Concursos Públicos

Estratégias Finais no Dia da Prova.

Introdução

Suponha que finalmente chegou o dia da sua prova (certamente não é hoje, já que você não vai ler artigos nesta data – esperamos que não). Se você nunca fez provas de concursos antes, a expectativa será grande.

Por outro lado, se você já é concurseiro de longa data, talvez também esteja com a adrenalina em alta, fruto de experiências passadas. Afinal, muita coisa aconteceu no fatídico dia e você pode (ou não) querer repetir a dose. Parece clichê, mas vamos repetir: você precisa saber fazer prova.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre o dia da prova. Você vai descobrir que é fundamental ter atenção com uma série de situações para garantir a sua aprovação, que vão além do conteúdo estudado. Veja como as seções estão organizadas:

  • Local de Prova
  • Últimas Revisões
  • Celular
  • Lanche
  • Textos Longos
  • Banheiro
  • Cartão-Resposta
  • Almoço no Intervalo
  • Questões Discursivas

A nossa intenção inicial era fazer um artigo mais curto, mas há tantos detalhes para te passar… Ou seja, optamos por não excluir nada e ele acabou ficando um pouquinho grande. Mas nada que você não seja capaz de enfrentar. Chega de enrolação então e vamos começar!

Tempo de leitura aproximada: 15 a 20 minutos

Local de Prova

Programe-se para chegar ao local de prova cedo. Mas o que seria cedo? Cedo é o horário de abertura do portão. Ou seja, se o portão abre às 7h da manhã e sua prova inicia às 8h, você deverá chegar às 7h lá.

Muitos candidatos perdem a prova porque não contam com imprevistos no trajeto até o local. Se você fizer a prova em uma capital ou em uma cidade de grande porte, é bem provável que você pegue trânsito (ainda que num domingo).

Faça uma simulação do tempo que levará até o trajeto. Aplicativos de mapas, tais como Waze e Google Maps, contam com esse recurso. Sabemos que o trânsito é muito dinâmico e a estimativa de tempo muda frequentemente, mas ao menos você terá uma base.

Outra questão é o transporte por aplicativo. Cuidado, pois o tempo de chegada do carro e o preço da corrida podem variar em razão da alta demanda. Por essas e outras razões, é importante que você peça com antecedência e prepare-se para eventualmente pagar mais caro.

Se você realmente “está liso”, então tente conseguir uma carona de um familiar ou amigo para fugir do transporte público (se eles souberem que você estuda para concursos).

Faça tudo o que puder, mas não chegue atrasado. No último concurso da CGU, nossas fontes presenciaram candidatos escalando o muro para tentar entrar de qualquer jeito, mesmo após o fechamento dos portões. Você não vai querer passar por isso, vai?

Últimas Revisões

Grande parte dos concurseiros chega cedo ao local de prova, mas prefere não entrar na sala. Após entrar, você não poderá consultar mais nenhum material de apoio. Ciente disso, esse grupo opta por ficar do lado de fora revisando o conteúdo.  

Não é nenhum pecado dar a última olhada na matéria no dia da prova, mas tenha em mente que você resolverá dezenas ou centenas de questões nas próximas horas. Se você se preparou bem, aproveite esse tempo para relaxar um pouco a mente.

No entanto, caso você faça questão de revisar até o último instante, então leve resumos ou mapas mentais impressos. Não é o momento de fazer questões ou ver videoaulas no celular. Prefira algo mais objetivo, na forma escrita, para facilitar a assimilação na hora da prova.  

Celular

Por falar em celular, é quase impossível conhecer alguém que não tenha um. Calma, sabemos que o celular é essencial e não vamos pedir para você deixá-lo em casa. Mas fique atento aos alarmes.

Mesmo que você desligue o celular e deixe-o dentro do famoso saquinho que os fiscais entregam, os alarmes ainda assim poderão tocar. A única forma do alarme não tocar é se o celular estiver descarregado.

Como sabemos que essa hipótese não é válida (se o celular estivesse descarregado, você o teria deixado em casa), então desabilite todos os alarmes antes de entrar na sala de prova.

Tome bastante cuidado, pois os alarmes são causa frequente de eliminações de candidatos em concursos. As pessoas simplesmente os esquecem. Já presenciamos situações de alarmes tocarem mesmo após o aviso dos fiscais e do coordenador, em dois momentos. Quando toca, não há o que fazer.

Lanche

A maioria dos candidatos tem o hábito de levar lanche para a ingestão durante a prova. Lembre-se que qualquer item de alimentação precisa estar contido em embalagem transparente. Alguns fiscais solicitam inclusive que rótulos de garrafas de água sejam removidos. Veja as orientações:

Figura 1 – Restrições aplicadas para os lanches (Fonte: adaptação das orientações fornecidas pelo Cespe/Cebraspe aos candidatos).

Mas queremos chamar a atenção para um ponto importante. Tome cuidado com o manuseio do lanche, principalmente os líquidos. Já presenciamos candidatos sendo eliminados por derramarem café em cima do cartão-resposta, por exemplo (o cartão-resposta é único e não admite substituição).  

Não deixe que o lanche atrapalhe você durante a prova. Se você sente fome, então leve uma barrinha de cereais ou um chocolate. Não é recomendável levar pacotes de salgadinhos, pois fazem muita sujeira e barulho, tirando a atenção de todos (inclusive a sua).

A mesma ideia é válida para a bebida. Se você sente sede, então leve água e deixe a garrafa embaixo da mesa. Na pior das hipóteses, a água vai cair bem longe da sua prova.

Por outro lado, se consegue tolerar a fome e a sede, é preferível não levar nada. Às vezes, a prova é tão corrida que a ingestão do lanche fará você perder tempo.

Textos Longos

Depois de muita espera, a prova finalmente começou. E agora surge uma pergunta clássica. O que resolver primeiro: disciplinas que você possui maior dificuldade ou disciplinas com textos longos, que tornam a prova mais cansativa?

Se você nunca fez provas de concursos antes, a nossa sugestão é que você foque primeiro nas disciplinas que contenham textos longos, tais como Português e Inglês.

Ao deixar essas matérias da metade para o final, você estará mais cansado e talvez não tenha a atenção necessária em detalhes cruciais que podem fazer a diferença na resolução da questão.

Por outro lado, caso você já tenha experiências prévias em provas de concursos, veja o que funcionou melhor com você. Alguns alunos preferem começar por disciplinas específicas, pois revisaram seu conteúdo minutos antes de entrar na sala e o assunto está “fresquinho” na mente. 

Entretanto, isso não funciona bem com todos, haja vista que muitos preferem não revisar antes da prova. Dessa forma, se não tiver preferência, inicie pelas disciplinas com textos longos.

Banheiro

Em algum momento, você provavelmente sentirá vontade de ir ao banheiro. Isso é perfeitamente normal, já que somos todos humanos e temos necessidades fisiológicas. A novidade que vamos apresentar a você é que a ida ao banheiro também pode ser estratégica.

Não temos o controle de tudo, mas tente ir ao banheiro na metade do tempo da prova. Ou seja, caso a sua prova tenha 5h de duração, programe-se para ir ao banheiro após 2h30 de tempo decorrido, aproximadamente (não precisa ser exato).

E se você não estiver com vontade? Peça para ir mesmo assim. Não importa o que você fará no banheiro, mas pense que você irá esticar as pernas, espairecer um pouco e sair por alguns momentos do ambiente de tensão que ronda a prova. A estratégia do banheiro é essa.

Ao voltar, você certamente estará mais disposto e relaxado. Isso dará um novo “gás” a sua prova e ajudará na resolução das questões. Talvez você até se lembre de alguma informação extra.

Alguns alunos utilizam a estratégia de ir ao banheiro antes de resolver uma prova discursiva. Nesse caso, eles dão uma olhada nas questões, esboçam um breve rascunho e vão ao banheiro para ter ideias adicionais a respeito do desenvolvimento da resposta. É uma boa estratégia também.

Cartão-Resposta

Conforme falamos anteriormente, o cartão-resposta é único e não admite substituição. Portanto, tenha muito cuidado ao manuseá-lo e, principalmente, ao marcar as respostas. Preencha totalmente o espaço da alternativa, como é costumeiro nos jogos de loteria. Veja um exemplo:

Figura 2 – Exemplo de preenchimento do cartão-resposta (Fonte: adaptação das orientações fornecidas pelo Cespe/Cebraspe aos candidatos).

Qual o melhor momento para preencher o cartão-resposta? A nossa recomendação é que você assinale o gabarito após resolver toda a prova. Dessa forma, faça as marcações no caderno de questões e posteriormente passe para o cartão-resposta, após ter certeza de que não fará alterações.

Cada questão deve ter apenas uma única alternativa preenchida. Você não deverá deixar questões em branco, a menos que esteja resolvendo uma prova do Cespe/Cebraspe no estilo Certo/Errado. Assim, se não souber a resposta, pode chutar para não perder pontos.

Cuidado para não marcar mais de uma alternativa em nenhuma hipótese, pois isso fará com que você perca a questão. Sabemos que você não faria isso propositalmente, mas a pressão e o nervosismo podem induzi-lo ao erro.

Para evitar esses problemas de preenchimento no cartão-resposta, reserve um tempo exclusivo para ele. A nossa recomendação é que esse tempo seja de 30 a 45 minutos, dependendo da sua rapidez e da quantidade de questões.

Parece muito, mas não é. Lembre-se de que isso faz parte da estratégia de fazer a prova. Se você reservar 15 minutos, o preenchimento ficará corrido e isso poderá atrapalhar no resultado. Encare como um investimento.

Almoço no Intervalo

Você deve estar se perguntando: o almoço também é estratégico? Claro que é. Infelizmente ou felizmente, você precisa estar focado na prova e o almoço faz parte do plano.

Essa seção é recomendada aos candidatos que fazem prova em dois turnos, no mesmo dia (normalmente em concursos concorridos). Sendo assim, se você não se encaixa nesse requisito, pode pular essa seção.

Se for possível, leve a sua própria comida ou lanche. Caso não seja, então escolha bem o local onde irá comer. Prefira restaurantes mais vazios, pois você não poderá perder muito tempo. Além disso, tente escolher um que pareça limpo (embora não seja possível garantir a higiene do local).

Agora vamos falar da alimentação propriamente dita. Evite a ingestão de comidas pesadas, cruas ou atípicas, que poderiam provocar intoxicação alimentar ou fazer você passar mal de alguma forma.

Opte por comidas leves, de fácil digestão. Não é o foco do nosso artigo falar sobre isso, mas veja abaixo a pirâmide alimentar recomendada por especialistas:

Figura 3 – Pirâmide alimentar (Fonte: https://www.livup.com.br/alimentacao-saudavel. Acesso em: 02 jan. 2023).

Questões Discursivas

Antes de fechar este artigo, vamos falar um pouco sobre as questões discursivas. Seria necessária uma publicação inteira para falar sobre as técnicas e melhores estratégias para esse tipo de questões, mas vamos falar brevemente de alguns pontos para ajudar.

A primeira coisa que você precisa saber é que a questão discursiva não é uma redação. Costumeiramente, as redações contam com título, introdução, desenvolvimento e conclusão. Na questão discursiva, você elaborará apenas o desenvolvimento. Atenção porque muitos alunos não sabem disso.

Além disso, as questões discursivas precisam ser respondidas de forma direta. Em outras palavras, responda apenas ao que for perguntado. Não fique divagando sobre o assunto, pois os examinadores não gostam (menos é mais).

Tente elaborar um rascunho antes, na medida do possível. Caso a sua prova seja extremamente corrida e você não tenha tempo para isso, então procure ao menos listar os tópicos no rascunho, antes de passar para a folha de respostas. Isso ajudará na organização das ideias.

Legibilidade do Texto

Por fim, tente deixar o texto legível. Uma dúvida comum é que muitos candidatos acham que são obrigados a redigir com letra cursiva na elaboração da questão. Ela não é obrigatória, a menos que você esteja fazendo provas para alguns concursos militares.

Dessa forma, se a sua letra não é bonita, então faça o texto todo em letra de forma, diferenciando maiúsculas de minúsculas. Não se preocupe, pois você não vai perder pontos por causa disso.

Ademais, caso você erre o texto, não rabisque a palavra por completo. A nossa recomendação é que você faça apenas um único risco, pois a maior parte das bancas não tira pontos dessa forma. Veja alguns exemplos do que explicamos:

TipoExemplo
Letra CursivaO Estratégia Concursos é o melhor curso do Brasil.
Letra de FormaO Estratégia Concursos é o melhor curso do Brasil.
Risco na FraseO Estratégia Concursos é o melhor curso do mundo Brasil.
Tabela 1 – Exemplos de escrita legível nas questões discursivas.

Cuidado redobrado se você está fazendo provas do Cespe/Cebraspe ou da FGV. Há casos em que as bancas tiram pontos mesmo riscando como ensinamos. Por isso recomendamos que você faça previamente o rascunho, a fim de errar o mínimo possível. A apresentação faz parte do jogo também.

Conclusão

Em suma, discutimos neste artigo algumas estratégias a serem adotadas no dia da prova. Esperamos que você aproveite bem as dicas e que elas façam a diferença na sua jornada até a aprovação.

Independentemente da sua crença, tenha o pensamento positivo de que você deu o melhor de si e as coisas darão certo. Se não der certo agora, você ainda terá outras oportunidades pela frente e, provavelmente, estará mais bem preparado quando o seu momento chegar.

A menos que haja uma mudança drástica na legislação, sempre haverá concursos. Sendo assim, mantenha a calma para o seu caminho fluir com tranquilidade. É isso que fará a diferença.

Lembramos que o Estratégia oferece diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Saiba mais sobre todos os nossos cursos disponíveis na plataforma por meio do link https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.

Por fim, não deixe de treinar seu aprendizado. Alunos aprovados realizam centenas ou até milhares de questões para atingir seu objetivo. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Especialista em Previdência Social – Ciência da Computação no Rioprevidência, além de ser colaboradora do Blog do Estratégia Concursos.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2023

Cristiane Selem Ferreira Neves

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022), TCE-RJ (2022) e CGE-SC (2022/2023). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação e integra o corpo docente da Escola de Contas de Gestão do TCE-RJ, além de ser produtora de conteúdo dos Blogs do Estratégia Concursos, OAB e Carreiras Jurídicas.

Posts recentes

Concurso TJ MA: gabarito extraoficial – Técnico Administrativo

As provas objetivas do concurso do concurso Tribunal de Justiça do Maranhão foram aplicadas neste domingo (12/05) e…

5 horas atrás

Concurso Politec PE: gabarito extraoficial – Agente de Medicina Legal

As provas objetivas do concurso do concurso Politec PE foram aplicadas neste domingo (21/07) e aqui você poderá…

10 horas atrás

A Zona Franca de Manaus na Reforma Tributária de 2023

A Zona Franca de Manaus na Reforma Tributária de 2023

12 horas atrás

Cadastro Eleitoral para TSE

Cadastro eleitoral para TSE

12 horas atrás

Resumo sobre o MEI (Microempreendedor Individual)

Olá, pessoal. Neste artigo, veremos um resumo sobre o MEI, incluindo direitos, deveres e requisitos…

15 horas atrás

Banpará: o que estudar?

Olá, tudo bem com você? hoje vamos falar sobre o Banpará: o que estudar para…

18 horas atrás