que “driblar” é esquivar-se, escapar! Em um jogo em que temos três princípios de ataque: “conservação individual e coletiva da bola, progressão da equipe com a posse da bola em direção ao alvo adversário e finalização da jogada, visando a obtenção de ponto.”, obviamente, o drible do adversário é escapar dele em direção a marcação do ponto, ou seja, é a “progressão da equipe com a posse da bola em direção ao alvo”.

GABARITO: B

GÊNEROS TEXTUAIS

O estudo dos gêneros textuais é o conteúdo bicampeão no nosso ranking!  Nas provas analisadas, pude perceber claramente que saber reconhecer e entender a função dos gêneros da nossa língua está “em alta” no ENEM. O Inep sempre colocou na prova questões que envolvem esse conteúdo, mas ele tem crescido muito!

No ano de 2016, foi a tônica da prova bem ao lado da interpretação textual! Vejam:

QUESTÃO 98 – prova rosa – 2016

Qual é a segurança do sangue?

Para que o sangue esteja disponível para aqueles que necessitam, os indivíduos saudáveis devem criar o hábito de doar sangue e encorajar amigos e familiares saudáveis a praticarem o mesmo ato.

A prática de selecionar criteriosamente os doadores, bem como as rígidas normas aplicadas para testar, transportar, estocar e transfundir o sangue doado fizeram dele um produto muito mais seguro do que já foi anteriormente.

Apenas pessoas saudáveis e que não sejam de risco para adquirir doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como hepatites B e C, HIV, sífilis e Chagas, podem doar sangue.

Se você acha que sua saúde ou comportamento pode colocar em risco a vida de quem for receber seu sangue, ou tem a real intenção de apenas realizar o teste para o vírus HIV, NÃO DOE SANGUE.

Cumpre destacar que apesar de o sangue doado ser testado para as doenças transmissíveis conhecidas no momento, existe um período chamado de janela imunológica em que um doador contaminado por um determinado vírus pode transmitir a doença através do seu sangue.

DA SUA HONESTIDADE DEPENDE A VIDA DE QUEM VAI RECEBER SEU SANGUE.

Disponível em: www.prosangue.sp.gov.br. Acesso em: 24 abr. 2015 (adaptado).

Nessa campanha, as informações apresentadas têm como objetivo principal

a) conscientizar o doador de sua corresponsabilidade pela qualidade do sangue.

b) garantir a segurança de pessoas de grupos de risco durante a doação de sangue.

c) esclarecer o público sobre a segurança do processo de captação do sangue.

d) alertar os doadores sobre as dificuldades enfrentadas na coleta de sangue.

e) ampliar o número de doadores para manter o banco de sangue.

Comentário: foi característica do ENEM 2016 1ª aplicação trabalhar interpretação de gêneros textuais. O texto da questão cumpre o seu papel de alertar os doadores de sangue sobre a consciência da qualidade do próprio sangue.

Trata-se de um texto publicitário focado no receptor, vejam o final: DA SUA HONESTIDADE DEPENDE A VIDA DE QUEM VAI RECEBER SEU SANGUE.

A remissão é exofórica, ou seja, vai para “fora” do texto, apontando para o leitor.

GABARITO: A

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Desde adequação da linguagem até tipos de variação, o ENEM tem cobrado muita Linguística nas nos últimos anos. São questões que envolvem o falar brasileira, o uso da linguagem e até o preconceito linguístico. A tendência é que esse conteúdo permaneça e até cresça em 2017!

É bem tranquilo, vejam só:

QUESTÃO 99 – prova rosa – 2016 

TEXTO I

Entrevistadora — eu vou conversar aqui com a professora A. D. … o português então não é uma língua difícil?

Professora — olha se você parte do princípio… que a língua portuguesa não é só regras gramaticais… não se você se apaixona pela língua que você… já domina que você já fala ao chegar na escola se o teu professor cativa você a ler obras da literatura… obras da/ dos meios de comunicação… se você tem acesso a revistas… é… a livros didáticos… a… livros de literatura o mais formal o e/ o difícil é porque a escola transforma como eu já disse as aulas de língua portuguesa em análises gramaticais.

TEXTO II

Entrevistadora — Vou conversar com a professora A. D. O português é uma língua difícil?

Professora — Não, se você parte do princípio que a língua portuguesa não é só regras gramaticais. Ao chegar à escola, o aluno já domina e fala a língua. Se o professor motivá-lo a ler obras literárias, e se tem acesso a revistas, a livros didáticos, você se apaixona pela língua. O que torna difícil é que a escola transforma as aulas de língua portuguesa em análises gramaticais.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001 (adaptado).

O Texto I é a transcrição de uma entrevista concedida por uma professora de português a um programa de rádio. O Texto II é a adaptação dessa entrevista para a modalidade escrita. Em comum, esses textos

a) apresentam ocorrências de hesitações e reformulações.

b) são modelos de emprego de regras gramaticais.

c) são exemplos de uso não planejado da língua.

d) apresentam marcas da linguagem literária.

e) são amostras do português culto urbano.

Comentário: A questão exigiu do candidato conhecimento sobre a variação sociocultural, aquela referente às diferenças linguísticas decorrentes das características sociais e culturais de cada falante: idade, profissão, sexo, grau de instrução grupo social, nível econômico. A alternativa apontada como a correta fala sobre “português culto urbano”, a variação de quem possui terceiro grau completo além de ter sido nascido e criado em zona urbana. A fala da professora transcrita ou adaptada segue esse padrão.

GABARITO: E

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

Como a interpretação dos gêneros textuais e a variação linguística estão em alta no PORTUGUÊS ENEM, é natural que algumas questões cobrem as funções que uma linguagem pode ter em determinado contexto de uso. Vejam:

QUESTÃO 96 – prova rosa – 2016

Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. É, a partir do texto, ser capaz de nele o tipo de leitura que o seu autor pretendia e, dono da própria vontade, entregar-se a essa leitura, ou rebelar-se contra ela, propondo uma outra não prevista.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.

Nesse texto, a autora apresenta reflexões sobre o processo de produção de sentidos, valendo-se da metalinguagem. Essa função da linguagem torna-se evidente pelo fato de o texto:

a) ressaltar a importância da intertextualidade.

b) propor leituras diferentes das previsíveis.

c) apresentar o ponto de vista da autora.

d) discorrer sobre o ato de leitura.

e) focar a participação do leitor.

Comentário: a questão abordou uma função de linguagem muito comum nas provas do ENEM: a metalinguagem. O autor utiliza o código para falar do próprio código, ou seja, usa a leitura para discorrer sobre o ato de ler. É de extrema importância conhecer todas as funções da linguagem e os elementos da comunicação.

GABARITO: D

Agora uma pergunta que todos me fazem:

FATO: Em 2014, tivemos 3 questões de gramática, em 2015, apenas 2 e, em 2016, NENHUMA!

Isso quer dizer que não cairá mais conteúdo gramatical no PORTUGUÊS ENEM? Não, não… Pode cair sim, não se iluda! Mas a boa notícia é que as questões até aqui sempre abordaram conteúdos gramaticais ligados ao estudo das classes gramaticais, especialmente pronomes, verbos, advérbios e conjunções (gancho para orações), além de coesão e coerência, que também necessita do estudo dos pronomes! Assim ficou mais fácil ficar o que estudar de gramática, certo? Sem susto e sem trauma!

Bom, meus amigos, espero ter ajudado com essa análise!

Até a próxima!!

Professora Rafaela Freitas.

Rafaela Freitas

Ver comentários

  • Meu esse ano acho q eu fico doido de tanto estudar, são muitos assuntos e muitas matérias aff :(

Posts recentes

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

10 horas atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

13 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

13 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

13 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

13 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

14 horas atrás