Foi publicada nesta quarta-feira, 20 de novembro, a Lei 13.903/2019, que autoriza a criação uma nova empresa pública do Governo Federal. A NAV Brasil Serviços de Navegação S.A. (NAV Brasil) é resultado de uma divisão da Infraero.
A criação da nova empresa foi autorizada originalmente na MP 866/2018, convertida em lei após apreciação pelo Congresso Nacional. O Senado Federal concluiu a votação do texto no fim de setembro. O Projeto de Lei de Conversão (PLV 4/2019) foi relatado no câmara alta pelo senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ).
A lei sancionada permite que o Executivo transforme a empresa em uma sociedade de economia mista (art. 6º, § 2º), com participação de capital privado. A nova estatal será vinculada ao Ministério da Defesa, terá sede na cidade do Rio de Janeiro e todo o capital social é de titularidade da União.
De acordo com o texto, a cisão parcial da Infraero será apreciada pela Assembleia Geral da empresa, após manifestação do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal.
Com a cisão, a Infraero ficará responsável pela gestão da infraestrutura dos aeroportos. Já NAV Brasil terá por objeto implementar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeronáutica destinada à prestação de serviços de navegação aérea que lhe for atribuída pelo Comandante da Aeronáutica.
A estatal será custeada pelas tarifas de navegação aérea,
recursos provenientes de desenvolvimento de suas atividades e de convênios, ajustes ou contratos, entre outros . Seus empregados serão contratados pela Consolidação das Leis do Trabalho e deverão ser admitidos por concurso público.
PROMOÇÃO: É MELHOR QUE BLACK FRIDAY!
Fique por dentro de todos os concursos:
DOWNLOAD do PDF 1. Legitimidade do Ministério Público na execução de tutela coletiva Destaque Uma…
As provas objetivas do concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ) foram aplicadas…
As provas objetivas do concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ) foram aplicadas…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos públicos.…
Olá, futuro servidor da SEFAZ-SP! Se a não cumulatividade plena é a regra geral da…
Está se preparando para um concurso que cobrará conhecimentos de informática? Nós vamos ajudar você.…