A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) recusou o texto da minuta de Lei Orgânica da Polícia Federal apresentado pela Direção-Geral da Polícia Federal.

De acordo com a entidade, a decisão foi unânime entre os 27 sindicatos dos policiais federais, mediante consulta aos servidores.

O presidente da Fenapef, Marcus Firme, indicou que o texto não correspondeu às demandas apresentadas pela categoria: “Ressaltamos que a perspectiva de criação de uma Lei Orgânica para a Polícia Federal gerou grande expectativa entre os servidores do órgão. Esperou-se, inicialmente, que as entidades de classe seriam chamadas para um amplo debate, visando ajudar na construção do texto ainda durante o ano de 2023, quando o diretor-geral já falava na elaboração da minuta. Ocorre que, mesmo diante de solicitações feitas pela Fenapef, o texto foi redigido sem consulta à categoria“, informou.

A federação também encaminhou ofício à Direção-Geral da corporação para pedir diálogo na elaboração da proposta. Veja o documento na íntegra!

Confira alguns trechos do documento!

Para piorar o cenário, mesmo após a apresentação da minuta por parte da Direção-geral no mês de junho, as entidades, mais uma vez, não foram chamadas para discutir o texto e, por muito pouco, quase tiveram apenas um exíguo prazo de 15 dias para tentar algum tipo de discussão junto às suas bases, não tendo ocorrido apenas por conta de contundente intervenção da FENAPEF no sentido de dilação do prazo para 30 dias, que acabou sendo acatada.

O fato é que não houve qualquer tipo de discussão em torno do texto apresentado pela Direção-geral da Polícia Federal, medida nada republicana e que apenas apequenou a sua construção, se mostrando incapaz de atender efetivamente às necessidades da maioria dos servidores do órgão, bem como de promover qualquer tipo de modernização.

Diante de tal cenário, os policiais federais se manifestaram no sentido de total rejeição ao texto da minuta de Lei Orgânica da Polícia Federal apresentado pela Direção-geral do órgão.

Nesse sentido, informo a Vossa Senhoria que a FENAPEF, os 27 sindicatos e suas bases se manifestam UNANIMEMENTE pela TOTAL REJEIÇÃO E REPÚDIO ao texto da minuta de Lei Orgânica apresentado pela Direção-geral da Polícia Federal, com a consequente RECUSA de apoio ao envio da proposta pelo Governo para discussão no Congresso Nacional.

Para mais informações sobre o texto da Lei Orgânica da Polícia Federal, acompanhe o site do Estratégia Concursos!

Concurso PF

Leia também:

Quer estudar para o concurso Polícia Federal?

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Diogo Mendes

Diogo Mendes é jornalista formado pela Universidade Paulista, com experiência em redações de diversos veículos e na produção de conteúdos especializados em concursos públicos. Desde 2019, atua no Estratégia Concursos como Jornalista e Analista de Conteúdo, com foco na apuração de informações junto a órgãos e fontes oficiais. Dedica-se especialmente à produção de notícias e reportagens sobre Concursos Legislativos, além de acompanhar diariamente os concursos policiais, bancários e da área da saúde.

Posts recentes

Estatuto da Magistratura para a SEFAZ-SP

Olá, pessoal! Tudo bem? Vamos falar hoje sobre o Estatuto da Magistratura. Trata-se de um…

4 horas atrás

Administração Indireta para a SEFAZ-SP

Olá, pessoal! Tudo bem? Neste artigo, vamos falar sobre a Administração Indireta. Trata-se de um…

5 horas atrás

Concurso MP AL: estrutura da prova e conteúdo do último edital!

O novo concurso do Ministério Público do Estado de Alagoas para servidores teve seu edital publicado! São…

6 horas atrás

Revisão de Véspera Caixa: Parte I

Acompanhe a parte I da Revisão de Véspera para o Concurso Caixa! As provas do…

6 horas atrás

Concurso Senado Federal: mais de mil cargos vagos em 2026!

Relatório aponta que o Senado Federal possui 1.002 cargos vagos! Resumo da notícia Relatório de…

7 horas atrás

Concurso CAU SP: Vunesp organizará o novo certame

Um novo concurso CAU SP (Conselho de Arquitetura de Urbanismo de São Paulo) poderá acontecer em…

7 horas atrás