Categorias: Concursos Públicos

Espanhol ENEM – Caricatura, Charge, Cartum, Tirinha

Olá a todos!

Hoje, vamos falar sobre caricatura, charge, cartum e tirinha. Esses textos humorísticos sempre estão presentes em provas de vestibulares e também aparecem no ENEM.

CARICATURA

Caricatura é a representação exagerada de características ou hábitos de uma pessoa. Vejam o exemplo abaixo:

CHARGE

A palavra “charge” vem da língua francesa e significa “carregar”, “exagerar”.

A charge trabalha com crítica e humor. Costuma denunciar problemas sociais. Seus personagens podem ser personalidades conhecidas pelo público.

A charge costuma ter título e ele aparece acima da charge e serve para contextualizar a mensagem.

Esse texto humorístico trabalha com recursos verbais (fala da personagem) e recursos não verbais (imagem). Vejam exemplo disso em uma charge que estava na prova do ENEM-2013:

 

CARTUM

O cartum retrata uma situação cotidiana. É uma anedota em forma de imagem/desenho sobre o comportamento humano. No entanto, não retrata personagens conhecidos.

O nome cartum surgiu de um evento que ocorreu, em 1841, na Inglaterra. O Príncipe Albert promovou um concurso de desenho feitos em grandes cartões (cartoons). Daí o nome cartum.

Veja exemplo de cartum abaixo:

 

TIRINHA

A tirinha é uma história curta dividida em quadrinhos. Geralmente, esse texto humorístico traz uma crítica social. É publicado com regularidade (diariamente, semanalmente, etc.) e com os mesmos personagens.

Uma das tirinhas mais famosas e que sempre aparece em provas de vestibulares é da Mafalda. Vejam exemplo abaixo:

 

Para mostrar a vocês como esses textos humorísticos podem ser cobrados no ENEM, vamos resolver a charge que estava na prova ENEM-2013. Acompanhem adiante:

QUESTÃO ENEM-2013

TRADUÇÃO LIVRE

COMENTÁRIOS DAS ALTERNATIVAS

A questão quer saber algo a respeito da charge apresentada. Vamos analisar cada alternativa.

A alternativa afirma que a charge evoca uma situação de disputa. Seu efeito humorístico reside na aceitação imediata da provocação. Isso está errado. O efeito humorístico é outro. O efeito humorístico está nas armas (joystick e teclas do computador) a serem utilizadas no duelo.

A alternativa afirma que a charge evoca uma situação de disputa. Seu efeito humorístico reside na descaracterização do convite a um desafio. Isso está errado. O desafio está bem caracterizado quando o personagem diz: ¡Lo reto a un duelo! (O desafio a um duelo!).

A alternativa afirma que a charge evoca uma situação de disputa. Seu efeito humorístico reside na sugestão de armas não convencionais para um duelo. Isso está correto. O efeito humorístico é este. O efeito humorístico está nas armas (joystick e teclas do computador) a serem utilizadas no duelo.

A alternativa afirma que a charge evoca uma situação de disputa. Seu efeito humorístico reside no deslocamento temporal do comentário lateral. Isso está errado. O comentário lateral diz: Ya no es como antes… Essa fala não causa efeito humorístico nenhum. Essa fala serve para contextualizar a situação apresentada. O efeito humorístico é outro. O efeito humorístico está nas armas (joystick e teclas do computador) a serem utilizadas no duelo.

A alternativa afirma que a charge evoca uma situação de disputa. Seu efeito humorístico reside posicionamento relaxado dos personagens. Isso está errado. Os personagens não estão relaxados. Estão em posição de disputa.

A alternativa correta é a letra C.

CURSOS ESTRATÉGIA ENEM

CURSO DE ESPANHOL P/ ENEM (CLIQUE AQUI)

Adinoél Sebastião

Meu nome é ADINOÉL SEBASTIÃO. Sou formado em Ciências Contábeis pela Fundação Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana-PR (FECEA). Sou Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT). Estou lotado em Brasília-DF na Secretaria de Inspeção do Trabalho em Brasília-DF. Fui aprovado no concurso de AFT-2013. Esse concurso, segundo o CESPE, teve 48.035. Fui Analista Tributário da Receita Federal (ATRFB) por mais de 22 anos (1991 a 2013). Sou autor do site "www.adinoel.com" e sou colaborador com traduções livres de Inglês e de Espanhol em alguns sites de concursos. Já atuei como professor e tutor online da ESAF (aulas de informática, palestras, funcionamento do CAC, etc). Elaborei/elaboro aulas de Espanhol, Inglês e Português para concursos. Possuo vários cursos de formação pessoal, entre eles destaco: curso de Espanhol no Instituto Cervantes da Espanha; curso de Inglês nas escolas FISK; curso online "Mejores Prácticas en la Administración Tributaria, Ed. 9", do Instituto de Estudios Fiscales e da Fundación CEDDET da Espanha.

Ver comentários

  • MUY BIEN ADONIEL , ME GUSTO MUCHO LAS ACTIVIDADES, PUES AÚN ENCUENTRAMOS NIÑOS QUE PIESAN QUE LA PRUEBA DE ESPAÑOL ES MUY TRANQUILA POR SE QUEDAR CERCA DEL PORTUGÚÉS.

Posts recentes

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

14 minutos atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

3 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

3 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

3 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

3 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

4 horas atrás