Olá meu amigo,
Fala fera,
Estamos aqui eu (Jônatas Gonçalves, Coordenador do Estratégia Concursos, Estratégia Enem) e o professor Ivys Urquiza (Responsável pelo projeto Física Total – maior canal de Ensino de Física da internet Brasileira), discutindo sobre o que realmente mudou na prova desde 2009 e como o sucesso das escolas campeãs ENEM está associada ao entendimento dessas mudanças e como elas conseguiram aplica-las na sala de aula.
O ponto crucial nesta discussão é como o conteúdo pode ser usado no desenvolvimento de habilidades no seu dia a dia. O conteúdo em si deixa de ser um fim para se tornar um meio de desenvolver o indivíduo e suas competências, inclusive despertando tais habilidades.
Fera, muito se fala sobre competências e habilidades e a importância delas para o ENEM. Ok? Mas, e você? Sabe o que é uma habilidade? Vamos aprender usando uma situação real:
Imagine um jogador de futebol, em campo, fazendo o seu melhor. Não é difícil perceber que ele terá de ser capaz de realizar muitas tarefas, tais como: conduzir a bola enquanto corre, dar passes, chutar em gol, cabecear, se posicionar bem em campo (só para ficarmos em algumas). Para cada tarefa é preciso que o jogador tenha um “saber fazer”, ou seja, uma habilidade e possuir essas habilidades é que permite ao jogador exercer seu papel de forma competente.
Nas palavras de Philippe Perrenoud(1), pode-se entender competência como:
“uma capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem se limitar a eles.”
Elio Carlos Ricardo(2) vai além:
“As competências seriam então a mobilização de recursos cognitivos, entre eles o conhecimento, a fim de responder a uma situação-problema em tempo real. Essa utilização, integração e mobilização se dará em uma transposição de contextos, com vistas a inferir possíveis soluções ou elaborar hipóteses.”
De forma “mais direta”, pode-se dizer que, ao ser apresentado a uma situação problema, você será considerado competente se souber o que fazer. Mais ainda, você deve saber e fazer.
Esse “saber o que fazer” será o principal tema de nossa conversa, sexta (15/08) às hh mm
E como não poderia ser diferente, já que teremos em nosso bate papo a presença do professor Ivys Urquiza, vamos dar dicas de como usar de forma eficiente e eficaz as videoaulas em sua preparação para o ENEM.
Referências.
(1) Perrenoud, P. Construir as Competências desde a Escola. Trad. Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999, 90 p.
(2) Ricardo, E.C. Implementação dos PCN em Sala de Aula: Dificuldades e Possibilidades, Física na Escola, v. 4, n. 1, 2003.
O Brasil é dividido em cinco regiões e a que lidera os índices populacionais e…
Concursos RJ: mais de 30 editais previstos para 2025! Já imaginou trabalhar em um dos…
Se você deseja seguir a carreira pública, mas não quer sair da sua cidade, uma…
A Prefeitura de Saquarema, no estado do Rio de Janeiro, avançou na elaboração de seu…
Está na praça o edital do concurso público da Prefeitura de Vidal Ramos, município do…
Provas do concurso Câmara Uruguaiana são previstas em 08 de fevereiro de 2026! Estão abertas…
Ver comentários
Preciso de um Coach para minha filha que estuda para o vestibular de medicina (Enem)