Olá amigos e amigas!
Hoje, dia 08 de dezembro de 2015, foram eleitos a maioria dos membros da Comissão Especial que irá emitir parecer a respeito do impeachment da Presidente da República.
A despeito das polêmicas que cercaram o dia de hoje, um ponto chamou a atenção: a votação deveria ter sido aberta ou secreta?
Pois bem, o Regimento Interno da Câmara dos Deputados (RICD), em seu artigo 218, §2, nos diz que os membros desta Comissão serão eleitos. Esta é uma exceção à regra, na qual os membros de Comissão são indicados pelas Lideranças Partidárias, somente.
O que aconteceu, então? Alguns partidos não concordaram com as indicações partidárias oficiais, e resolveram lançar “chapas avulsas”, de forma análoga à eleição dos membros da Mesa, regida pelo artigo 7º do mesmo RICD.
O problema, e fonte da controvérsia, é que o Regimento não explicita como proceder com candidaturas avulsas para o caso específico de eleição de Comissão Especial de impeachment, tampouco descreve o rito da votação. Nas demais passagens de processos eletivos, no próprio Regimento, ele costuma fazer remissão ao Art. 7º, dizendo que a eleição, no que couber, deve seguir o rito previsto para os Membros da Mesa.
Isso não chega a ser uma surpresa, pois o Regimento é cheio de “falhas”, e, nestas situações, cabe ao Presidente da Câmara esclarecê-las (Art. 17, I, n), RICD). No caso, o Presidente optou por seguir o mesmo rito da eleição dos Membros da Mesa, por votação secreta.
Ainda, quanto à votação secreta, o Art. 188, inciso III define que serão secretas as votações “para eleição do Presidente e demais membros da Mesa Diretora, do Presidente e Vice-Presidentes de Comissões Permanentes e Temporárias, (…) e nas demais eleições“. Neste caso, como a votação era para eleger os membros dessa comissão, a votação secreta é o procedimento definido no RICD.
Enfim, esta é apenas “mais uma” de muitas polêmica que estão por vir.
Grande abraço!
Termina nesta sexta-feira, 5 de dezembro, o prazo para que os candidatos realizem o pagamento…
Se você tinha medo de perder alguma informação importante, não se preocupe! Aqui você confere…
Provas para Auxiliar de Promotoria do MP SP serão aplicadas em 29 de março de…
Confira as principais notícias sobre concursos que marcaram a semana No Resumo da Semana você…
Concurso Sefaz MT tem salários iniciais de R$ 32,9 mil! A Fundação Carlos Chagas (FCC)…
Avaliação dos candidatos do próximo concurso Bombeiro PB utilizará as notas do ENEM! Salário inicial…
Ver comentários
Olá professor,
No regimento interno da Câmara tem o artigo 188, depois dá uma olhada.
Abraço,
Certinho Diogo!
Legal!