Oi pessoal!
Trago agora o gabarito extraoficial das questões sobre a Lei de Organização e Divisão Judiciárias de Minas Gerais e o Regimento Interno do TJMG. Aqui comento as questões aplicadas para o cargo de Oficial de Apoio Judicial, tomando como base o Caderno 1 (branca).
QUESTÃO 42
O item I está correto, reproduzindo exatamente o que consta no art. 238 da Lei de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Minas Gerais.
O item II está incorreto, pois a nomeação dos servidores da Primeira Instância depende de ato do Presidente do Tribunal, nos termos do art. 250, §4o.
O item III está correto, reproduzindo exatamente o conteúdo do art. 251 da LODJMG.
GABARITO: C
QUESTÃO 43
Os deveres comuns aos servidores dos órgãos auxiliares dos Tribunais e da Justiça de Primeira Instância constam no art. 273 da LODJMG. O erro está na alternativa C, pois, caso seja necessário renovar ato por culpa do servidor, ele deverá custear essa renovação.
GABARITO: C
QUESTÃO 44
A alternativa A está incorreta. O Órgão Especial é composto pelos treze desembargadores mais antigos e por doze desembargadores eleitos, observado o quinto constitucional (art. 9o, II). Isso significa que deve ser observada a proporcionalidade no que se refere aos Desembargadores que são oriundos da advocacia e do Ministério Público.
A alternativa B está incorreta. A eleição de Desembargadores para compor o Tribunal Regional Eleitoral é de competência do Tribunal Pleno, e não do Órgão Especial, nos termos do art. 25, VII do Regimento Interno.
A alternativa C está correta, reproduzindo corretamente uma das atribuições do Corregedor-Geral, nos termos do art. 32, XXIII do Regimento Interno.
A alternativa D está incorreta. A posse dos ocupantes dos cargos de direção se dá em sessão solene do Tribunal Pleno, conforme previsão do art. 6o do Regimento Interno.
GABARITO: C
QUESTÃO 51
Aqui precisamos marcar a alternativa INCORRETA.
A alternativa A trata dos auxiliares de encargo, que constam no art. 256 da LODJMG. Correta a alternativa.
A alternativa B trata das proibições impostas aos servidores dos órgãos auxiliares dos Tribunais e da Justiça de Primeira Instância. Todos os exemplos constam no art. 274. Correta a alternativa.
A alternativa C é a nossa resposta. Nos termos do art. 276, a responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo.
A alternativa D está correta. As penas disciplinares estão previstas no art. 281, entre elas a cassação de aposentadoria e de disponibilidade. Correta a alternativa.
GABARITO: C
QUESTÃO 53
A alternativa A está incorreta, pois a proibição prevista no art. 267 não alcança os servidores aprovados em concurso.
A alternativa B está incorreta. O art. 267 não prevê a necessidade de reconhecimento judicial da união estável para que incida a proibição.
A alternativa C é a nossa resposta. Nos termos do art. 269, ao servidor do foro judicial, é defeso praticar atos de seu ofício em que for interessado ele próprio, seu cônjuge, parente consanguíneo ou afim em linha reta ou, na linha colateral, até o terceiro grau.
A alternativa D está incorreta. O art. 268 prevê, no caso de incompatibilidade relacionada a Escrivão Judicial e servidores dos Serviços Auxiliares do Diretor do Foro, a aplicação dos arts. 109 e 110 da LODJMG, que se referem às regras de incompatibilidade aplicáveis aos magistrados.
GABARITO: C
Se ficar alguma dúvida é só chamar ;)
Grande abraço!
Prof. Paulo Guimarães
professorpauloguimaraes@gmail.com
As provas do concurso do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ MS) foram…
As provas do concurso do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ MS) foram…
Neste domingo, 25 de janeiro, foram realizadas as provas objetivas e discursivas do concurso TCE…
Neste domingo, 25 de janeiro, foram realizadas as provas objetivas e discursivas do concurso TCE…
Concurso Guarda de Salto de Pirapora oferta 10 vagas e inicial de R$ 2,5 mil!…
Oi, gente!! Hoje, neste artigo do Estratégia Concursos, buscaremos analisar um assunto muito importante para a prova de Auditor Fiscal de São Paulo: vedação ao…
Ver comentários
Obrigada pela eficiência de sempre, prof. Paulo! Gabaritei na sua disciplina. Aguardemos informática e Português pra ver se dá pra sonhar com a segunda fase...
Abraço!
Concurso que ninguém será chamado!
Na questão 53, a letra C nao pode ser o gabarito. Ela fala que o servidor é proibido de praticar tais atos, enquanto a lei fala que ele é defeso. Ela esta claramente errada!
Obrigada professor.
Vocês fazem um trabalho excelente!
O gabarito extraoficial nos ajuda muito, pois ficamos ansiosos.
Graças a Deus acertei todas da sua matéria e de constitucional.