O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, em decisão liminar do juiz Jansen Fialho de Almeida, suspendeu novamente o andamento do concurso público da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) para Agente e Escrivão.

Justiça suspende concurso PCDF para Agente e Escrivão | Imagem: reprodução

A decisão atende à solicitação do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios que, por meio de Ação Civil Pública, argumenta que o Distrito Federal, bem como o Cebraspe, responsável pela organização das duas seleções, devem cumprir o que está disposto na Lei nº 12.990/2014, que reserva aos candidatos negros 20% das vagas nos concursos públicos, em todas fases e etapas.

A medida judicial foi tomada após o Cebraspe confirmar que reservaria o percentual de 20% das vagas somente no resultado final do certame, o que, segundo o órgão, descumpre a legislação por diminuir a quantidade de provas discursivas de candidatos negros a serem corrigidas, prejudicando os candidatos nas demais fases.

O Núcleo de Enfrentamento à Discriminação (NED), do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), solicitou as seguinte medidas:

  • retificação dos editais de ambas as seleções;
  • suspensão do andamento dos concursos públicos até que os candidatos negros tenham suas provas discursivas corrigidas conforme prevê a Lei nº 12.990/2014; e
  • Que o Cebraspe preste informações adicionais sobre o processo de heteroidentificação.

O certame da Polícia Civil do Distrito Federal oferta o total de 2.100 vagas. Destas, 1.800 são para Agente (600+CR) e 300 para Escrivão. Sob organização do Cebraspe, foram registrados 88.894 inscritos para o cargo de Agente e 52.636 para Escrivão.

Para mais informações do concurso PCDF, cujas seleções para Agente e Escrivão foram suspensas pela Justiça, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo para você!

Concurso PCDF

Quer estudar com quem mais aprova em concursos públicos no Brasil, com um valor que cabe no seu bolso? Confira a nossa Black Friday! Clique no banner para participar:


Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para o concurso PCDF?

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Diogo Mendes

Diogo Mendes é jornalista formado pela Universidade Paulista, com experiência em redações de diversos veículos e na produção de conteúdos especializados em concursos públicos. Desde 2019, atua no Estratégia Concursos como Jornalista e Analista de Conteúdo, com foco na apuração de informações junto a órgãos e fontes oficiais. Dedica-se especialmente à produção de notícias e reportagens sobre Concursos Legislativos, além de acompanhar diariamente os concursos policiais, bancários e da área da saúde.

Posts recentes

Concurso Público: confira a programação das aulas de hoje!

O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos públicos.…

6 horas atrás

Concurso SES MG 2026: veja as áreas de Engenharia

Provas do novo concurso SES MG serão aplicadas em 3 de maio; veja neste artigo…

7 horas atrás

Concurso TJ RN: orçamento prevê novo edital!

Um novo edital de concurso TJ RN (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte)…

9 horas atrás

Concurso TJ RN: despesa de 2026 prevê novo edital

Despesa do RN prevê a realização de um novo concurso TJ RN; entenda neste artigo!…

9 horas atrás

Concursos MG: promulgada lei de cotas raciais!

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (AL MG) promulgou a Lei nº 25.726, de 2026,…

11 horas atrás

Concursos DF pode ter validades suspensas; entenda!

Atenção, concurseiros! O Projeto de Lei 2.124/2026, de autoria do deputado estadual Eduardo Pedrosa, visa…

11 horas atrás