Categorias: Concursos Públicos

Enem 2017: Cesgranrio, FGV e Vunesp estão entre as bancas cotadas para realizar exame este ano

As fundações Getúlio Vargas (FGV), Cesgranrio e Vunesp estão entre as bancas mais cotatas para a organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e aplicação das provas nos dois domingos: 5 e 12 de novembro, conforme as mudanças já publicadas pelo Inep.

O órgão ainda não oficializou quais serão as organizadoras do Exame este ano. Mas, tendo em vista a dimensão do Enem, a expectativa é que, para este ano, as responsabilidades sejam divididas entre as três bancas: FGV, Cesgranrio e Vunesp, fundações com experiência na aplicação de provas em larga escala.

Afinal, dos mais de 9 milhões inscritos na edição do Enem 2016, quase 6 milhões fizeram a prova nos dois dias.

Conforme o Inep já anunciou, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe), instituição vinculada à Universidade de Brasília (UnB), está fora da realização do exame este ano.

Desde 2014, Cebraspe e Cesgranrio dividiam a organização do Enem, que ano passado teve mais de 9 milhões de inscritos. As duas bancas dividiam a organização do Enem, que envolve as etapas de elaboração, logística de distribuição, segurança, preparação das equipes, aplicação e correção das provas do Enem em todo o país.

Mudanças Enem 2017

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU), edição da terça-feira (4), uma portaria que institui as disposições do Enem a partir da edição de 2017, e o detalhamento de todas as regras do Exame, inclusive as mudanças já anunciadas, será publicado na próxima segunda-feira, 10. As provas serão realizadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.

No primeiro domingo serão realizadas as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias. Terá duração de 5 horas e 30 minutos. Já No segundo domingo, dia 12, serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias. Terá duração de 4 horas e 30 minutos. A partir desta edição, os candidatos receberão cadernos de questões e cartões de resposta identificados com seu nome e número de inscrição.

A partir de agora, o certificado para o ensino médio volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), em parceria com estados e municípios.

O Estratégia Concursos possui cursos específicos para você que se prepara para o Enem. CURSOS PARA O ENEM 2017.

Fernando Brito
Ascom Estratégia
comunicacao@estrategiaconcursos.com.br

Coordenação

Ver comentários

  • A questão do ENEM se insere em um duro golpe que a UnB está sofrendo pelo governo e o Cebraspe ameaça encerrar suas atividades. Aqui, não são incluídas somente questões financeiras mas também permissionárias. A próxima semana será decisiva para o futuro da banca mais competente do país.

  • Murillo, se você conhece alguém que tenha feito os concursos PC-PE, PC-PA e/ou PC-GO, pergunte a essa pessoa o que ela acha sobre "a banca mais competente do país".

Posts recentes

Gabarito Extraoficial Polícia Penal MG

Neste domingo, 25, serão realizadas as provas do concurso Polícia Penal MG (Secretaria de Estado…

31 minutos atrás

É possível parar estudos da SEFAZ GO e focar na SEFAZ MT?

Afinal, parar a preparação para o concurso Sefaz GO (Secretaria da Economia do Estado de…

3 horas atrás

A Não Cumulatividade Plena na Reforma Tributária para SEFAZ-SP

Olá, futuro servidor da SEFAZ-SP! Se existe um conceito que define a Reforma Tributária é…

3 horas atrás

Transparência e accountability – SEFAZ SP

O presente artigo visa trazer um resumo sobre transparência e accountability para o concurso da…

3 horas atrás

4º Simulado Especial Banco do Brasil – Escriturário: participe!

A realização de um novo concurso público para o Banco do Brasil em 2026 segue aguardada. Segundo…

4 horas atrás

Gabarito Extraoficial Concurso TCE MG – Cargo: Psicólogo

Neste domingo, 25 de janeiro, serão realizadas as provas objetivas e discursivas do concurso TCE…

5 horas atrás