Categorias: Concursos Públicos

Gabarito Extraoficial – Direito Tributário – ISS-Cariacica

Olá, meus amigos, tudo bem?

Meu nome é Fábio Dutra, sou professor de Direito Tributário do Estratégia Concursos e Auditor-Fiscal da RFB.

Estou aqui com vocês, pois hoje foi aplicada a prova do concurso ISS-Cariacica – Auditor Fiscal, realizada pela banca AOCP, e, como de costume, já providenciamos a sua resolução neste artigo. Vale ressaltar que este é um gabarito extraoficial, considerando a legislação em vigor e a jurisprudência e doutrina dominante sobre o tema.

Após uma rápida análise, acreditamos que não haverá possibilidade de recursos.

Antes de iniciarmos a resolução, convido você a me seguir lá no Instagram, para acompanhar os próximos concursos da área fiscal bem como os projetos gratuitos de questões comentadas: @proffabiodutra


31 – Assinale a alternativa correta sobre a ordem tributária prevista na Constituição da República.

A) quando houver déficit atuarial a contribuição ordinária dos aposentados é pensionistas não poderá incidir sobre o valor dos proventos de aposentadoria é de pensões que supere o salário mínimo.

B) a união mediante lei ordinária, poderá instituir empréstimos compulsórios para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, guerra externa ou sua eminência.

C) as contribuições sociais é de intervenção no domínio econômico não poderão ter alíquotas ad valorem, nem ter por base o faturamento, a receita bruta ou o valor da operação.

D) a lei complementar poderá estabelecer critérios especiais de tributação com o objetivo de prevenir desequilíbrios da concorrência, sem prejuízo da competência de a união por lei estabelecer normas de igual objetivo.

Comentário:

Alternativa A: Trata-se de dispositivo que ainda está pendente de vigência no texto constitucional, com base na EC 103/2019, mas ainda está errado, porque, quando houver deficit atuarial, a contribuição ordinária dos aposentados e pensionistas poderá incidir sobre o valor dos proventos de aposentadoria e de pensões que supere o salário-mínimo. Alternativa errada.

Alternativa B: A instituição de empréstimo compulsório depende de lei complementar. Alternativa errada.

Alternativa C:  Trata-se de afirmativa em desacordo com o que dispõem a Constituição federal. Alternativa errada.

Alternativa D: de acordo com o artigo 146-A, da Constituição Federal, este é um dos papéis da lei complementar. Alternativa correta.

Gabarito Extraoficial: Letra D


32 – Sobre as limitações constitucionais ao poder de tributar, assinale a alternativa correta:

A) a União poderá instituir isenções de tributos da competência dos estados ou dos municípios por meio de lei complementar.

B) a lei poderá atribuir a sujeito passivo de obrigação tributária a condição de responsável pelo pagamento de imposto ou contribuição, cujo fato gerador deva ocorrer posteriormente assegurada a imediata é preferencial restituição da quantia paga caso não se realize o fato gerador presumido.

C) somente emenda constitucional de caráter erga omnes determinará as medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e serviços.

D) é vedado a União, mas permitido aos estados, cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.

Comentário:

Alternativa A: As isenções heterônomas são proibidas no texto constitucional. Alternativa errada.

Alternativa B: trata-se de previsão contida no art. 150, § 7º, dá Constituição federal, que se refere a substituição tributária progressiva. Alternativa correta.

Alternativa C: De acordo com o art. 150, § 5º, da CF/88, a lei determinará medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e serviços. Alternativa errada.

Alternativa D: A vedação do princípio da anterioridade anual alcança todos os entes federativos. Alternativa errada.

Gabarito Extraoficial: Letra B


33 – Acerca da competência tributária para instituir impostos, é correto afirmar que:

A) o imposto sobre propriedade territorial rural será fiscalizado e cobrado pelos municípios que assim optarem, na forma da lei desde que não implique redução do imposto ou qualquer outra forma de Renúncia fiscal.

B) o imposto sobre propriedade territorial rural também incidirá sobre pequenas glebas rurais, definidas em lei, quando as explore o proprietário que não possua outro imóvel.

C) o imposto sobre a propriedade de veículos automotores não poderá ter alíquotas diferenciadas em função do tipo e da utilização.

D) o imposto sobre transmissão causa Mortis e doação, terá competência para a sua instituição regulada por lei ordinária se o doador tiver domicílio ou residência no exterior.

Comentário:

Alternativa A: De fato, o texto constitucional autoriza que o ITR seja fiscalizado é cobrado pelos municípios que assim optarem. Alternativa correta.

Alternativa B: Existe imunidade constitucional sobre o ITR, em relação às pequenas glebas rurais exploradas pelo proprietário que não possua outro imóvel. Alternativa errada.

Alternativa C: Existe autorização do texto constitucional para que o IPVA tem alíquotas diferenciadas em razão do tipo ou da utilização do veículo. Alternativa errada.

Alternativa D: Trata-se de situação que deve ser regulada em lei complementar. Alternativa errada.

Gabarito Extraoficial: Letra A


34 – Acerca da disciplina constitucional das limitações do poder de tributar, assinale a alternativa incorreta

A) é vedado a União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios instituir impostos sobre patrimônio renda ou serviços dos partidos políticos, exceto sobre suas fundações de direito privado.

B) é vedado a União, aos estados, ao distrito federal é aos municípios cobrar tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do Início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado.

C) é vedado à União tributar a renda das obrigações da dívida pública dos estados do Distrito Federal e dos municípios bem como a remuneração e os proventos dos respectivos agentes públicos em níveis superiores ao fixar para as suas obrigações e para seus agentes.

D) é vedado aos estados , ao Distrito Federal e aos municípios estabelecer diferença tributária entre bens e serviços de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino.

Comentário:

Alternativa A: A vedação prevista no texto constitucional referente aos partidos políticos abrange suas respectivas fundações. Alternativa errada.

Alternativa B: trata se do princípio da irretroatividade da lei tributária. Alternativa correta.

Alternativa C: trata se do princípio previsto no artigo 151, II, da Constituição Federal. Alternativa correta.

Alternativa D: trata se do princípio previsto no artigo 152 da Constituição Federal.  Alternativa correta.

Gabarito Extraoficial: Letra A


35 – Em se tratando das regras gerais do imposto sobre serviço de qualquer natureza (ISS) prescritas na lei complementar federal nº 116/2003, assinale a alternativa incorreta

A) o imposto não incide sobre o valor intermediado no mercado de títulos e valores mobiliários o valor dos depósitos bancários o principal juros e acréscimos moratórios relativos a operações de crédito realizadas por instituições financeiras.

B) o serviço considera-se prestado e o imposto devido no local do florestamento é reflorestamento, semeadura, adubação, reparação de solo, plantio, silagem, colheita, corte, descascamento de árvores, silvicultura, exploração florestal e serviços congêneres indissociáveis da formação manutenção e colheita de florestas para quaisquer fins e por quaisquer meios.

C) O imposto não incide sobre o serviço proveniente do exterior do país ou cuja prestação se tenha iniciado no exterior do país.

D) a alíquota mínima do imposto sobre serviços de qualquer natureza é de 2% (dois por cento).

Comentário:

Alternativa A:   O ISS não incide sobre tais serviços, com base no art. 2º, III, da LC 116/03. Alternativa correta.

Alternativa B: Trata-se de previsão no art. 3º, XII, com redação dada pela LC 157/2016. Alternativa correta.

Alternativa C: O ISS incide sobre o serviço proveniente do exterior do país ou cuja prestação se tenha iniciado no exterior do país (importação de serviços). Alternativa errada.

Alternativa D: Realmente, esta é a alíquota mínima do ISS. Alternativa correta.

Gabarito Extraoficial: Letra C


36 – Conforme o direito tributário brasileiro, assinale a alternativa correta.

A) para o código tributário nacional, são tributos apenas os impostos e as taxas.

B) as taxas têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização efetiva ou potencial de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.

C) imposto é o tributo instituído para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária.

D) Para o código tributário nacional, os impostos têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização efetiva ou potencial de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.

Comentário:

Alternativa A: O CTN também inclui as contribuições de melhoria como espécie tributária. Alternativa errada.

Alternativa B: De fato, este é o fato gerador das taxas, considerando o CTN.  Alternativa correta.

Alternativa C: Esta é a definição das contribuições de melhoria. Alternativa errada.

Alternativa D: Os impostos são tributos não vinculados, razão pela qual não podem ter tais fatos geradores. Alternativa errada.

Gabarito Extraoficial: Letra B


37 – O código tributário nacional conceitua “tributo”. sobre sua significação, assinale a alternativa correta.

A) tributo é toda prestação pecuniária compulsória em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, por obrigação principal ou sanção de ato ilícito instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

B) tributo é toda prestação pecuniária compulsória em moeda ou serviço ad valorem, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

C) tributo é toda prestação pecuniária voluntária, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

D) Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

Comentário: A única alternativa que atende exatamente ao  conceito de tributo previsto no art. 3º do CTN é a Letra D.

Gabarito Extraoficial: Letra D


38 – Um dos tributos previstos na legislação é aquele incidente sobre a exportação para o estrangeiro, de produtos nacionais ou nacionalizados tendo como fato gerador a saída destes do território nacional. Essa espécie tributária denomina se

A) taxa.

B) imposto.

C) contribuição de melhoria.

D)  empréstimo compulsório.

Comentário: A definição do enunciado se refere ao imposto sobre exportação. Logo, a resposta é a Letra B.

Gabarito Extraoficial: Letra B


39 – O imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil localizado na zona urbana do município. Para os efeitos deste imposto, entende-se como zona urbana definida em lei municipal, observado o requisito mínimo da existência de melhoramentos indicados em pelo 2 (dois)  dos incisos seguintes, construídos ou mantidos pelo poder público:

A) Sistema de esgoto sanitários e escola primária ou posto de saúde a uma distância máxima de 10 (dez) quilômetros do imóvel considerado .

B) rede de iluminação pública é biblioteca municipal em um raio de 5 (cinco) quilômetros.

C) abastecimento de água, escola primária ou posto de saúde a uma distância máxima de 3 (três) quilômetros do imóvel considerado

D) meio-fio ou calçamento, com canalização de águas pluviais, e cobertura asfáltica das vias de acesso ao imóvel.

Comentário: A única alternativa que traz dois dos incisos previstos no art. 32, § 1º, do CTN, é a Letra C.

Gabarito Extraoficial: Letra C


40 – A lei relativa à contribuição de melhoria deve observar alguns requisitos ponto assinale a alternativa que apresenta um desses requisitos

A) publicação prévia do orçamento do custo da obra.

B) fixação de prazo não inferior a 300 (trezentos) dias , para impugnação pelos interessados, de qualquer dos elementos referidos na publicação prévia.

C) publicação prévia de delimitação da zona prejudicada.

D) fixação de prazo para o prévio pagamento compulsório do rateio do tributo, tendo como limite individual a despesa realizada.

Comentário: A única alternativa que apresenta requisito previsto no art. 82, do CTN, é a Letra A (orçamento do custo da obra), conforme art. 82, I, b.

Gabarito Extraoficial: Letra A


41 – O código tributário nacional tem regras próprias sobre exigência e interpretação das normas tributárias. sobre esse tema, assinale a alternativa correta

A) os tratados e as convenções internacionais não têm o condão de revogar ou modificar a legislação tributária interna, uma vez que tal expediente é privativo das leis complementares.

B) a lei aplica-se a ato ou fato pretérito tratando-se de ato não definitivamente julgado quando passa a defini-lo como infração.

C) Na ausência de disposição expressa, a autoridade competente para aplicar a legislação tributária poderá fazer uso de sucessivos mecanismos, sendo um deles o da equidade.

D) o emprego da analogia poderá resultar na exigência de tributo não previsto em lei.

Comentário:

Alternativa A:   Os tratados e as convenções internacionais revogam ou modificam a legislação tributária interna, com base no art. 98, do CTN. Alternativa errada.

Alternativa B: É exatamente o oposto: a aplicação retroativa ocorre quando a lei deixar de definir o ato como infração. Alternativa errada.

Alternativa C: Trata-se da integração da legislação tributária, prevista no art. 108, do CTN. Alternativa correta.

Alternativa D: De acordo com o CTN, o emprego da analogia não poderá resultar na exigência de tributo não previsto em lei Alternativa errada.

Gabarito Extraoficial: Letra C


42 – sobre a interpretação da lei tributária prevista no código tributário nacional , assinale a alternativa correta.

A) interpreta se livremente a legislação tributária que disponha sobre dispensa do cumprimento de obrigações tributárias acessórias.

B) a lei tributária que define infrações, ou lhe comina penalidades interpreta se da maneira mais favorável ao acusado em caso de dúvida quanto à capitulação legal do fato, mas não quanto a imputabilidade.

C) interpreta se literalmente a legislação tributária que disponha sobre outorga de isenção.

D) os princípios gerais de direito privado utilizam-se para a pesquisa da definição do conteúdo do alcance de seus institutos conceitos e formas , e para definição dos respectivos efeitos tributários.

Comentário:

Alternativa A: Trata-se de interpretação literal, com base no art. 111, III, do CTN. Alternativa errada.

Alternativa B: Ambos os casos admitem interpretação mais benéfica ao contribuinte. Alternativa errada.

Alternativa C: De fato, a legislação tributária que disponha sobre outorga de isenção deve ser interpretada literalmente, com base no art. 111, II, do CTN. Alternativa correta.

Alternativa D: Os princípios gerais de direito privado não podem ser utilizados para definição dos respectivos efeitos tributários. Alternativa errada.

Gabarito Extraoficial: Letra C


43 – Ao prescrever regras sobre a obrigação tributária, o código tributário nacional afirma que

A) a interrupção da prescrição, em favor ou contra um dos obrigados solidários favorece aos demais, mas não os prejudica.

B) o sujeito ativo da obrigação é a pessoa jurídica de direito público ou privado, titular da competência originária ou delegada para exigir o seu cumprimento.

C) a definição legal do fato gerador é interpretada, considerando-se os efeitos dos fatos efetivamente ocorridos.

D) o fato gerador da obrigação acessória é qualquer situação que na forma da legislação aplicável, impõem a prática ou abstenção de ato que não configure obrigação principal.

Comentário:

Alternativa A: A interrupção da prescrição, em favor ou contra um dos obrigados solidários, pode favorecer ou prejudicar os demais. Alternativa errada.

Alternativa B: O sujeito ativo da obrigação é a pessoa jurídica de direito público apenas. Alternativa errada.

Alternativa C:  A definição legal do fato gerador é interpretada abstraindo-se dos efeitos dos fatos efetivamente ocorridos. Alternativa errada.

Alternativa D: Trata-se da definição exata do fato gerador da obrigação acessória, previsto no CTN. Alternativa correta.

Gabarito Extraoficial: Letra D


44 – São causas de suspensão do crédito tributário

A) moratória e parcelamento

B) parcelamento e remissão

C) medida liminar em mandado de segurança e transação

D) moratória e decisão administrativa irreformável

Comentário:

Alternativa A: A moratória e o parcelamento suspendem a exigibilidade do crédito tributário. Alternativa correta.

Alternativa B: A remissão extingue o crédito tributário. Alternativa errada.

Alternativa C: A transação extingue o crédito tributário. Alternativa errada.

Alternativa D: A decisão administrativa irreformável extingue o crédito tributário. Alternativa errada.

Gabarito Extraoficial: Letra A


45 – A respeito da administração tributária, assinale a alternativa correta

A) a dívida regularmente inscrita goza de presunção de certeza é liquidez, mas não tem o efeito de prova pré-constituída.

B) os livros obrigatórios de escrituração comercial e fiscal e os comprovantes dos lançamentos neles efetuados serão conservados até que ocorra a prescrição dos créditos tributários decorrentes das operações a que se refiram.

C) Constitui dívida ativa tributária a proveniente de crédito dessa natureza, regularmente inscrita na repartição administrativa competente, ainda que pendente o prazo fixado para pagamento.

D) A omissão de quaisquer dos requisitos ao termo de inscrição de dívida ativa, ou erro a eles relativo não causa a nulidade da inscrição do processo de cobrança dela decorrente.

Comentário:

Alternativa A: A dívida regularmente inscrita goza de presunção de certeza é liquidez e tem o efeito de prova pré-constituída. Alternativa errada.

Alternativa B: Realmente, o CTN determina que tais documentos devem ser conservados pelo sujeito passivo até que ocorra a prescrição dos créditos tributários decorrentes das operações a que se refiram. Alternativa correta.

Alternativa C: A dívida ativa se refere ao crédito tributário cujo prazo para pagamento já tenha se expirado. Alternativa errada.

Alternativa D: A omissão de quaisquer dos requisitos ao termo de inscrição de dívida ativa, ou erro a eles relativo configura a nulidade da inscrição do processo de cobrança dela decorrente. Alternativa errada.

Gabarito Extraoficial: Letra B

Fábio Dutra

Posts recentes

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

17 horas atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

19 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

19 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

20 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

20 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

20 horas atrás