Categorias: Concursos Públicos

MP 905 não deve inviabilizar concurso no INSS para o cargo de Analista

Circularam nesta semana algumas informações à respeito da suposta “extinção” do cargo de Analista de Serviço Social do concurso do INSS. Segundo portais de notícia, isso se deve pela revogação de alguns dispositivos como o art. 18, inciso III, alínea “b” da Lei 8.213/91 e o art. 20-A da Lei 10.855/2004.

Segundo os boatos, o órgão deve contemplar a partir do seu próximo concurso público somente vagas para a carreira de Técnico. A equipe de jornalismo do Estratégia Concursos, em contato com fontes confiáveis no órgão, esclareceu que tais informações anunciadas são equivocadas.

Isso porque apesar de a MP provavelmente afetar a prestação de serviços diretamente a segurados e dependentes, a atividade do serviço social de forma geral deve continuar.

Neste caso, o profissional continuaria a atuar no âmbito de estudos sociais e socioeconômicos, realizando pesquisas e levantamentos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento de direitos previdenciários, bem como exercer outras atividades relacionadas às finalidades institucionais do INSS.

Assim, o que a mudança eventualmente poderia afetar seria a nomenclatura designada ao cargo de nível superior, atualmente conhecido como Analista de Seguro Social com formação em serviço social.

Ainda é cedo para tirar qualquer conclusão quanto aos efeitos e consequências da medida provisória, que ainda deve gerar muitas discussões e análises judiciais. Ou deduzir que apenas a aprovação da MP alterará da estrutura administrativa de qualquer carreira pública como a do INSS.

Vale ressaltar que o Estratégia Concursos está em contato com o órgão a fim de esclarecer as possíveis retificações relacionadas ao concurso do INSS.

MAIS INFORMAÇÕES – Concurso INSS

CURSO INSS

Natalia Coelho

Posts recentes

Concurso TCE RN: saiu o resultado provisório dos títulos

Concurso TCE RN oferece vagas com salários iniciais de até R$ 15 mil! Foram divulgados…

27 minutos atrás

Concurso Polícia Penal RS: provas em 9/8 para 56 mil inscritos

Fundatec divulga horários de prova do Concurso Polícia Penal RS Com provas marcadas para o…

37 minutos atrás

Concurso SME Santos PUBLICADO com 248 vagas

Cargos do concurso SME Santos exigem níveis fundamental, médio e superior de escolaridade A Prefeitura…

1 hora atrás

Concurso Câmara de Araguatins: saiu edital com 11 vagas + CR

O edital do concurso da Câmara Municipal de Araguatins, município do estado do Tocantins, foi…

1 hora atrás

Remessa de mercadorias entre filiais para SEFAZ/SC

Olá, como vão as coisas?!! Neste presente artigo do Estratégia Concursos vamos analisar um assunto…

2 horas atrás

Concurso SAAEI Itápolis: iniciais até R$ 14 mil; confira!

O novo edital do Concurso SAAEI Itápolis contempla vagas para todos os níveis de escolaridade,…

2 horas atrás