O presente artigo visa evidenciar a importância das revisões para o estudo voltado aos concursos públicos, aplicados pelas bancas, tais quais a Fundação Getúlio Vargas (FGV) ou a Vunesp.
Primeiramente, o estudo para concursos exige muita memorização, e conhecimento de muitos conceitos.
Desde conhecimento tradicional, como a língua portuguesa ou a matemática e o raciocínio lógico. Como também conhecimento específico em direito, informática ou contabilidade, por exemplo.
Assim, por muitas vezes os conceitos se repetem em provas diferentes, ou se interligam dentro da mesma prova, e é bom possuir um bom conteúdo internalizado disponível para fazer as provas.
Ainda, existem concursos, por exemplo os de auditor fiscal, que apresentam mais de 20 disciplinas em seu conteúdo de prova.
Então, revisar o conteúdo adquirido nos estudos para garantir que o conteúdo necessário esteja computado na mente e disponível no momento necessário, é muito importante para os estudos para concursos públicos.
Continuando a análise da importância das revisões, para os estudos para concurso público, muitas pessoas têm dúvida do momento ideal para uma revisão.
Apesar de não existir uma fórmula exata, a revisão tem o objetivo de manter o conteúdo sempre fresco na cabeça do estudante.
Então, independente da forma que será realizada, o momento da realização é sempre que se faça necessário.
No meio de outra atividade, pode surgir um insight que é necessário relembrar, ou refletir sobre determinado ponto de um conteúdo.
Caso seja anotando resumos e os lendo depois, ou apenas lendo resumos prontos, é importante que isso seja feito sempre que for necessário, seja no começo, meio, ou perto do fim dos estudos do conteúdo.
É importante uma revisão final, para repassar todos os pontos importantes e não deixar nada de lado nos dias anteriores da prova de concurso.
Por fim, quando já existe certo domínio sobre um conteúdo, e não se tem certeza se haverá estudo dele para uma nova prova, é importante fazer uma revisão para confirmar isso. Caso haja alguma dúvida ou lacuna durante a revisão, a matéria pode ser, inteira ou parcialmente inserida nos estudos.
Prosseguindo com a análise da importância das revisões para concursos, uma excelente ferramenta identificadora de pontos importantes a revisar são os exercícios.
Dessa maneira, é necessário resolver exercícios durante os estudos, e até mesmo após os estudos. Isto vai apontar os pontos específicos que o candidato ao concurso público deve rever.
Assim, é bom guardar os exercícios errados, para refazer após a revisão. Também os exercícios com acerto, mas que chamaram atenção por algum motivo.
Também é bom utilizar exercícios da banca examinadora que aplicará a prova em estudos, de preferência.
Então, os exercícios realizados e marcados podem funcionar como termômetro para o que revisar novamente, ou o que reforçar os estudos.
Afinal, a prova compõe-se de exercícios, e cada banca costuma ter seu tipo de cobrança, e isso costuma se repetir ao longo do tempo. Assim, o uso de exercícios para revisões pode ajudar muito.
Seguindo com a análise sobre a importância das revisões nos estudos de concurso, é fato que rever tudo, às vezes por vários estudos seguidos para concursos diferentes, pode ser repetitivo, e até mesmo entediante.
Para isso, existem ferramentas didáticas, em diversos formatos, para tornar as revisões mais agradáveis.
O Estratégia Concursos oferece revisões de véspera gratuitas em seu canal de Youtube. Geralmente ocorrem nos sábados anteriores às provas, e abordam todas as principais disciplinas, de forma dinâmica, e exibição gratuita.
Além disso, o Passo Estratégico sugere momentos e conteúdos para o aluno do Estratégia revisar, e a maioria das aulas em PDF possui um resumo em poucos parágrafos, além dos mapas mentais que fazem a revisão dos pontos mais importantes de maneira iconográfica.
Para concluir o artigo, o mesmo apresentou várias maneiras e ferramentas de realização de revisão. É claro que isso é uma opção pessoal do estudante de concursos públicos.
A vantagem é que a tecnologia, e a evolução dos materiais para concursos, deixam cada vez mais técnicas e ferramentas disponíveis.
Ainda, escutar o depoimento de aprovados, que abordam como faziam suas revisões, também pode ajudar o aluno a achar a melhor técnica para ele, mesmo que combinando diversas técnicas, ou utilizando várias ao mesmo tempo.
Uma boa revisão vai aumentar as chances de ter em mente o necessário para a prova do concurso. E também vai aprimorar, cada vez mais, o conhecimento no conteúdo, que poderá ser usado em próximas provas.
Portanto, apesar de um pouco repetitivo, o hábito de revisar traz um bom custo benefício para o estudo para concursos públicos.
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Os aprovados no concurso MPU terão salário inicial de até R$ 14,8 mil + benefícios…
IBAMA tem concurso público para efetivos em fase de nomeações Processo seletivo (pss) para temporários…
Último concurso PRF segue vigente até o final de 2025. Diretor prevê edital após a…
Novidades sobre o próximo concurso INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) com vagas…
O resultado final do concurso do MPU (Ministério Público da União) foi homologado. Confira os…
A Universidade do Estado de Santa Catarina divulgou a banca responsável pelo novo concurso Udesc: o…