Cobrança administrativa para SEFAZ/SP
Vamos continuar nossa preparação para o concurso da SEFAZ SP, dando enfoque, desta vez, para as principais informações com maiores chances de cobrança sobre os estoques para a SEFAZ SP.
A prova do concurso da SEFAZ SP está prevista para acontecer entre os dias 28 de fevereiro e 01 de março de 2026. O conteúdo cobrado é bastante extenso, por isso vamos logo começar nossos estudos, sem tempo a perder.
Vamos iniciar nossa análise sobre os estoques para a SEFAZ SP, este é um assunto bastante corriqueiro em provas, portanto você não pode deixar de estudá-lo.
A norma da qual tiramos as informações para o nosso estudo é o Pronunciamento Técnico CPC 16, uma norma não muito extensa e, portanto, com um bom custo-benefício de estudos.
A definição de estoques inclui os ativos mantidos com a finalidade de serem vendidos ou de serem utilizados no processo de produção para venda ou de prestação de serviços.
Ou seja, podemos citar como exemplo de estoques as matérias-primas que ficam estocadas para utilização futura, bem como as mercadorias já prontas que ficam guardadas aguardando a sua venda.
Os tipos de estoques existentes, portanto, irão depender da atividade da entidade que os possui. Caso se trate de uma indústria, os estoques podem incluir, dentre inúmeros outros exemplos, tintas, parafusos, tecidos, colas.
Caso a entidade tenha atividades comerciais, podemos ter estoques mais simples, como canetas e papel, caso se trata de uma papelaria, até estoques com valores mais consideráveis, como os automóveis, caso se trate de uma revenda de veículos.
E aqui fica um alerta, pois é necessário saber diferenciar quando um ativo será classificado como estoque, e quando deverá ser classificado como imobilizado.
Para você conseguir fazer essa diferenciação, a banca deverá passar as informações necessárias.
Assim, conforme a definição de estoque vista no início deste artigo, se a banca informar que o ativo está estocado para ser vendido no curso das atividades normais da entidade, teremos um estoque.
Já se o ativo for mantido para ser utilizado nas atividades fins da empresa, teremos um ativo imobilizado.
Assim saberemos diferenciar o exemplo dado acima, referente ao estoque de veículos. Caso estes ativos sejam mantidos para utilização pelos funcionários, e não para a venda, teremos um grupo de ativos imobilizados.
Um dos pontos mais cobrados sobre os estoques e que você precisa saber para a sua prova da SEFAZ SP são os critérios para mensurá-los.
Segundo a norma, inicialmente os estoques devem ser reconhecidos contabilmente pelo seu valor de custo, isso é, o valor necessário para adquirir o estoque.
A este valor devem ser acrescentadas despesas que foram necessárias para colocar o estoque no ponto de utilização, como fretes, seguros. Também, os impostos não recuperáveis junto ao fisco devem ser incluídos no custo do estoque.
No caso de estoques de produtos fabricados, os custos de transformações, como a mão de obra direta, e os custos indiretos de produção, como os custos de administração da fábrica, devem ser incluídos no custo do estoque.
Por outro lado, existem dispêndios que não poderão ser considerados no custo do estoque, como os desperdícios anormais de materiais, gastos com armazenagem que não sejam necessários ao processo produtivo, despesas de comercialização.
Tais dispêndios devem ser reconhecidos diretamente no resultado do período em que ocorrerem.
Posteriormente ao reconhecimento inicial, o custo do estoque deve ser reduzido ao valor realizável líquido, caso este seja menor.
O valor realizável líquido consiste no valor em que os estoques possam ser vendidos, deduzidos os gastos necessários para concluir a produção e para efetivar a venda, ou seja, é o valor que efetivamente será recebido pela venda do ativo.
Dessa forma, podemos dizer que, regra geral, o método de valoração dos estoques é o custo ou valor realizável líquido, dos dois o menor.
Concluímos nosso estudo, concurseiro!
Reunimos aqui muitas informações para a sua prova da SEFAZ SP, então esteja atento com todos os detalhes que aqui trouxemos sobre os estoques, pois são importantes para o seu desempenho.
As cobranças sobre esse assunto nas provas de contabilidade são inúmeras, então você não pode ir para a prova sem uma boa revisão no assunto e, principalmente, sem resolver muitas questões.
Sabemos que a banca FCC possui uma tendência de cobrança, e conhecê-la é essencial para o seu desempenho na prova. E a melhor forma de alcançar isso é, justamente, por meio da resolução de muitas questões.
Acelere então a sua preparação e boa prova!
Garanta a sua vaga no concurso da SEFAZ SP com os cursos que preparamos para você!
Se você tinha medo de perder alguma informação importante, não se preocupe! Aqui você confere…
Fique por dentro das novidades dos Concursos Nordeste! Os nove estados que compõem a Região…
Vagas na área de segurança, legislativa, tribunal, educação, saúde, controle e mais… Veja as oportunidades…
TCE's e TCM's; previsões de concursos para a área de controle O ano de 2026…
Concurso TCE MS registrou mais de 3,2 mil inscritos Foram divulgados os resultados finais das…
O Tribunal de Contas do Sergipe - TCE SE pode ser um dos órgãos a…