O presidente Lula sancionou nesta sexta-feira, 14 de julho, a lei do “Programa Mais Médicos”. Além disso, instituiu a Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a área da Saúde.
O objetivo é de ampliar o número de profissionais médicos que atuam na atenção primária à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), dando ênfase para regiões em situação de vulnerabilidade.
O programa contará com 15 mil novos profissionais até o final deste ano, elevando o total de médicos para 28 mil. Como resultado, mais de 96 milhões de brasileiros terão seu acesso à saúde restabelecido.
Com isso, novos editais destinados à contratação de profissionais serão lançados por meio de diversas propostas inovadoras, tais como a inclusão de médicos para equipes que atuam em Consultórios na Rua, atendimento aos indígenas e ao sistema prisional, veja abaixo:
O valor mensal da bolsa-formação será de R$ 12.300, concedida por um período de 48 meses, com a possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.
Após o lançamento do primeiro edital com 5.968 vagas, incluindo mil destas inéditas para a Amazônia Legal, foi registrado um recorde de mais de 34 mil médicos inscritos.
Até o momento, 3.620 profissionais selecionados pela primeira seleção já estão atuando em todas as regiões do país, fornecendo atendimento médico a mais de 20,5 milhões de brasileiros.
Para saber todos os detalhes da lei do “Programa Mais Médicos”, que foi sancionada nesta sexta (14) pelo governo federal, acesse nossos artigos abaixo:
Neste artigo você encontrará um resumo das principais Regras Deontológicas do Código de Ética do…
Concurso PM PB oferta 30 vagas para Oficial (CFO); confira neste artigo quais são os…
Novo edital do concurso Câmara Santa Rita Passa Quatro oferece salários de R$ 3,2 mil…
Confira as principais informações relacionadas à próxima etapa do CNU 2025: o que levar, horários…
Câmara de Matão SP oferta oportunidades de níveis médio e superior em novo concurso; provas…
Cadernos de Reta Final de questões para o concurso Sefaz SP: resolva questões sobre o…