Gabarito Extraoficial PC-DF (Agente) – Conhecimentos sobre o DF

Olá, pessoal! Tudo joia? Aqui é o Prof. Leandro Signori.

Vamos conferir o gabarito extraoficial comentado do conteúdo de Conhecimentos sobre o Distrito Federal, que caiu na prova de Agente da PC-DF.


30 – CERTO

O Parque Nacional de Brasília é uma unidade de conservação da natureza de proteção integral. No parque se encontra o lago artificial de Santa Maria, que é a segunda represa mais importante no abastecimento de água no Distrito Federal. Responde pelo abastecimento de 25% da população do DF. O lago artificial do Descoberto responde pelo abastecimento de 60% da população do DF. 

31 – CERTO

Por se tratar de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, as visitas na Estação Ecológica (ESEC) de Águas Emendadas são restritas e apenas ocorrem de forma guiada, conforme dispõe o seu plano de manejo.

32 – ERRADO

A RIDE é formada pelo Distrito Federal e por 33 municípios, sendo 29 de Goiás e 4 de Minas Gerais. O Distrito Federal não pode ser dividido em municípios.

33 – ERRADO

A Lei Complementar nº 94/98 não tem nenhum dispositivo que impede a criação de municípios na RIDE. Total invenção do examinador. A lei também não restringe a aplicação de benefícios fiscais do Programa Especial de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal no território de nenhum município da RIDE, nem dos que poderão surgir pelo desmembramento de município integrante da RIDE.

34 – CERTO

A questão se refere ao Consórcio Águas Lindas, formado pelas empresas públicas CAESB (Distrito Federal) e Saneago (Goiás). O consórcio atua na prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Executa ações visando à preservação da qualidade das águas do lago do Descoberto, localizado no DF e em Águas Lindas de Goiás.

Leandro Signori

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Geografia pela Uniceub (Brasília). Como servidor público, foi funcionário da Prefeitura de São Leopoldo (RS), Prefeitura de Porto Alegre (RS), Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Ministério da Integração Nacional. É professor de Geografia para o ensino médio na rede particular de ensino. Leciona as disciplinas de Atualidades, Conhecimentos Gerais, Geografia, Realidade Brasileira e História, em cursos on line e presenciais preparatórios para concursos públicos.

Posts recentes

Confira o NOVO resultado final do concurso TCDF!

O resultado final do concurso TCDF foi republicado e divulgado nesta terça-feira, 30 de abril,…

1 hora atrás

Concurso TCDF: resultado final é republicado; confira!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

2 horas atrás

Concurso Público: Confira a programação das aulas de hoje!

O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…

2 horas atrás

Concurso TCE PA: SAIU com 50 vagas; ganhe até R$ 9,1 mil

Foi publicado o edital do mais novo concurso TCE PA (Tribunal de Contas do Estado…

5 horas atrás

Edital TCE PA publicado com 50 vagas + CR; até R$ 9,1 mil

Foi publicado o edital do concurso TCE PA (Tribunal de Contas do Estado do Pará).…

6 horas atrás

Informativo STF Ed. Extra 1

Hoje fazer a análise extra das decisões do STF do primeiro trimestre de 2024. Informativo…

7 horas atrás