Olá, queridas e queridos. Como vocês estão? Falaremos de um interessante tema hoje: como um Coach pode auxiliar no gerenciamento de expectativas do candidato. Uma abordagem global e com diversos exemplos te espera, vamos lá?
Todos aqueles que tiveram um contato mais profundo com o mundo dos concursos sabem que o sucesso nessa área vai muito além do estudo propriamente dito. Uma das facetas que mais penaliza os alunos é o fator psicológico, nele incluído o gerenciamento de expectativas. Acreditamos que esse fator possa ser evidenciado em duas categorias:
Estudantes que almejam uma aprovação em concursos públicos costumam possuir diversas preocupações em mente. Quando publicarão o edital? Quando haverá a realização da prova? Essa apreensão com datas de editais e provas pode, em muitos casos, trazer um imenso desconforto ao candidato. Nessa situação, é mais difícil que foco e concentração estejam presentes. Tal dificuldade também afeta a capacidade de criar e seguir um planejamento a médio e longo prazo.
A grande quantidade de informações sobre concursos a que estamos expostos no dia a dia também tem potencial para dificultar a vida do candidato. Sejam informações relacionadas a métodos de estudos, publicação de editais ou atualização de conteúdos e disciplinas: tudo isso pode, sim, ser utilizado em prol do aluno, porém, também pode deixá-lo atordoado em meio a tanta informação, repercutindo em seu desempenho.
Também podemos citar a presença da pressão constante na rotina de estudos, seja ela criada pelo próprio estudante ou por aqueles que o rodeiam, uma pressão externa. A necessidade e a capacidade de lidar com tais pressões, incluindo o gerenciamento de expectativas internas e externas, é uma tarefa, muitas vezes, árdua. É muito difícil que pessoas de fora do universo dos concursos consigam compreender completamente as situações por que passam aqueles incluídos dentro disso. Tal fato pode gerar ainda mais pressões externas e também internas, quando o candidato não consegue dialogar a respeito dessas questões.
Além das preocupações mais gerais, conforme evidenciado acima, também são comuns receios técnicos. As técnicas de estudo utilizadas são válidas? O ciclo de estudos está correto? É necessário estudar mais horas na semana? Como estão os percentuais de acerto? Esses são pensamentos corriqueiros na cabeça do estudante, principalmente nos estágios iniciais do estudo, quando tudo é muito novo.
Além de pensamentos ligados ao próprio candidato também existem as indagações externas, comparativas aos demais que competem pelas vagas. A carga horária de estudos é boa em comparação aos demais? Qual é um bom percentual de acertos em uma certa matéria? A qualidade dos estudos é suficiente para obter um bom resultado? É importante não só mitigar a influência desses pensamentos como também utilizá-los em prol do aluno, como um estímulo externo de motivação, visando uma maior efetividade nos estudos.
Acima foram expostos diversos exemplos de pensamentos que permeiam a cabeça de muito alunos diariamente. Tais pensamentos são comuns e, dependendo da intensidade e influência deles, necessários à evolução. Como seria possível alcançar o nível necessário para ser aprovado em um concurso se o aluno não sabe qual é esse nível em termos de parâmetros e dados numéricos?
Sim, a comparação interna e externa é algo necessário nessa jornada, porém há de ser manejada da maneira correta. À medida que tais pensamentos vão se tornando excessivamente frequentes, há também a criação de demasiadas expectativas. É normal que, no processo, existam expectativas assim como os pensamentos citados. Todavia há de se tomar cuidado quando ambos começam a tomar proporções preocupantes.
Expectativas e dúvidas além da medida trazem problemas ao desempenho do aluno. Em relação às primeiras, podem deixar o candidato “no mundo da lua” ou trazer uma enorme ansiedade, fazendo com que seja difícil encontrar concentração. Já no caso das segundas, o que costuma acontecer é o aluno duvidar de tudo o que está fazendo, não possuindo firmeza e confiança em relação às atitudes que está tomando. Isso tende a diminuir a qualidade do estudo e fazer com que se perca muito tempo buscando afirmações externas que clareiem tais dúvidas e tragam confiança.
O Coach para concursos é um profissional que já passou por muitas dessas situações exemplificadas no texto e conseguiu a aprovação em um certame reconhecido. Dessa forma, tal experiência prévia possibilita que ele consiga entender a realidade pela qual o candidato está passando. O grande X da questão é que ele consegue fazer isso de uma maneira neutra e objetiva, o que é muito difícil de ser alcançado em uma autoanálise feita pelo próprio candidato.
O Coach consegue ser neutro, o que é extremamente válido em relação às preocupações gerais do estudante. Assim, dialoga racionalmente sobre as possíveis datas de editais, provas e ,principalmente, lembra-o que é necessário estar em uma alta preparação mesmo antes do edital ser publicado. Essa neutralidade com que o Coach consegue analisar as informações gerais, sejam elas sobre mudanças judiciais, situações políticas ou rumores de um novo concurso, ajuda muito o aluno, pelo fato de existir um olhar externo, racional e confiável, que o conforta e lhe traz confiança.
A objetividade é muito útil em relação aos quesitos técnicos. Tendo em vista que o Coach está em contato com diversos candidatos, ele possui parâmetros e dados sobre carga horária, qualidade de estudos e percentuais de acertos relativos a candidatos de diversos níveis distintos. Tudo isso possibilita que as necessidades do candidato relacionadas à comparação sejam supridas. Uma análise técnica minuciosa dos resultados do candidato, feita pelo Coach, tem muito a enriquecer a preparação, por meio da evidenciação dos pontos fortes e fracos, possibilitando uma constante e dinâmica avaliação do rumo a ser seguido.
Se, por um lado, é mais do que comum os candidatos estarem a todo tempo preocupados e enviesados psicologicamente, o que provavelmente prejudica seu rendimento, por outro lado é possível buscar um profissional de qualidade que traga essa validação externa com objetividade e neutralidade.
Ao invés de sempre haver uma “pulga atrás da orelha”, aquelas dúvidas que não saem da cabeça do aluno e tiram sua concentração, é possível ter a orientação e o apoio de um profissional que já passou por essas nuances e foi bem sucedido. Sendo assim, o papel do Coach no gerenciamento de expectativas é uma oportunidade interessante aos alunos para que consigam tirar o máximo proveito de sua preparação e alcançar seus objetivos.
Desejo ótimos estudos a todos. Um grande abraço!
Caio Castilho.
Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada
Fique por dentro de todos os concursos:
Foram divulgados os gabaritos preliminares do concurso IPREM (Instituto de Previdência) Mogi das Cruzes, da…
Foram divulgados os gabaritos preliminares de concurso da Prefeitura de Apiacás, município do Mato Grasso.…
Foi divulgado o gabarito preliminar das provas do concurso Guarda de Mongaguá, localizada no estado…
Foram divulgados os gabaritos preliminares do concurso público ISS de Artur Nogueira, em São Paulo.…
Foram divulgados os gabaritos preliminares do concurso da Prefeitura de Artur Nogueira, São Paulo. Veja…
Foram divulgados os gabaritos preliminares do concurso público do Serviço Autônomo de Água e Esgoto…